Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CHELSEA ACABA COM INVENCIBILIDADE DO SHAKHTAR

Em um jogão de bola no Stamford Bridge, o Chelsea acabou com a invencibilidade de 34 jogos do Shakhtar Donetsk ao vencer com um gol marcado aos 49 minutos do segundo tempo. O salvador da pátria foi o atacante Victor Moses (foto) que entrou no fim da partida e fez de cabeça.

Agora, as duas equipes estão empatadas com sete pontos na primeira posição do Grupo E. A Juventus-ITA vem a seguir com seis e ainda briga por uma das duas vagas nas oitavas de final da Champions League.

O primeiro gol da partida saiu logo aos cinco minutos. O goleiro Pyatov saiu jogando errado e chutou a bola em cima do centroavante Fernando Torres, que só esticou a perna para mandar para as redes. Fácil, fácil!

Mas os ucranianos não sentiram o golpe e chegaram a igualdade três minutos mais tarde em jogada toda brasileira. Fernandinho enfileirou pela direita e cruzou para Willian marcar e deixar tudo igual.

Fernandinho, um dos melhores em campo, arriscou de longe e Petr Cech defendeu. Um minuto depois, Fernando Torres respondeu, mas o chute sem muito ângulo foi na rede pelo lado de fora.

O Shakhtar não se intimidava por atuar fora de casa e estava muito bem postado em campo. Por pouco, Alex Teixeira não desempata. O chute cruzado passou rente à trave de Petr Cech.

Os ingleses voltaram a ficar na frente do marcador em mais uma falha de Pyatov. Após lançamento longo, o goleiro saiu da área e cabeceou para o meio, Oscar pegou de longe, aproveitando o arqueiro adiantado e mandou por cima marcando um golaço digno de Champions League. Que fase do ex-colorado em Londres!

Três minutos depois da pintura, Oscar tentou novamente, mas dessa vez, Pyatov foi bem e espalmou a bola.

Na etapa final, o Chelsea parecia querer segurar a vantagem e o Shakhtar seguia jogando muito bem. Tanto que foi premiado com mais um empate. Aos dois minutos, Fernandinho (olho nele, Mano Menezes) descobriu Srna na direita e Willian, novamente livre de marcação no meio da área, chutou para marcar seu segundo gol. E olha que o Chelsea volta e meia demonstra interesse no ex-corintiano.

Depois do empate, os visitantes melhoraram. O lateral esquerdo Rat mandou uma bomba de fora da área que explodiu na trave do Chelsea.

Os londrinos até chegaram a ficar na frente, mas o centro de Juan Mata pegou Obi Mikel em impedimento e a arbitragem invalidou o que seria o terceiro gol.

Os donos da casa passaram a rondar mais o campo de ataque. De fora da área, Obi Mikel assustou Pyatov. Pouco depois, Willian estava lá atrás para salvar antes da finalização de Ivanovic.

Após a pressão, o Shakhtar passou os minutos finais mais perto da vitória, mas já aos 49 minutos, depois do tempo regulamentar dado pelo árbitro, Mata cobrou escanteio e o nigeriano Moses, que tinha entrado há pouco no lugar de Oscar, marcou de cabeça e levou os londrinos ao delírio.

O Chelsea não mereceu sair com a vitória. A atuação tática do time comandado por Mircea Lucescu me surpreendeu. Os ucranianos merecem chegar às oitavas e Chelsea e Juventus que se viram atrás da outra vaga na próxima fase.

MACAÉ E DUQUE DE CAXIAS BUSCAM O ACESSO PARA A SÉRIE B DO BRASILEIRO

A Série C do Campeonato Brasileiro terá uma rodada decisiva. No próximo final de semana, vamos saber os quatro times que subirão para a Segundona em 2013. O futebol carioca está representado por duas equipes: Duque de Caxias e Macaé que chegaram entre os oito finalistas, mas não terão vida fácil, já que foram derrotadas nos jogos de ida e precisarão reverter a vantagem para o acesso. Menos mal que atuarão em seus domínios.

Na próxima sexta-feira, o Duque de Caxias recebe o Icasa no Estádio Marrentão. Na primeira partida, os cearenses venceram por 2 a 1. Já o Macaé terá uma missão complicadíssima. Tem que reverter uma desvantagem de 2 a 0 contra o tradicional Paysandu, que já fez proezas históricas como derrotar o Boca Juniors em plena La Bombonera. O decisivo jogo para o Alvanil será no Moacyrzão no próximo sábado.

Os outros dois duelos serão entre Luverdense e Chapecoense, mas os catarinenses não deverão ter dificuldades para buscar o acesso, já que venceram, em casa, por 3 x 0. No próximo domingo, no Estádio Presidente Vargas, o também conhecido Fortaleza tentará voltar à Série B, mas para isso precisa derrotar o Oeste. Em Itápolis, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Apesar de torcer muito para os dois times cariocas, acredito que só um deles subirá. Tomara que eu erre. Vou deixar aqui o meu palpite para os quatro classificados para a Série B de 2013: Chapecoense, Duque de Caxias, Fortaleza e Paysandu.

NINGUÉM GARANTIU O ACESSO AINDA

Ainda não foi nesta rodada que tivemos um time com acesso garantido, matematicamente, para a Série A do Brasileirão em 2013.

O Goiás precisava vencer para ficar com a primeira das quatro vagas, mas ficou no empate diante do Boa Esporte, em Minas Gerais. O Esmeraldino segue na liderança da competição com 71 pontos e o acesso já deve vir na 36ª rodada quando enfrentará, em casa o lanterna, Grêmio Barueri.

Outro que poderia cravar a vaga era o Criciúma, mas a equipe perdeu a segunda consecutiva, desta vez para o São Caetano, que também busca a volta à elite do futebol brasileiro. O Tigre, com 68 pontos, é o time do goleador absoluto da competição. O atacante Zé Carlos já balançou as redes em 26 oportunidades.

Quem herdou o segundo lugar do Criciúma foi o Vitória que bateu o América-MG por 5 a 3 com bela atuação do lateral direito Nino Paraíba. Trata-se de uma boa aposta para os clubes visando 2013. Os baianos estão com 69 pontos ganhos.

Em quarto lugar, está o Atlético-PR com 66 pontos. O Furacão bobeou ao empatar em casa com o América-RN que nada aspira na Segundona neste momento.  

Outras duas equipes ainda sonham com o acesso. O São Caetano venceu um adversário direto fora de casa (Criciúma) e chegou aos 64 pontos. O Joinville tem 59 e possui chances matemáticas.

Na briga contra a degola, o ABC (42) e o Guarani (41) ainda não estão livres, mas só caem se perderem todas as três partidas que faltam para o término do campeonato. Em 16º lugar, o Bragantino (35) está no limite.

Atualmente, as quatro equipes que estão na zona do mal são: Guaratinguetá (34), CRB (33), Ipatinga (31) e Grêmio Barueri (27). Matematicamente, ainda não existem rebaixados.

Faltam só três jogos e, com certeza, no próximo final de semana, já teremos times comemorando o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro da próxima temporada.