Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ELIMINAÇÃO MESMO COM A VITÓRIA

O Manchester City venceu o Bayern de Munique por 2 a 0, mas de nada adiantou graças à vitória do Napoli sobre o Villarreal (que perdeu todos os seis jogos na primeira fase). Bayern e Napoli avançam no Grupo A da Champions League.

A equipe alemã já estava com a primeira colocação da chave assegurada e, por isso, escalou um time misto. O goleiro Neuer, o lateral-esquerdo Lahm, os meias Ribery e Schweinsteiger e os atacantes Thomas Muller, Mario Gomez e Robben não jogaram. Em contrapartida, os brasileiros Rafinha e Luiz Gustavo começaram entre os titulares.

Como só a vitória interessava, o Manchester começou no ataque. David Silva e Kun Agüero eram os que mais buscavam o jogo. O grandalhão Dzeko perdia algumas bolas no ataque. O Bayern ameaçou com Alaba, assustando o goleiro Hart.

O Manchester City chegou a marcar um gol com David Silva em cobrança de falta, mas o zagueiro Lescott cometera falta no goleiro Butt e o gol foi anulado acertadamente.

Mas David Silva conseguiu deixar o time da casa em vantagem ainda na primeira etapa com um lindo gol. O espanhol recebeu na intermediária e, de fora da área, acertou um belo chute no canto direito de Butt. Belo gol do City.

Depois de sair na frente, os ingleses melhoraram. Por pouco, Agüero não marca um golaço ao passar pela marcação, mas Jérome Boateng salvou em cima da linha. No final da primeira etapa, a chance do segundo gol em dois tempos. Primeiro com David Silva e o goleiro pegou e na sobra, Barry bateu mal e desperdiçou uma boa chance.

Na etapa final, o time alemão até que tentou voltar mais ligado e no primeiro minuto, Pranjic chutou para fora, mas aos sete, após falha da zaga, Yaya Touré apareceu como elemento surpresa e marcou o segundo dos ingleses. Vale ressaltar o trabalho de pivô bem exercido por Dzeko.

O volante Barry quase marcou o terceiro em chutaço de fora da área, mas o goleiro Butt fez linda defesa. Neste momento, o Napoli fazia os gols sobre o Villarreal, o que eliminava a equipe inglesa (uma pena para a competição).

No final, Agüero poderia ter premiado a boa atuação com um lindo gol. Após driblar o marcador, argentino bateu forte, mas o goleiro Butt evitou mais um gol do City.

Com o resultado no El Madrigal, o Manchester City está fora da Champions e seguem, neste grupo A, Bayern de Munique e Napoli. O time alemão é bom e deve chegar longe. Já os italianos dependem do adversário das oitavas de final. Torço pelo sucesso do Napoli que é uma equipe que me agrada, mas confesso que não foi bom ver o time do Manchester City sendo eliminado na primeira fase.

Talvez, a única alegria dos Citizens é comemorar a eliminação precoce e surpreendente do Manchester United (vice-campeão na temporada passada), também na primeira fase da competição e as duas equipes irão se encontrar na Liga Europa e já saem como favoritas ao título.

OSWALDO DE OLIVEIRA SERÁ O TÉCNICO DO BOTAFOGO

Depois de cinco anos, Oswaldo de Oliveira está de volta ao Brasil e comandará o Botafogo na próxima temporada. O treinador estava no Kashima Antlers, onde conquistou por três vezes o Campeonato Japonês (2007/08 e 09), além de uma Copa do Imperador há três anos. Neste ano, venceu a Copa da Liga Japonesa, único troféu que lhe faltava por lá.

Oswaldo chegará em janeiro para substituir Caio Junior que obteve o nono lugar no Campeonato Brasileiro, mas em determinados momentos, chegou a estar na disputa pelo título.

No Rio de Janeiro, já comandou os outros três grandes e teve mais sucesso no Vasco, onde praticamente conquistou a Copa João Havelange (2000), já que foi demitido na semifinal da competição e foi finalista da Copa Mercosul, também vencida pelo Cruz-maltino.

Outras conquistas no futebol brasileiro foram pelo Corinthians. Campeão paulista e brasileiro em 1999 e do Mundial de Clubes do ano 2000. O último clube do técnico por aqui foi o Cruzeiro(2006).

O contrato de Oswaldo (que ainda se encontra no Japão) será válido por três temporadas e o desafio já começa no Campeonato Carioca. Com Flamengo, Fluminense e Vasco na Taça Libertadores da América, o Botafogo terá quase que a obrigação de vencer o Estadual, já que os rivais estarão com outro foco. Além do Cariocão, terá a Copa do Brasil e a Sul-Americana, além do Brasileiro, onde a torcida não aguenta mais ver o time começar bem e naufragar no final da competição.

Sempre gostei de Oswaldo de Oliveira como treinador. Era um dos principais nomes do futebol brasileiro até ''sumir'' e ir para o Japão. Não por acaso, foi cotado para ser técnico da Seleção Brasileira após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, mas quem ficou com o cargo foi Luiz Felipe Scolari que acabou vencendo a Copa do Mundo de 2002 na Ásia.

EUROCOPA 2012 TERÁ SUPER GRUPO DA MORTE

Na última sexta-feira, foi realizado, em Kiev, o sorteio dos grupos da Eurocopa 2012. A competição terá início no dia 8 de junho com o jogo entre Polônia e Grécia, válido pelo Grupo A. Por falar nesta chave, foi a considerada a mais fraca de toda a competição, além dos anfitriões e dos gregos, República Tcheca e Rússia compõem a chave.

Como em todas as competições, temos o grupo da morte. Três campeãs européias estão na mesma chave. O Grupo B conta com Alemanha, Dinamarca, Holanda e Portugal (única que ainda não foi vitoriosa no torneio). A atual campeã, Espanha caiu no Grupo C, ao lado de Croácia, Irlanda e Itália. O Grupo D possui Ucrânia (outra sede), França, Inglaterra e Suécia.

O evento contou com presenças ilustres. O francês Zinedine Zidane e o holandês Marco Van Basten participaram do sorteio.

Vou deixar minhas impressões sobre as chaves. No Grupo A, a Polônia, por atuar em casa, pode até passar de fase, devido à fragilidade dos adversários, mas ainda assim aponto tchecos e russos como favoritos. No grupo da morte devem restar, em minha opinião, a Alemanha (uma das favoritas ao título) e a Holanda. No último grupo, A Espanha deve ser a primeira da chave e pode ter a companhia da Itália, esta se já tiver melhorado muito desde a Copa do Mundo de 2010.

No Grupo D, Inglaterra e Suécia são apontadas como as seleções mais fortes. A França não vive uma boa fase e a Ucrânia, mesmo em casa, deve ser eliminada na fase inicial.

Sobre os favoritos ao título, vou de Espanha (a melhor seleção do mundo) e Alemanha que tem uma geração muito boa e tem tudo para realizar uma excelente competição. A Holanda também tem um belo time.

Vamos aguardar pelo início da competição, que é a mais forte após a Copa do Mundo. Costumam dizer que a Eurocopa é o Mundial sem Argentina e Brasil. Colocaria também o Uruguai nesta seleta lista.