Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SÃO PAULO TRAZ MAIS UM PARA O MEIO CAMPO


O São Paulo acertou a contratação do volante Cléber Santana (foto) do Atlético de Madri. O jogador de 28 anos foi revelado pelo Sport, atuou no Vitória, mas fez sucesso mesmo com a camisa do Santos, onde foi bicampeão paulista em 2006 e 2007.

Muitos clubes brasileiros estavam querendo o jogador. Luxembugo fez de tudo para levá-lo para o Atlético-MG. O Cruzeiro também tentou a contratação, mas o São Paulo chegou primeiro e acertou com o atleta. Cléber Santana é sonho antigo do Tricolor Paulista.

Eu acho Cléber Santana um excelente jogador. Não estava acompanhando ele na Espanha, mas pelo que fez no Santos há três anos, merece um crédito. Só não sei onde o São Paulo vai colocar tanto meiocampista. Além de ter mantido Richarlyson, Jorge Vágner, Marlos e Hernanes, o time ainda trouxe para esta temporada Léo Lima, Marcelinho Paraiba, Carlinhos Paraiba e Rodrigo Souto. Como Ricardo Gomes vai fazer para armar este meio campo? Cléber Santana tem que ser titular, assim como Hernanes.

EFEITOS DA GOLEADA


O técnico Estevam Soares não resistiu a humilhante goleada de ontem e não é mais o técnico do Botafogo. Estevam assumiu o clube da Estrela Solitária no meio do Brasileirão do ano passado. O nome mais cotado para a vaga de Estevam é Joel Santana assim como anunciei ontem aqui no Futebol em Foco.

O time do Botafogo ainda não fez uma partida convincente nesta temporada. A gota d'agua foi a surra imposta pelo Vasco ontem no Engenhão.

Não acho que Estevam seja o maior culpado pela derrota sofrida, mas ele bancou a escalação de um jogador que não tinha condições de jogo (El "Loco" Abreu). Não pode arriscar tanto em um clássico. Talvez mais culpado que o Estevam seja o Eduardo que foi expulso após dar uma entrada criminosa aos 15 minutos de jogo. Isso desestruturou a formação do time. Esse Eduardo já teve diversas oportunidades e nunca mostrou nada de útil ao time. Insistir com Fahel no time também é um equivoco.

Vamos ver se o futuro treinador consegue dar jeito neste time do Botafogo, mas eu acho pouco provável. Antes da derrota para o Vasco, o Alvinegro quase perdeu o jogo para a Friburguense, lembram? Se não fosse aquele pênalti desperdiçado, enquanto o jogo estava 0 a 0.

Acho que nem Papai Joel salva o Fogão.

DEMITIDO


Hélio dos Anjos não resistiu ao terceiro jogo seguido com derrota e não é mais o técnico do Goiás. O time ainda não pontuou no Campeonato Goiano e é o lanterna da competição. Pela primeira vez na história, a equipe perde seus três primeiros jogos pelo Estadual. A derrota de ontem para o Atlético-GO por 2 a 1 de virada pode ter sido fundamental para a queda. Hélio chegou ao Goiás em junho de 2008.

A diretoria já está em contato com alguns treinadores e o nome mais forte para assumir a equipe é o de Celso Roth que já trabalhou no clube em 2004. O novo treinador deve ser anunciado entre hoje e amanhã.

Além de Roth, Geninho e Tite estão desempregados e podem ser boas opções para o Esmeraldino. Destes técnicos, eu acredito que Roth seja a pior alternativa. Celso Roth foi demitido pelo Atlético-MG no fim do ano passado.

DODÔ HUMILHA O BOTAFOGO


O Vasco massacrou o Botafogo hoje no Engenhão. O time cruzmaltino venceu por 6 a 0. Nem parecia clássico. Dodô que ainda não tinha desencantado no novo time, marcou três gols. Esta foi a pior derrota do Botafogo atuando no Engenhão.

Logo no início do jogo, podemos perceber que era a noite do Vasco. Aos três minutos, Dodô recebeu na intermediária e mandou uma bomba rasteira sem chances para Jefferson. O artilheiro estava de volta e calava a torcida adversária que o chamava de traidor e mercenário. Logo depois, Titi quase aumentou, mas o goleiro alvinegro fez bonita defesa. O Botafogo estava desorientado em campo. O meia Eduardo deu uma entrada criminosa em Souza e foi expulso com apenas 15 minutos de jogo. Assim, tudo ficou mais fácil para o Vasco. E o segundo gol era questão de tempo e saiu aos 32 minutos. Carlos Alberto fez jogada pela direita e cruzou. Antônio Carlos bobeou na frente de Dodô e não teve perdão. Vasco 2 a 0. Dois minutos depois em um rápido contra-ataque puxado por Souza (muito bem no jogo), a bola chegou até Dodô que tocou na saída do goleiro Jefferson. Era o baile vascaíno. Show de Dodô. A torcida já gritava olé.

No segundo tempo, a coisa não mudou muito. O Vasco, sem Carlos Alberto que saiu machucado, teve total volume de jogo. No Botafogo, o falador El “Loco” Abreu também deixou o campo. O quarto gol foi de falta numa bomba de Léo Gago, mas Jefferson falhou no lance. O chute foi muito forte, mas foi em cima do goleiro. Dava para pegar.

Ainda faltava aparecer o segundo personagem do jogo: Philippe Coutinho. O jovem já mostrou do que é capaz, mas não levava sorte nas conclusões, isso até encarar o Botafogo. Aos 14, Dodô (sempre ele), tocou para Coutinho que ameaçou o chute e deu mais um toque na bola e chutou na saída do goleiro. Este foi o primeiro gol da jóia vascaína pelo time profissional. E parece que o menino tomou gosto por balançar as redes e repetiu a dose após bom passe de Rafael Coelho (que entrou no lugar de Souza) e o Vasco diminuiu o ritmo para “decepção” da torcida que pedia “sete de novo” em alusão à goleada de 7 a 0 no ano de 2001 imposta pelo Vasco ao Botafogo.

O Vasco que ainda não tinha me convencido no Estadual, hoje foi muito bem e a vitória não foi apenas porque o Botafogo jogou com um a menos por mais de 75 minutos. Antes da expulsão de Eduardo, o Vasco já vencia e mandava no jogo. Poderia não ser tão fácil, mas seria difícil que os vascaínos não conquistassem os três pontos. Dodô jogou uma barbaridade, mas Souza e Philippe Coutinho também foram demais e pelo lado do Botafogo, ninguém se salvou. Herrera , pelo menos lutou e a estréia de “Loco” Abreu e da nova camisa (que por sinal é bem feia) não poderia ser pior.

O Vasco, líder com nove pontos, enfrenta o Macaé. Já o Botafogo (atrás do Madureira no saldo de gols) vai jogar contra o Tigres, fora de casa.

Com certeza, um resultado que não seja a vitória fará com que o técnico Estevam Soares perca o cargo. O telefone de um certo treinador já deve estar tocando a essa hora. Refiro-me a Joel Santana. Vamos aguardar.