
A diretoria anunciou o acerto com o tetracampeão mundial que será o novo treinador da equipe para 2012. Esta será a primeira experiência do ex-lateral-esquerdo como técnico, mas Branco atuou como coordenador de futebol do Fluminense entre 2007 e 2009 e estar fora das quatro linhas não chega a ser uma novidade. Também exerceu função na CBF, nas divisões de base do Brasil.
Branco estava fazendo um curso de formação de técnicos no Rio de Janeiro e já tinha recebido propostas de Bonsucesso, Ceará e Madureira, mas esperava pela conclusão do curso.
No Figueirense, terá a responsabilidade de continuar com o bom trabalho desenvolvido por Jorginho que fez a equipe chegar em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro e brigar pela vaga na Libertadores até a última rodada. Mas não será nada fácil, já que os principais atletas não continuarão na equipe, pois chamaram a atenção do mercado. O atacante Wellington Nem já voltou para o Fluminense. Os laterais Bruno e Juninho também já deixaram o Orlando Scarpelli e foram para o Flu e o Palmeiras respectivamente.
A missão do Figueira é ir bem na Copa do Brasil e depois na Sul-Americana no segundo semestre e claro, permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro.
Sucesso a Branco na nova carreira no futebol.