Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

BATER EM BÊBADO É MOLE

A Seleção Brasileira contou com o apoio da torcida e massacrou a frágil China ao vencer por 8 a 0 em Pernambuco. Neymar foi quem mais fez gols com três tentos. Oscar foi o melhor em campo e fechou a contagem cobrando pênalti.

Uma novidade foi ver os jogadores abraçados na hora da execução do Hino Nacional.

Desde o início dava para perceber que os brasileiros não teriam dificuldades. Com cinco minutos, Oscar fez boa jogada na direita e cruzou para Neymar que teve de ajeitar o corpo, mas a cabeçada foi na trave e saiu. Hulk, novidade entre os titulares na vaga de Leandro Damião, bateu de longe e o goleiro Zeng Cheng defendeu com segurança. O zagueiro Dedé também tentou, mas o goleiro e a zaga salvaram.

O primeiro gol até que demorou, mas saiu aos 22 minutos. Ramires tabelou com Oscar e o volante tocou na saída do goleiro. Pouco depois, o camisa 10 daria mais uma assistência e deixou Neymar na boa para anotar o segundo.

Os brasileiros só não foram para o intervalo com uma vantagem maior porque Neymar perdeu gol fácil. O santista quis caprichar demais na frente do goleiro e a zaga salvou antes que a bola entrasse.

O segundo tempo começou de forma alucinante. Em oito minutos, o Brasil tinha marcado mais três gols. Aos três, Hulk fez boa jogada e rolou para Lucas fazer o terceiro. O quarto nasceu em rebote de lindo chute de Neymar na trave, Hulk soltou uma bomba e fez. Na comemoração, homenageou o povo nordestino e paraibano com uma camisa que usava por baixo. O quinto gol foi de Neymar após boa jogada de Marcelo pela esquerda. 

Neymar ainda aumentaria após bobeada da zaga chinesa. Aí ficou fácil para o craque brasileiro. O sétimo teve uma contribuição dos adversários. Liu Jianye tentou cortar tabela de Lucas e Hulk e mandou para as próprias redes. A Seleção fechou o placar em pênalti cometido em cima de Marcelo. Oscar bateu bem e deu números finais ao elástico placar. No final, o goleiro Diego Alves ainda fez uma defesa de puro reflexo em perigosa cabeçada.

Não dá para considerar a China como um teste para os brasileiros. Não dá nem para aceitar que os clubes percam jogadores importantes para amistosos deste nível. É melhor não jogar contra ninguém.

CONVOCAÇÃO PARA AMISTOSOS CONTRA A ARGENTINA

Após o amistoso contra a China, Mano Menezes divulgou a relação de convocados para a segunda edição do Superclássico das Américas. O treinador convocou 19 jogadores que jogam no Brasil com algumas surpresas. Bernard, do Atlético-MG foi chamado, com muita justiça, pela primeira vez. Outras novidades foram os laterais Marcos Rocha (Atlético-MG), Lucas (Botafogo), Carlinhos (Fluminense), Fábio Santos (Corinthians) e as voltas de Thiago Neves (Fluminense) e Luis Fabiano (São Paulo).

Acho que faltaram alguns nomes que vem se destacando por aqui. Para o gol, daria chance a Diego Cavalieri ou Fábio. Na lateral esquerda, prefiro Cortêz a Carlinhos e Fábio Santos. No meio, Elano está jogando muito mais que Thiago Neves e poderia ter voltado, assim como Fred que é o principal atacante do país na atualidade, mas este não será mais chamado depois das críticas que fez a Mano Menezes.

