Pesquisar este blog

sábado, 18 de agosto de 2012

MANO SEGUE NA SELEÇÃO. MAS QUEM PODERIA CHEGAR?

A vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre a Suécia deu uma sobrevida ao técnico Mano Menezes que não será demitido. Muitos falavam que um tropeço contra o frágil time sueco poderia custar a cabeça do treinador. Ainda mais depois da medalha de prata nas Olimpíadas de Londres.

O problema não foi ter perdido a decisão olímpica e sim não ter ganho um ouro inédito em uma competição que não tivemos adversários. O Brasil passou por Egito, Nova Zelândia e Bielorrúsia na primeira fase. Sofreu para derrotas Honduras nas quartas de final e ganhou da Coreia do Sul nas semifinais. Na hora em que pegou um adversário um pouco mais forte, não conseguiu vencer. E olha que o México estava desfalcado do principal jogador. Espanha e Uruguai caíram na primeira fase.

Desde que assumiu a Seleção, em agosto de 2010, Mano Menezes não conseguiu definir um padrão de jogo. Até temos um time base, mas que não agrada. Vale lembrar que a equipe que ficou com a prata em Londres deve ser a base para a próxima Copa do Mundo. Pelo menos do meio para frente, é certo.

Os próximos amistosos não devem criar problema para os brasileiros. No dia 7 de setembro, no Morumbi, enfrentaremos a África do Sul e três dias depois, o adversário será a China no Estádio do Arruda. Se perdermos, aí sim, podem mudar tudo.

Se pensarmos em treinadores que poderiam substituir Mano Menezes, não vamos chegar a muitos nomes. Ouvi falar em Luiz Felipe Scolari e Muricy Ramalho. Realmente, são as melhores opções. Gosto muito de Felipão, mas confesso que me agradaria ver Muricy ganhar uma chance, já que era para ele estar no comando, mas o Fluminense não liberou há dois anos. Mas do jeito que o Corinthians manda no futebol. Vide Andrés Sánchez com super poderes na CBF, não duvidaria de inventarem Tite para o cargo. Vanderlei Luxemburgo é um nome descartado. Não conta com muito prestígio na CBF.

WALDEMAR CHEGA PARA O SPORT

O Sport já tem novo técnico na luta contra a Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de não chegar a um acordo salarial com Renato Gaúcho, preferido da diretoria, Waldemar Lemos foi anunciado para tentar evitar o retorno à segundona e será o substituto de Vágner Mancini no Leão.

Waldemar já deve assistir a partida contra o Fluminense das cabines do Engenhão, mas o time ainda será comandado pelo interino Gustavo Bueno. O último clube do novo treinador foi o rival, Náutico, de onde saiu em abril. Com o Timbu, Waldemar conseguiu o acesso para a Série A deste ano. Curiosamente, Waldemar deve debutar no Sport contra o ex-clube em jogo válido pela 19ª rodada na Ilha do Retiro.

O Sport investiu para fazer uma campanha, ao menos regular, no Brasileirão. Não espero que o time fique entre os quatro últimos no final da competição. Vale destacar que a diretoria contratou atletas experientes como o lateral direito Cicinho, o meia Hugo e o atacante Magno Alves para a disputa do Brasileiro.

Acho Waldemar um técnico mediano que, depois de duas passagens pelo Flamengo (2003 e 2006), nunca mais treinou equipes que briguem por grandes conquistas no futebol brasileiro. Em 2010, o irmão de Oswaldo de Oliveira esteve na Coreia do Sul no comando do Pohang Steelers.