Pesquisar este blog

sábado, 21 de dezembro de 2013

BAYERN DE MUNIQUE É O CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES DE 2013

No Mundial de Clubes, nenhuma novidade. O Bayern de Munique-ALE derrotou a zebra Raja Casablanca-MAR e conquistou a competição pelas terceira vez na história (as outras foram em 1976 e 2001). O técnico Pep Guardiola também obteve o terceiro caneco nos últimos cinco anos.
 
A conquista coroa uma excelente temporada do time alemão que venceu cinco títulos e se torna a equipe mais vitoriosa do futebol mundial em uma única temporada.
 
O primeiro gol do Bayern nasceu logo aos seis minutos com o zagueiro brasileiro Dante que estava em posição legal. A zaga marroquina tentou fazer a linha de impedimento, mas errou e o defensor não perdoou.
 
Iajour teve a chance ao passar por Dante, mas o chute não saiu do jeito que o atacante gostaria. O Bayern quase ampliou com Alaba que recebeu passe de calcanhar de Franck Ribéry, mas o goleiro Askri fez a defesa.
 
O segundo gol saiu em boa jogada de Alaba pela esquerda. O lateral austríaco, melhor em campo na decisão, tocou para Thiago Alcântara que bateu com categoria para marcar o segundo aos 21 minutos.
 
Por pouco, o brasileiro Dante não faz mais um em jogada aérea. Shakiri também teve boa chance, mas Askri espalmou bem.
 
No final do primeiro tempo, o goleiro Manuel Neuer falhou feio ao tentar sair jogando com os pés, mas Chtibi chutou para fora.
 
No segundo tempo, sempre apoiado pela fanática torcida, o Raja até tentou, mas não conseguiu marcar. Iajour teve uma chance pelo alto. Pouco depois, em falha de Dante, Neuer salvou o time alemão e, no fim, Kachani chutou muito fraco para defesa do goleiro alemão. 
 
O Bayern sem forçar muito ainda mandou uma bola no travessão com o suíço Shaqiri e, no rebote, Thiago Alcântara perdeu a chance de anotar mais um.
 
No fim, vitória do melhor time do mundo. Ninguém tinha dúvidas de que o Bayern venceria a equipe da casa que surpreendeu o Atlético-MG, mas para ganhar dos "Bávaros" é uma missão muito mais complicada. Mas o Raja Casablanca já fez história ao vencer o atual campeão da Taça Libertadores da América.
 
Na comemoração do Bayern, os brasileiros eram os mais exaltados. Europeus são muito comedidos quando se trata desta competição. 

ATLÉTICO-MG VENCE GUANGZHOU E FICA EM TERCEIRO NO MUNDIAL

O Atlético-MG derrotou o Guangzhou Evergrande por 3 a 2 e terminou o Mundial de Clubes em terceiro lugar no Marrocos. Com a vitória, o Galo evitou a chance de ter sido o pior brasileiro na história da competição.
 
Com menos de dois minutos, Marcos Rocha cruzou bem e Diego Tardelli marcou para o time brasileiro. Parecia que seria fácil, mas não foi.
 
Assim como na semifinal diante do Raja Casablanca, a defesa dava muitos espaços e cheia de buracos. A dupla de zaga era lenta e os laterais também não estavam bem. Em uma dessas falhas, Elkeson carimbou o travessão de Victor e o ex-atleticano Muriqui deixou tudo igual.
 
Aos 16 minutos, veio a virada do time chinês. Lucas Cândido, muito mal na competição, cometeu pênalti bem cobrado por Conca que se despediu da equipe asiática e está voltando ao Fluminense.
 
Os torcedores que se aventuraram e foram assistir a partida no Estádio em Marrakesh, começaram a vaiar. Aos 45 minutos, Ronaldinho usou da mesma arma da última quarta-feira e deixou tudo igual em cobrança perfeita de falta sem chances para o goleiro Li Shuai.
 
No segundo tempo, o jogo seguiu com pouca vontade do Atlético-MG. Cuca tirou Jô, nulo neste Mundial, e colocou Luan que mostrou vontade ao menos.
 
O Guangzhou teve chances para ficar novamente em vantagem. Primeiro, a trave salvou. Depois Victor foi bem em finalização de Muriqui.
 
Ronaldinho deu um pisão em Zhao Xuri e foi expulso de campo aos 42 minutos quando a partida se encaminhava para a decisão por pênaltis, mas o time brasileiro foi salvo por Luan que marcou o terceiro nos acréscimos ao tocar na saída do goleiro e deu pelo menos uma posição honrosa ao time que se despediu de Cuca que vai para a China. Paulo Autuori já acertou e será o comandante do Galo em 2014.

GRÊMIO ACERTA COM MULTICAMPEÃO PELO COLORADO

Edinho está de volta ao futebol gaúcho, mas não ao Internacional como desejava o novo técnico do Colorado, Abel Braga. O volante acertou com o Grêmio e tentará sucesso parecido que teve quando vestiu vermelho no Estado.

Edinho, 30 anos, estava no Fluminense desde 2011 e conquistou ao lado de Abel Braga o Carioca e o Brasileiro no ano passado, mas o contrato com o clube chegou ao fim e a diretoria não fez muitos esforços para mantê-lo. A torcida tricolor tinha restrições com o volante.

Edinho chega ao Grêmio para ser o cão de guarda de Enderson Moreira. A experiência do jogador é um fator positivo.

A melhor fase da carreira de Edinho foi justamente no maior rival do novo clube. Pelo Internacional conquistou três títulos gaúchos (2004, 2005 e 2008), além da Taça Libertadores e Mundial de Clubes em 2006 e da Recopa Sul-Americana em 2007 e a Copa Sul-Americana em 2008.

Não sou muito fã de jogadores do estilo de Edinho que apenas roubam a bola e depois não sabem o que fazer para passá-la. Mas o Grêmio se identifica com este tipo de atleta. Pode ser que dê certo.