Confira a lista dos convocados
Goleiros
Cássio (Corinthians)
Jefferson (Botafogo)
Laterais
Carlinhos (Fluminense)
Marcos Rocha (Atlético-MG)
Fábio Santos (Corinthians)
Lucas Marques (Botafogo)
Zagueiros
Dedé (Vasco)
Rhodolfo (São Paulo)
Réver (Atlético-MG)
Meio-campistas
Arouca (Santos)
Bernard (Atlético-MG)
Fernando (Grêmio)
Jadson (São Paulo)
Lucas (São Paulo)
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Thiago Neves (Fluminense)
Atacantes
Leandro Damião (Internacional)
Luis Fabiano (São Paulo)
Neymar (Santos)
Welington Nem (Fluminense) 


CRISTÓVÃO BORGES NÃO É MAIS O TÉCNICO DO VASCO

Cristóvão Borges não aguentou a pressão e pediu demissão após a goleada sofrida para o Bahia por 4 a 0 em São Januário.

O treinador foi contra a família e até mesmo a diretoria do Vasco que queriam que ele continuasse no clube. Antes de tomar a decisão, avisou a Ricardo Gomes a quem substituiu de forma interina e depois foi efetivado. Cristóvão completou um ano de Vasco no final do mês passado. Não foi campeão pelo clube, mas fez uma boa campanha com o vice-campeonato brasileiro em 2011 e foi eliminado nas quartas de final da Taça Libertadores da América, perdendo para o campeão, Corinthians.

Em 78 partidas como técnico do Vasco, Cristóvão Borges venceu 41 jogos, empatou 18 e perdeu 19 vezes. O aproveitamento foi de 60%. A torcida já não tinha paciência com o técnico que afirmou que a saída pode ser benéfica para o clube carioca.

Já circulam por São Januário, os nomes de possíveis substitutos. Marcelo Oliveira, ex-Coritiba é o mais cotado, mas Alexandre Gama (que trabalhou no Fluminense), Dunga (ex-Seleção Brasileira) e Joel Santana (ex-Flamengo) também foram lembrados. Falam que o ex técnico do Coxa seria a prioridade da diretoria e os contatos até já foram iniciados.

Sempre critiquei muito o trabalho de Cristóvão Borges, mas ele não é o maior culpado pela fase ruim da equipe que só venceu uma vez nas últimas oito rodadas do Campeonato Brasileiro. O time perdeu quatro jogadores importantes (Fagner, Allan, Rômulo e Diego Souza) e a diretoria não fez a reposição. Ou será que acham que Auremir, William Matheus, Wendel e Pipico estão a altura dos que saíram?

Cristóvão não sabe esacalar a equipe. Mexe muito mal, mas o maior culpado é o presidente do clube, Roberto Dinamite. Para falar a verdade, o Vasco está até muito bem colocado no Brasileirão. Pois não tem um dos quatro melhores time do Brasil. Nem de longe.

EX-SÃOPAULINO CHEGA AO NAPOLI

O zagueiro Bruno Uvini deixou o São Paulo e acertou a transferência para o Napoli-ITA. Estar na Europa não é novidade para o defensor. O atleta de 21 anos passou um semestre no Tottenham, mas não chegou a jogar nenhuma partida oficial e por isso, os ingleses não exerceram o direito de compra. Assim sendo, Uvini teve de retornar ao São Paulo.

No Napoli, o brasileiro vai disputar a Liga Europa e jogará em um time bem armado. Considero um dos melhores times da Itália na atualidade. Talvez, no mesmo nível de Juventus e Internazionale. Não por acaso, é um dos líderes do Cálcio com seis pontos em duas rodadas disputadas.

Bruno Uvini deve chegar à Nápoles para compor o elenco do técnico Walter Mazzari. Para a zaga, o treinador conta com os seguros Paolo Cannavaro (irmão do melhor jogador do mundo de 2006) e Federico Fernández (que vem sendo convocado para a Seleção da Argentina).

Bruno Uvini esteve com a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Londres recentemente, mas não foi titular. Trata-se de um zagueiro seguro, mas acho que foi muito cedo para a Europa. Deveria ficar mais um tempo e se estabilizar no Brasil para não chegar na Europa como um mero desconhecido. Por isso não teve chances no Tottenham.