Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

LIÉDSON ESTÁ DE VOLTA AO FLAMENGO

Depois de nove anos, Liédson está de volta ao Flamengo. O anúncio foi feito à noite e o atacante de 34 anos, que jogou seis partidas do Campeonato Brasileiro pelo Corinthians, chega à Gávea para formar dupla de ataque com Vagner Love.

A empresa que gerencia a carreira do atacante afirmou que tinha propostas de outros clubes brasileiros, mas deu a contratação como sacramentada pelo Rubro-Negro. Na diretoria do clube, havia uma corrente política que não era a favor do retorno do "Levezinho". Liédson operou o joelho esquerdo em 2011 e desde então não vive um bom momento. Por isso, passou a maior parte da temporada como reserva no Corinthians.

O staff do jogador exigiam um contrato de dois anos e o acerto foi até dezembro de 2013. O salário não foi divulgado, mas não deve ter sido inferior aos 300 mil mensais que recebia no Parque São Jorge.

Na passagem que teve pelo Flamengo em 2002, Liédson disputou 29 jogos e marcou 15 gols. A média foi boa e os torcedores gostavam muito do jogador e chegaram até a apelidá-lo de "Liedshow".

No retorno ao Timão, após excelente passagem pelo Sporting-POR, o atacante marcou 23 gols desde janeiro do ano passado e foi o artilheiro do Paulistão de 2011.

Vamos ver como será a volta de Liédson ao Flamengo. O jogador tem experiência e há dois anos estava na Copa do Mundo da África do Sul com a Seleção de Portugal. A posição do novo reforço é parecida com a de Vagner Love, mas o Flamengo precisava de um homem de frente e o nome já teve o aval do técnico, Dorival Júnior.






ANÁLISES DO BRASILEIRÃO APÓS 1/3 DE COMPETIÇÃO

O Campeonato Brasileiro, como era de se esperar, está muito equilibrado. Estamos na 13ª rodada, ou seja, 1/3 de competição e já dá para fazer algumas previsões. Puro exercício de futurologia.

O bloco dos primeiros começa a dar uma distanciada. O nível de aproveitamento está muito alto. Os três primeiro na tabela só perderam uma vez. O líder, Atlético-MG está com o excelente aproveitamento superior a 82%, o melhor no início de campeonato na era dos pontos corridos.

O Galo de Ronaldinho Gaúcho está com 32 pontos ganhos, acompanhado de perto do Vasco com 30 e do Fluminense que vem a seguir com 26. O Grêmio, comandado por Vanderlei Luxemburgo e com um time recheado de veteranos, completa G-4. Acho que os gaúchos vão chegar longe. 

Cruzeiro (acho que ficará na parte mediana), Internacional (o time completo é muito bom, mesmo sem Oscar), São Paulo e Botafogo estão atrás e, em minha opinião, a briga ficará entre estes oito times. O Corinthians que está na nona posição, vai chegar a um determinado momento em que vai priorizar a disputa do Mundial Interclubes. O Santos está muito lá atrás e, mesmo com a volta de Neymar, não terá fôlego.

Na luta contra a degola, há muitos times que estão mal das pernas. Os piores são Atlético-GO, Portuguesa, Figueirense e Bahia. Náutico e Sport também correm sérios riscos, mas são fortes em casa e isso pode fazer a diferença. Dos grandes, os piores são Flamengo e Palmeiras (que está no G4 do mal atualmente), mas acredito que não vão correr sérias ameaças devido ao baixo nível técnico dos times citados acima.

Desde que começou o torneio, falo que Fluminense e Internacional são os melhores times, mas o Colorado vem ficando para trás. Já o Tricolor tem elenco para lutar por mais um título brasileiro. O Vasco também é consistente e vai brigar. Era reticente em relação ao time do Atlético-MG, mas tem que tirar o chapéu para a campanha que faz a equipe comandada por Cuca.

