Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

JUVENTUS É A CAMPEÃ ITALIANA DE 2012

O futebol italiano tem um novo campeão. A Juventus venceu o Cagliari por 2 a 0 na Sardenha e foi beneficiada pela Internazinale que aplicou um 4 a 2 no Milan. Com isso, os comandados de Antonio Conte sagraram-se campeões na terra da Bota.

Os gols da equipe de Turim foram marcados por Vucinic e Canini (contra). ''La Vecchia Signora'' não vencia a competição (oficialmente) desde 2003. O Alvinegro chegou a ganhar em 2005 e 2006, mas o resultado em ambos os anos foram anulados por causa da manipulação de resultados. A Juve chegou a ser rebaixada.

O goleiro Buffon e o meia atacante Del Piero são os únicos remanescentes da última conquista. A confusão agora será saber quantos títulos o time de Turim tem na história. Com a anulação, oficialmente, são 28 conquistas (já contabilizando a desta temporada), mas a direção fala em 30 scudettos, o que daria a oportunidade de incluir uma estrela dourada no uniforme.

A Juve só venceu de forma antecipada graças a vitória da Internazionale sobre o Milan no Giuseppe Meazza com três gols de Diego Milito e um do brasileiro Maicon. No Milan, Ibrahimovic marcou duas vezes.

Além de garantir mais um título e ampliar em dez a vantagem para Inter e Milan (que possuem 18 na história), os bianconeros podem ser campeões de forma invicta. Só falta passar pelo Atalanta no próximo domingo no Estádio Delle Alpi que deve estar lotado para recepcionar os campeões.

Na campanha vitoriosa foram, até aqui, 22 vitórias e 15 empates. Os grandes destaques do time são Buffon, os meias Pepe, Pirlo e Vidal, além dos atacantes Vucinic e o experiente Del Piero que passou alguns jogos no banco de reservas, mas sempre foi uma excelente opção quando estava em campo.

CHOCOLATE TRICOLOR NO ENGENHÃO

Um chocolate. Assim podemos definir a goleada do Fluminense sobre o Botafogo por 4 a 1 na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca. E olha que o Glorioso estava invicto na temporada e não perdia há 24 partidas. O Botafogo era o único time das séries A e B do Campeonato Brasileiro que ainda havia sido derrotado em 2012.
O Alvinegro saiu na frente com o meia Renato, mas após a expulsão do lateral-direito Lucas, o Flu virou e massacrou. Deco foi o grande nome da partida com passes precisos e lançamento brilhantes para os companheiros.
Na poróxima semana, o time de Abel Braga pode perder até por dois gols de diferença que garante mais um título estadual.
Oswaldo de Oliveira ainda não pôde contar com Andrezinho que fez muita falta. O meia também não atuará no próximo domingo. No Flu, Thiago Neves que era dúvida, se recuperou, foi para o jogo e, enfim teve uma boa atuação.
Esta foi a primeira vez que o Fluminense derrotou o rival atuando no Engenhão. O público foi um desastre. Vergonhoso uma decisão de título estadual com pouco mais de 20 mil pessoas.
Logo aos oito minutos, o Bota abriu o marcador. Após cruzamento na área, a defesa tricolor se preoucupava apenas em marcar Loco Abreu, mas na meia lua, Renato estava livre para pegar de primeira e contar com furada de Carlinhos. A bola passou entre as pernas do jogador. Gol do Botafogo.
Após sair na frente, o Alvinegro abdicou do ataque e o Flu não sentiu a desvantagem. Carlinhos e Thiago Neves chutaram para boas defesas de Jefferson. Até que aos 43, Elkeson (muito mal em campo) saiu jogando errado, Carlinhos cruzou e Fred acertou uma bela bicicleta. Golaço do carrasco dos alvinegros. Que pintura no Engenhão!
No segundo tempo, Lucas foi o personagem do clássico vovô ao ser expulso aos 11 minutos após cometer falta por trás em Thiago Neves. O camisa 2 já tinha cartão amarelo e o árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos acertou em cheio ao expulsá-lo.
Dois minutos depois, Rafael Sobis faria o segundo do Fluzão após passe açucarado de Deco (melhor jogador em campo).
Aos 20 minutos saiu o terceiro gol. Desta vez quem acertou belo lançamento foi Thiago Neves, Rafael Sobis esticou a bola ao driblar Jefferson, mas mesmo sem ângulo, conseguiu mandar para as redes. Festa tricolor no Engenhão.
Os alvinegros queriam mais era que a partida terminasse. Fellype Gabriel e Elkeson não conseguiam municiar um Loco Abreu isolado na frente. Oswaldo de Oliveira ainda mexeu errado ao colocar Herrera no lugar do capitão uruguaio. O time seguiu com apenas um jogador de ataque.
Abel sacou Thiago Neves e colocou o garoto Marcos Junio. Na primeira vez em que pegou na bola, o menino matou um belo contra-ataque ao errar passe fácil, mas na segunda tentativa, marcou o quarto gol tricolor.
No fim, a torcida já estava gritando olé e foi mesmo um baile do Fluminense que provou ter o melhor time do futebol carioca. Os jogadores importantes do elenco crescem nos momentos decisivos.
Antes da próxima partida, as duas equipes terão jogos decisivos por competições distintas. O Flu recebe o Internacional no jogo da volta das oitavas de final da Taça Libertadores da América. Já o Alvinegro jogará, em casa, contra o Vitória pela mesma fase, só que da Copa do Brasil. Os dois times empataram quando jogaram fora de seus domínios. Vitória classifica os dois cariocas e dará ainda mais charme a grande decisão de domingo, mas em minha opinião, nós já temos o campeão carioca de 2012 e este, merecidamente, pois é o melhor time do Estado, é o Fluminense.