Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

UMA SELEÇÃO QUE PODE CHEGAR MUITO LONGE


Se tem uma Seleção que ninguém esperava e pode chegar longe nesta Copa do Mundo, é o Uruguai. A Celeste caiu em um grupo equilibrado e passou em primeiro lugar da chave. Em três jogos, o goleiro Muslera não foi vazado e o ponto forte do time treinado por Oscar Tabarez é o ataque com Diego Forlán e Luis Suarez.

Nas oitavas de final (fase que não chegavam desde a Copa de 1990), os uruguaios vão enfrentar a Coreia do Sul e os nossos vizinhos são amplamente favoritos para o confronto. Passando pelos coreanos, o Uruguai pega o vencedor do duelo entre Estados Unidos e Gana e pela tradição, numa eventual quartas de final, o Uruguai também entra como favorito.

A Celeste não chega a uma semifinal desde o Mundial de 1970 no México quando foram eliminados pelo Brasil e este confronto pode voltar a acontecer 40 anos depois em terras africanas.

Para quem não se lembra, eu declarei há algum tempo aqui no Futebol em Foco que achava que esta era a melhor seleção uruguaia dos últimos anos. No post sobre a boa campanha dos países da América do Sul, eu disse que não acreditava em outra sul-americana, sem ser Argentina e Brasil, após as quartas de final, mas já mudo a minha opinião e não será surpresa se o bicampeão mundial estiver entre os quatro finalistas nesta Copa.

ALEMANHA VENCE GANA, MAS AS DUAS EQUIPES ESTÃO NAS OITAVAS

A Alemanha venceu a Gana por 1 a 0 no Estádio Soccer City em Joanesburgo e o resultado foi bom para as duas seleções que se classificaram para a próxima fase. Os alemães passaram em primeiro e vão encarar um clássico contra a Inglaterra nas oitavas de final no próximo domingo. Já Gana foi a única seleção africana a avançar na Copa da África. O adversário será o EUA.

O técnico Joachim Low escalou o brasileiro Cacau no lugar de Klose que estava suspenso. O jogo teve a arbitragem brasileira de Carlos Eugênio Simon, que apitou o sétimo jogo na história das Copas.

A Gana que jogava por um simples empate, começou o jogo na defesa e com uma boa marcação sobre os alemães. O time africano explorava os contra-ataques. A Alemanha, que precisava mais da vitória, atacava com mais volume e tinha mais posse de bola.

O melhor jogador de Gana era o meia Ayew, filho do lendário Abedi Pelé. O lateral Lahm salvou uma conclusão de Gyan que certamente deixaria os africanos em vantagem. No final do primeiro tempo, Gana chegou até a estar melhor em campo.

No início da etapa complementar, a Alemanha carecia de qualidade e Gana começava a gostar do jogo. Tanto que o goleiro Neuer começou a aparecer em campo ao evitar conclusões de Asamoah e Gyan.

Mas a equipe alemã possui um jogador que faz a diferença. Este é o meia Özil que foi um dos melhores jogadores na primeira fase do Mundial. O atacante Müller recebeu e passou para Özil que acertou um chutaço de longe e fez o gol da vitória. Mas Gana continuava atacando e Ayew fez boa jogada para Tagoe que cabeceou, mas Boateng evitou o empate. Aos 20 minutos, Gyan passou, de calcanhar, para Ayew que chutou forte e desta vez quem salvou foi o capitão Lahm.

A Alemanha abdicou do ataque e por pouco Gana não consegue o empate que lhe daria a primeira colocação no grupo. Mas para os ganenses, enfrentar os Estados Unidos na próxima fase é, teoricamente, mais fácil do que pegar a Inglaterra.

Gana fez história ao ser a única equipe africana a passar de fase nesta Copa dentro do continente. Agora resta tentar chegar às quartas de final e igualar as campanhas de Camarões em 1990 e Senegal em 2002 que tiveram os melhores desempenhos entre os africanos em toda a história dos Mundiais. Já Alemanha e Inglaterra é um jogão, sem favoritos, mas eu gosto mais do time inglês, mesmo que ele ainda não tenho feito uma boa partida na África do Sul.

Outro Resultado: Austrália 2 x 1 Sérvia.

INGLATERRA VENCE A PRIMEIRA E AVANÇA NA COPA DO MUNDO


Finalmente a Inglaterra conseguiu vencer e a simples vitória por 1 a 0 sobre a Eslovênia trouxe a classificação para os ingleses. O time de Fabio Capello não foi brilhante, mas pelo menos, conseguiu os três pontos que lhe eram suficientes. Apenas a vitória dava a vaga aos ingleses na próxima fase da Copa do Mundo.

Capello barrou o improdutivo Heskey e Defoe foi o companheiro de ataque de Rooney, que mais uma vez mostrou estar fora de forma para disputar o Mundial.

A primeira boa chance veio com Lampard que parou no goleiro Handanovic. O gol da vitória saiu aos 21 minutos. Milner cruzou e Defoe (foto) se antecipou à marcação e fez. A jogada foi construída pelos dois jogadores que Capello resolveu efetivar como titular para esta partida. Depois, os ingleses tocaram bem a bola e o eslovenos nem ameaçavam o gol de James.

Logo com um minuto do segundo tempo, Defoe perdeu uma chance clara de marcar o segundo. A Inglaterra ainda teve duas boas chances. A primeira delas em cabeçada do zagueiro Terry, mas Handanovic pegou. Rooney chutou e acertou a trave e o segundo gol teimava em não sair.

A Eslovênia não queria muito jogo, já que estava se classificando pelo empate parcial no outro jogo do grupo. James não fez nenhuma defesa complicada durante o jogo.

Assim que o árbitro alemão Mike Pickel apitou o fim do jogo, as duas equipes comemoraram a passagem para a próxima fase, só que no mesmo instante, os Estados Unidos abriram o placar, merecidamente, contra a Argélia e com esse gol americano, a Eslovênia se depediu da Copa e a Inglaterra passou em segundo lugar no Grupo C.

A Inglaterra caiu em grupo fraco e todos imaginavam uma campanha com 100% de aproveitamento, mas o que vimos foi um futebol burocrático e os ingleses marcaram apenas dois gols em três jogos e conseguiram, ao menos, a segunda vaga na chave. Se Gerrar, Lampard e Rooney não acordarem, o time de Fabio Capello pode ter apenas adiado a desclassificação na África do Sul.

Outro Resultado: Argélia 0 x 1 EUA (classificada).