Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

NOVIDADES NO SUL


O futebol da região sul do país apresentou algumas novidades nesta terça-feira. A maior delas, talvez tenha sido o acerto do atacante Sávio com o Avaí. Sávio, ex-Flamengo, está com 35 anos e chegou a se oferecer para voltar ao clube carioca, onde iniciou a carreira. O último time do “Diabo Loiro” foi o Anorthosis (Chipre). A apresentação de Sávio deve ocorrer nesta quarta-feira.

A intenção da diretoria avaiana, além de atrair a mídia é fazer com que Sávio seja o substituto de Marquinhos, que foi para o Santos. Quem também foi contratado pelo Leão Catarinense foi o zagueiro Emerson, ex-Botafogo, conhecido da torcida do Flamengo por ter feito dois gols contras nas partidas finais do Campeonato Carioca. O defensor de 27 anos ficará na Ressacada até o fim de 2010. O Avaí vai disputar a Copa Sul-Americana neste ano. Será a primeira vez que o clube participará de uma competição internacional. Além disso, o clube luta pelo bicampeonato estadual.

Em Porto Alegre, também temos algumas novidades. Internacional e Grêmio vão realizar a pré-temporada na mesma cidade (Bento Gonçalves) e os clubes apresentaram reforços. O Internacional acertou com o meia Thiago Humberto, que defendeu o Barueri no Brasileirão do ano passado e com o volante Wilson Mathias que estava no Morelia-MÉX. Já o Grêmio apresentou dois atacantes para a temporada de 2010. Leandro que estava no futebol japonês e era sonho gremista desde o ano passado e William que chega para substituir o argentino Máxi Lopez.

Dos reforços citados, eu não gostei da chegada de Sávio ao Avaí. Apesar de ter um prestigio no futebol brasileiro, as últimas passagens de Sávio pelos clubes não são bem lembradas, vide o retorno ao Flamengo em 2006, onde jogou apenas 10 partidas e não marcou nenhum gol.

No Inter, eu desconheço esse tal de Wilson Mathias. Nunca ouvi falar, mas Thiago Humberto é um grande jogador. Atrevo-me a dizer que Thiago Humberto joga mais que Fernandinho e que o meia é que foi o melhor jogador do Barueri no Campeonato Brasileiro. Thiago Humberto é um meio-campista moderno, completo, sabe finalizar, marca e chega bem na frente. Muito bom jogador.

No Grêmio, Leandro e William são medianos. Leandro é guerreiro, raçudo, mas é meio limitado tecnicamente e William fez sucesso no Avaí, mas quem não se lembra da fase negra que ele teve no Santos? É jogador de esquema e não sei se o Grêmio jogará em função de William. O novo centroavante do time gremista se comparou a Jardel. Não sei até que ponto isso pode ser bom.

OS REFORÇOS NÃO PARAM DE CHEGAR NO TIMÃO


Mais um reforço foi apresentado no Corinthians para o ano do centenário do clube. O atacante Iarley chega como conhecedor profundo da Taça Libertadores da América. Afinal de contas, foi dele o gol da histórica vitória do Paysandu em plena La Bombonera sobre o Boca Juniors em 2003 e o atacante também foi campeão da competição pelo Internacional três anos depois.

Iarlei tem 35 anos, mas com fôlego de garoto. Nos jogos do Goiás, era o que mais corria e se doava em campo. Já cansei de vê-lo decidindo jogos no final. Um ataque formado por Iarley e Ronaldo será fantástico para a torcida corintiana, que sofreu com o jogador no ano passado, quando o Goiás goleou o Corinthians no Pacaembu com atuação de gala de Iarley.

O jogador chegou dizendo que quer ser o camisa 10 do Corinthians, mas terá que “discutir” com o argentino Defederico, dono do número em 2009 e com Tcheco que também chegou com status de camisa 10, mas eu daria o número para Iarley, este sim é um grande reforço e será fundamental para a campanha do Corinthians. A experiência e inteligência de Iarley vão ajudar e muito ao time de Mano Menezes. Desde já eu afirmo: Iarley, apesar da idade, tem vaga em qualquer time do Brasil. É um belíssimo jogador e o Corinthians acertou em cheio ao trazê-lo para o seu elenco.

EDÍLSON PODE VOLTAR AO FUTEBOL


O Bahia começou a trazer os jogadores pedidos por Renato Gaucho. O lateral direito Rafael e o meia Abedi foram os primeiros. Edílson que não joga uma partida oficial há dois anos deve ser o próximo.

Edílson deve assinar um contrato de risco e receberia aproximadamente três mil reais por jogo. As informações são do Globo Esporte. O jogador de 39 anos, terá uma reunião com o presidente do clube, Marcelo Guimarães e pode chegar ainda esta semana. O último título do pentacampeão mundial, foi com a camisa do arquirrival Vitória em 2004, quando sagrou-se campeão baiano. O Capetinha já tinha encerrado a carreira profissional (vitoriosa por sinal). Edílson foi um excelente jogador, mas desde a Copa do Mundo de 2002 que o atleta não mostra um futebol de bom nível técnico.

Rafael e Abedi já estão certos para 2010 no Tricolor de Aço. Rafael, 29 anos, foi campeão da Copa do Brasil em 2007 pelo Fluminense sob o comando de Renato e Abedi, 30 anos, trabalhou com o treinador no Vasco. Parece que o Bahia vai desperdiçar a chance de não ter nenhuma equipe mais tradicional que ele na Série B e não vai conseguir o acesso.

Uma das poucas coisas que o time baiano tinha de bom que era o ataque, a diretoria perdeu. Nadson foi para o Sport e Jael se transferiu para o futebol sueco. Já pensou se o Bahia vem para 2010 com uma dupla de ataque formada por Edílson e Leandro Amaral (dois ex-jogadores)? Só está faltando trazer o Bobô para ser o maestro do meio de campo. A grandiosa e fanática torcida do Bahia não merece mais um ano de frustração.