Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

EX-BARCELUSA É REBAIXADA NO PAULISTÃO

Apenas cinco meses depois de festejar o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, a torcida da Portuguesa sofreu mais um baque. A equipe foi rebaixada para a Segundona do Campeonato Paulista. Onde foi parar a "BarceLusa" de 2011?

Como pode ser campeã nacional e 159 dias depois terminar entre os quatro piores do Estadual? Mudanças não foram tantas. A comissão técnica foi mantida e a base do elenco também continuou no Canindé. Apenas Edno que se transferiu para o futebol mexicano e o meia Marco Antônio, atualmente no Grêmio, deixaram a Lusa nesta temporada, mas o técnico Jorginho não soube fazer o time jogar e o rebaixamento foi o caminho para tristeza dos fanáticos torcedores.

Junto com a Lusa caíram Comercial, Catanduvense e Guaratingeutá. Até os 43 minutos do segundo tempo, o time do Canindé estava se livrando da Série A2, mas um gol do Botafogo de Ribeirão Preto sobre o Guarani determinou a queda. Mas também bastava a Lusa vencer o Mirassol fora de casa que escaparia . A derrota por 4 a 2 rebaixou os "lusitanos".

A Portuguesa terminou o Paulistão em 17º lugar com apenas 18 pontos, empatado com o XV de Piracicaba que tinha uma vitória a mais. Em 19 partidas, foram apenas quatro vitórias da Portuguesa e mais seis empates e nove derrotas.

Do time que entrou em campo na última rodada, em Mirassol, o goleiro Weverton (já acertado com o Atlético-PR), o lateral-direito Luis Ricardo, o volante Boquita e os meias Guilherme (sondado pelo Corinthians) e Henrique foram base na campanha do acesso no ano passado. O título da Segundona nacional veio com 17 pontos de vantagem sobre o vice-campeão, o Náutico.

Henrique Dias, duas vezes, Preto e Xuxa marcaram para o Mirassol. Luis Ricardo e Ananias ainda descontaram, mas não deu para a Lusa.

O último rebaixamento no Paulista tinha sido em 2006. O retorno foi no ano seguinte. O maior alvo de crítica dos torcedores é o presidente Manuel da Lupa que enfrenta a terceira queda em sua gestão, além das duas em estaduais, também fora rebaixado no Brasileiro de 2008.

O que será da Portuguesa na primeira divisão do Brasileirão? Se caiu no Paulista, o que esperar do segundo semestre? Já ficou provado que o elenco necessita de reforços. Não sei se seria o caso de demitir o técnico Jorginho. Talvez não, vale lembrar o belo trabalho realizado em 2011, quando a equipe chegou a ficar 22 partidas invicta e liderou 32 das 38 rodadas da Série B. Uma campanha irrepreensível!

Mas com certeza, deve ser feito um planejamento para que, em dezembro, os torcedores não sofram com mais um rebaixamento na história da Lusa, um clube tão querido pelos paulistas e brasileiros de um modo geral.