Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

PEDIU PARA SAIR

O atacante Fernandão rescindiu, amigavelmente, seu contrato com o São Paulo. O jogador, sem espaço no Morumbi, pediu a diretoria para deixar o clube. O contrato do centroavante era válido até dezembro deste ano.

Quando chegou ao clube, Fernandão foi bem na estreia nas partidas contra o Cruzeiro pela Taça Libertadores da América. Só que seguidas contusões atrapalharam o desempenho do atleta no Tricolor Paulista.

No São Paulo, o atacante de 33 anos atuou em 39 partidas e marcou oito gols. Não me surpreenderia se o jogador retornasse ao Goiás, clube em que iniciou a carreira e onde estava antes de chegar ao Sampa. Mas se tiver em boas condições físicas, Fernandão tem mercado em muito clube grande do futebol brasileiro. Fluminense e Palmeiras já manifestaram interesse no atleta em outras ocasiões.

A melhor fase de Fernandão foi no Internacional, onde foi o capitão da conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006.

Com a saída do jogador, o setor ofensivo sãopaulino será composto por Dagoberto, Fernandinho, Luis Fabiano, que ainda não reestreou, e os meninos Henrique e Willian José.

QUEM É QUEM NA TAÇA LIBERTADORES

Na próxima quarta-feira, começarão a ser decidis os jogos das quartas de final da Taça Libertadores da América. A edição deste ano preza pelo equilíbrio. Dos 11 países participantes, sete ainda são representados por pelo menos um clube.

Normalmente quem domina a Libertadores são os times brasileiros e argentinos, mas em 2011, a zebra está à solta. Na semana passada, em um mesmo dia. Caíram Fluminense (atual campeão brasileiro), Internacional (atual vencedor da Libertadores), Cruzeiro e Grêmio. O Estudiantes que foi o campeão de 2009 também caiu fora ao ser derrotado, nos pênaltis, para o Cerro Porteño.

Dos brazucas, sobrou apenas o Santos de Muricy Ramalho. O adversário será o perigoso Once Caldas que surpreendeu o continente ao vencer o Cruzeiro em Minas Gerais. Acho que dá Santos, mas é bom abrir o olho. Peñarol e Universidad Católica tiraram Internacional e Grêmio, respectivamente, e evitaram um Gre-Nal que valeria vaga nas semifinais da principal competição sul-americana.

A Argentina ainda conta com o Vélez Sarsfield que é favorito no duelo diante do Libertad, algoz do Fluminense. Jaguares e Cerro fecham as quartas de final. Neste confronto, acho que passa o time paraguaio. Por falar no país guarani, vem de lá o maior número de times ainda vivos na competição. Cerro Porteño e Libertad representam o futebol paraguaio.

Abaixo, em negrito, os meus favoritos para chegarem às semifinais da Taça Libertadores da América.

QUARTAS DE FINAL


IDA



11/5 - 19h30 - Peñarol x Universidad Católica



11/5 - 21h50 - Once Caldas x Santos



12/5 - 20h15 - Vélez Sarsfield x Libertad



12/5 - 22h45 - Jaguares x Cerro Porteño






VOLTA



18/5 - 19h30 - Libertad x Vélez Sarsfield



18/5 - 22h - Santos x Once Caldas



19/5 - 20h - Universidad Católica x Peñarol



19/5 - 22h30 - Cerro Porteño x Jaguares

A CRISE NO FLUMINENSE

O que acontece com o Fluminense? Por que o atual campeão brasileiro está tão irregular em 2011? Quando todos pensam que o time está morto, os Guerreiros salvam, mas quando a situação é das mais tranquilas, o time vacila e decepciona como aconteceu em Assunção diante do fraco Libertad.

Não é novidade que o Fluminense vive uma crise interna e de cunho político. Desde que a nova diretoria assumiu, muitos problemas ocorreram. Nem o patrocinador aguenta mais esta situação. Celso Barros foi bem claro quando disse que existem muitas divergências entre a Unimed e a nova diretoria.

O primeiro episódio de contradição foi a saída do vice de futebol Alcides Antunes. Na mesma semana, o técnico Muricy Ramalho pediu demissão alegando falta de estrutura. Agora veio a situação do atacante Emerson, afastado do clube por motivos disciplinares.

O Sheik que saiu falando que estava tudo errado nas Laranjeiras. Segundo Emerson, falta comando ao treinador que é interino e a diretoria faria reuniões com jogadores que possuem lideranças no elenco. Leia-se Fred.

Acho que a medida mais equivocada foi não ter escolhido um técnico de ponta para o lugar de Muricy. Enderson Moreira assumiu o time no dia 23 de março na vitória, apertada, sobre o América-MEX no Engenhão. Só que Enderson não tem cartel para comandar o atual campeão do Brasil. Onde este cidadão trabalhou? No Ipatinga e como auxiliar do Internacional. Dá para ser técnico do Fluminense? Lógico que não.

A diretoria acertou a chegada de Abel Braga, mas só para junho. De que adianta? Enderson Moreira não tem pulso como disse Emerson e é bem possível que o time estivesse sendo escalado por jogadores. Por que será que Fred nunca era substituído? O escolhido sempre era Rafael Moura que, ultimamente, vinha marcando mais gols que o capitão tricolor.

Está tudo errado no Fluminense. Ou mudam tudo agora ou vão penar no Brasileiro e a crise pode aumentar ainda mais. O patrocinador já disse que não fará loucuras em reforços. O tempo livre que o clube terá parado (23 dias) pode servir para tentar colocar a casa ordem.