Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

NO BRASIL POR POUCO TEMPO

Os dias do zagueiro e ídolo vascaíno Dedé no futebol brasileiro parecem estar contados. Depois de despetar o interesse de Benfica-POR e Juventus-ITA, agora foi a vez dos gigantes ingleses Liverpool e Manchester United ficarem de olho no defensor da Seleção Brasileira. Acredito que após a Libertadores, o defensor vá atuar na Europa.

Os Diabos Vermelhos, a pedido de Sir Alex Ferguson, pensa que o brasileiro pode ser o substituto ideal para Rio Ferdinand que está próximo da aposentadoria. Já o Liverpool mandou um olheiro para ver a atuação do zagueiro na partida contra o Alianza Lima-PER pela Taça Libertadores da América. E com certeza, o representante do clube inglês deve ter gostado muito do que viu. Dedé, além de ter sido um dos melhores em campo, ainda marcou um dos gols na vitória vascaína por 3 a 2.

Segundo a imprensa europeia, o Manchester estaria disposto a pagar 21 milhões de libras, enquanto o Liverpool poderia oferecer 18 milhões. Seja qual for a oferta, o Vasco não terá como dizer não. Aindsa mais que o clube vive grave crise financeira e os salários dos atletas vêm atrasando mês a mês.

Aos 23 anos, o zagueiro já é unanimidade no Brasil e tem muita gente pedindo que o vascaíno seja o titular da Seleção ao lado de Thiago Silva. Eu, particularmente, ainda acho que David Luiz tem mais bagagem e experiência e deve seguir como o companheiro de zaga do jogador do Milan, mas uma coisa é certa, Dedé será nome certo na Copa do Mundo de 2014.

Espero que escolham a melhor proposta e lugar para o brasileiro continuar desenvolvendo o belo futebol que apresenta atualmente. Para o Vasco será uma perda e tanto, difícil de repor.

ADEUS, RICARDO TEIXEIRA. NÃO VOLTE MAIS

Chegou ao fim a Era Ricardo Teixeira na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O anúncio foi feito, em entrevista coletiva, de José Maria Marin (vice mais idoso) que passa a ser o novo presidente da entidade. O mandato de Ricardo Teixeira vai até o final da Copa do Mundo de 2014. Só aí poderão ser convocadas as eleições.

Ricardo Teixeira teria alegado problemas de saúde para o desligamento do comando do futebol brasileiro. Teixeira esteve por 23 anos (desde o início de 1989) na CBF. O braço direito do agora, ex-presidente era João Havelange (ex-presidente da Fifa), de quem era genro.

Muitas coisas podem acontecer com a saída do antigo presidente, mas não acredito em grandes reviravoltas por agora. Certamente, Marin, 79 anos, vai adotar as mesmas medidas do antecessor.

Segundo fontes, o nome da situação nas próximas eleições (em 2014) pode ser o ex-corintiano Andrés Sanchez que já está na entidade como Diretor de Seleções.

Ricardo Teixeira também deixará a presidência do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014. Os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo seguem no COL, agora com a entrada de José Maria Marin.

Na última reunião na CBF, no final de fevereiro, Ricardo Teixeira deixou a sede da entidade passando mal e com dificuldades de locomoção. Em 2011, com diverticulite, passou alguns dias internado no Rio de Janeiro.

No comando da CBF, Ricardo Teixeira ganhou duas Copas do Mundo (1994 e 2002), além do vice em 1998, na França, três Copas das Confederações (1997, 2005 e 2009) e mais cinco Copas Américas (1989, 1997, 1999, 2004 e 2007). O dirigente foi um dos idealizadores da criação da Copa do Brasil, considerada a segunda competição mais importante do calendário nacional. Também foi um dos responsáveis por mudar o sistema do Brasileirão, fazendo com que fosse em pontos corridos e turno e returno, modelo semelhante aos campeonatos europeus.

Para muitos, a renúncia de Ricardo Teixeira não deixa de ser uma ótima notícia. O dirigente esteve envolvido em casos de falcatruas durante o tempo em que esteve na CBF. O caso ISL é apenas o mais famoso deles.

Tomara que o futebol brasileiro tome jeito e fique mais honesto daqui para frente. Toda continuidade é burra. Tudo de precisa de uma renovação e reformulação. Que assim seja!

DE INCÓGNITAS A INVICTOS


No final da temporada passada, no Campeonato Brasileiro, Botafogo e Palmeiras davam impressões de que dias difíceis viriam.

Chegou 2012 e as diretorias de ambos os clubes não fizeram contratações de grande impacto. No Glorioso, Andrezinho, eterna reserva do Internacional, foi o reforço do time do novo técnico, Oswaldo de Oliveira. Já no Palestra, o ídolo Marcos resolveu se aposentar. O “Mago” Valdivia vivia machucado e o time parecia só depender da bola parada de Marcos Assunção. Até que chegou o centroavante argentino Hernán Barcos que vem metendo muitos gols e agradando demais aos torcedores.

Todos sabem que os Estaduais mais valorizados e glamourosos são o Carioca e o Paulista. O nível de competitividade e rivalidade não é baixo. Já passamos da metade das duas competições citadas e apenas Botafogo (no Rio) e Palmeiras (em São Paulo) seguem sem perder. Estamos em meados de março e os times que pareciam que não iam engrenar, ainda não foram derrotados neste ano.

O Botafogo chegou às semifinais da Taça Guanabara (primeiro turno), quando perdeu, nos pênaltis, para o Fluminense que viria a ser o campeão da Taça GB. O Palmeiras, atualmente, está na segunda posição do Paulistão com 29 pontos ganhos, um a menos que o líder, Corinthians.

Não credencio nem Botafogo e nem Palmeiras como favoritos para vencerem os respectivos Estaduais, mas a invencibilidade que não acaba é algo que merece ser registrado. Parabéns para Luiz Felipe Scolari e Oswaldo de Oliveira pelo trabalho realizado até aqui.

Com certeza, a boa campanha, dará muita força na caminhada pela Copa do Brasil, onde ambas as equipes estarão disputando e a intenção é garantir uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América. Falam que este é o caminho mais curto.