Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

BALANÇO DO PRIMEIRO TURNO DA SÉRIE B

Chegou ao final o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. O Vitória terminou na liderança com 43 pontos e apenas três derrotas (Bragantino, Criciúma e Goiás). O time comandado por Paulo Cesar Carpegiani está com aproveitamento superior a 77%.

Em segundo lugar, vem o Criciúma. O Tigre está com dois pontos a menos que os baianos e contam com a boa fase do atacante Zé Carlos, goleador máximo com 18 gols marcados em 19 rodadas.O time comandado por Paulo Comelli perdeu apenas três vezes, assim como o líder.

O terceiro melhor colocado também vem do futebol catarinense. É o Joinville comandado por Leandro Campos que conta com o atacante Lima (vice-artilheiro da competição com 10 gols), além do meia Tiago Real, já negociado com o Palmeiras. O experiente Rámon (ex-Fluminense e Vasco) também faz parte do elenco do JEC.

O São Caetano, que tanto fez sucesso no início da década passada, fecha o G-4 com 34 pontos ganhos. O Azulão tem os experientes Leandrão e Somália no comando de ataque, além da segurança do goleiro Luiz e os meias Marcelo Costa e Pedro Carmona.

As outras equipes que brigam pelo acesso são o Goiás (5º colocado com 33 pontos), seguido do Atlético-PR (32), América-RN (31), América-MG, que liderava o início da competição, e Avaí (ambos com 30) e o Ceará em décimo com 27 pontos ganhos. Na zona de rebaixamento, estão Guaratinguetá, Bragantino, Ipatinga e o lanterna Grêmio Barueri.

A Segundona está bem equilibrada. No início, os Américas eram a sensação, mas com o passar das rodadas, as equipes mais regulares foram subindo para as primeiras colocações. Acredito que dificilmente, o Vitória não volte para a elite do futebol brasileiro. É um time experiente com um bom treinador e que faz do Barradão um verdadeiro alçapão. Recentemente, chegaram os atacantes Élton (ex-Corinthians) e William (ex-Avaí) e os dois estão marcando gols. O time não conta mais o matador Neto Baiano que se transferiu para o Kashiwa Reysol-JAP durante a competição.

Outras apostas minhas são Goiás, Atlético-PR e Criciúma. Este último pela regularidade que mantém na competição. Não descartaria também uma reação do América-MG. Para a degola, acho que o Barueri e o Guaratinguetá dificilmente escapam pelo futebol apresentado. Creio que Ipatinga, ABC, ASA e CRB fiquem com as duas outras vagas e joguem a Série C em 2013.

JORGINHO ASSUME A VAGA DE CAIO JÚNIOR NO BAHIA

Apenas um ponto acima da zona de rebaixamento, o Bahia trocou de técnico. Saiu Caio Júnior que alegou problemas pessoais e resolveu se mudar com a família para os Estados Unidos e Jorginho chega ao clube para tentar melhorar a campanha do Tricolor.

A passagem de Caio Júnior não foi nada boa. Está certo que quando assumiu, a equipe estava na zona da degola, mas em dez jogos, teve um aproveitamento de aproximadamente 30% com duas vitórias, três empates e cinco derrotas.

Jorginho chega credenciado pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado com a Portuguesa. Nesta temporada, teve uma passagem não muito boa pelo Atlético-PR, onde ficou apenas nove partidas.

Em carta que escreveu para o site oficial do clube, Caio Junior diz que deixou o Bahia por causa da família e que ficará na torcida para que o clube se recupere na tabela de classificação.

Acho que o Bahia sai ganhando. Gosto mais do trabalho de Jorginho do que Caio Júnior. A tendência era que o clube acabasse caindo mesmo. Ainda há tempo para a recuperação.

Jorginho assinou até o final do ano e acompanhará das cabines a partida contra o Santos na Vila Belmiro. O time baiano será comandado pelo auxiliar Eduardo Barroca. 

GALO APRESENTA CENTROAVANTE PARA A RESERVA

Líder do Campeonato Brasileiro com 43 pontos, o Atlético-MG apresentou mais um reforço para a sequência da temporada. O atacante Leonardo, que estava no Coritiba, chega para o elenco do técnico Cuca.

Na apresentação, o atleta não escondeu a felicidade e disse que forçou a transferência por acreditar no título brasileiro do Galo. Leonardo já atuou no futebol mineiro. Na base, passou pelo Villa Nova.

O atacante de 29 anos chega., a princípio, para ser o reserva imediato de Jô, posição que era ocupada por André que se transferiu para o Santos.

Acredito que tenha sido uma boa para o jogador. No Coritiba, Leonardo não era titular absoluto e até ficava mais entre os reservas. Se for para jogar pouco, é melhor que seja em um clube que brigue pelas primeiras colocações.

Antes do Coxa, Leonardo teve uma passagem muito tímida pelo Flamengo há cinco anos, mas fez sucesso com a camisa do Paraná em 2006.

Em um campeonato tão longo e equilibrado como o Brasileirão, é bom que um time tenha muitas opções para o elenco.