Em relação aos melhores jogadores do campeonato. Voto em três até o momento. Uma jovem revelação que é Bernard, do Atlético-MG e dois veteranos: Deco (Fluminense) e Juninho Pernambucano (Vasco). Para artilharia, Alecsandro largou bem, mas mesmo em seca de gols, Vagner Love deve brigar pelo posto. Assim como Luis Fabiano, mas o meu favorito é Fred, do Fluminense. Roger, da Ponte Preta também faz gols toda hora. Assim como Wellington Paulista (Cruzeiro) e ainda teremos a volta de Neymar que está servindo a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres.

Vamos ver na próxima análise do Futebol em Foco qual será a real situação do campeonato. Ainda tem muita água para rolar, mas já dá para prever algumas coisas.


ARSENAL CONTRATA JOGADOR CAMPEÃO DA EUROCOPA

O meia espanhol Santiago Cazorla é o novo reforço do Arsenal para a temporada que começa em agosto. O jogador, bicampeão da Eurocopa pela Fúria (2008-2012), estava no Málaga e foi um dos principais jogadores na campanha que levou o pequeno time espanhol à fase prévia da Champions League.

O time inglês pagou cerca de 20 milhões de euros pelo apoiador de 27 anos. Com a saída de Cazorla, os torcedores do Málaga estão revoltados e promovendo ondas de vandalismo contra dirigentes do clube.

Cazorla começou no Oviedo e jogou muitos anos no Villarreal. Também teve uma boa passagem pelo Recreativo Huelva. Na Seleção principal desde 2008, o meia disputou 44 jogos e marcou seis gols. Cazorla não fez parte do grupo campeão mundial, em 2010, na África do Sul, por estar lesionado.

No Arsenal, Cazorla chega para ser uma das principais peças do técnico Arsène Wenger. Deve formar o meio ao lado do tcheco Rosicky e de Arshavin que retornou de empréstimo da Rússia.

PIRATA DETONA NA SUL-AMERICANA

O Palmeiras não quis saber se já está com a vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América garantida. Jogando em Barueri, bateu o Botafogo por 2 a 0 com dois gols do argentino Hernán Barcos e largou na frente na Copa Sul-Americana. O jogo da volta será no próximo dia 22, no Enganhão.

As duas equipes resolveram não poupar muitos jogadores. No Botafogo, apenas Seedorf não atuou. Luiz Felipe Scolari contou com o retorno do volante Marcos Assunção que estava lesionado.

O Botafogo começou melhor. Andrezinho mandou uma bola na trave. Pouco mais tarde, Elkeson fez boa jogada e tocou para Vitor Júnior que parou em linda defesa do goleiro Bruno.

O Palmeiras vivia apenas das bolas paradas de Marcos Assunção. Irritado com a apatia na frente, Felipão trocou, ainda na etapa inicial, Mazinho por Obina.

No segundo tempo, o time da casa voltou com tudo. Logo nos segundos iniciais, uma tabela entre Fernandinho e Juninho assustaram aos alvinegros. Com um minuto, Barcos, o senhor sul-americana (vale lembrar o bom desempenho nas edições de 2010 e 2011 com a camisa da LDU), matou no peito e bateu com categoria, sem chances para Jefferson. Gol alviverde.

O argentino estava inspirado e voltaria a aparecer aos 19 minutos e com mais um bonito gol ao acertar o ângulo de Jefferson. Este foi o 12º gol do centroavante na Copa Sul-Americana.

Com o placar adverso, o técnico Oswaldo de Oliveira resolveu colocar o único centroavante de ofício que tem no elenco: Rafael Marques entrou na vaga de Fellype Gabriel, mas o recém chegado atacante desperdiçou chance clara na cara de Bruno que saiu bem e salvou o time paulista. Esse Rafael Marques até agora não mostrou nada de bom. Não é por acaso que na última partida, a torcida gritou pelo nome do ídolo Loco Abreu.

O Palmeiras conseguiu uma boa vantagem. Bem difícil de ser revertida. Se o Verdão marcar um gol no jogo da volta, só uma goleada classifica os cariocas para a segunda fase.

Outros Resultados: Grêmio 1 x 0 Coritiba; Bahia 0 x 2 São Paulo e Atlético-GO 1 x 1 Figueirense.