Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

OBRIGADO, EDMUNDO!

Ah é Edmundo, Ah é Edmundo!!! Este foi o grito entoado nas arquibancadas de São Januário para a despedida oficial do Animal. A festa foi mais do que merecida. Poucos jogadores tiveram tanta identificação e carinho por um clube como na relação Edmundo-Vasco da Gama.


Muitas foram as homenagens. Placar eletrônico mostrando os melhores momentos da carreira do jogador pelo clube cruz-maltino, queima de fogos de artifício na entrada do time em campo, palavras de carinho do atual presidente, Roberto Dinamite e inúmeras faixas, bandeiras e camisas. Tudo para Edmundo. Até a presença de Eurico Miranda que não aparecia há três anos.

A vitória por 9 a 1 sobre a equipe sub-20 do Barcelona de Guayaquil foi o que menos importou em São Januário. O adversário foi escolhido pelo próprio atleta que disse que esta foi a partida que não jogou, mas era a que mais gostaria de ter disputado com a camisa do Vasco. Foi sobre os equatorianos que, em 1998, o Vasco conquistou seu troféu mais importante, a Taça Libertadores da América.

Mais de 21 mil pessoas estiveram na Colina para dar adeus ao ídolo. Para muitos (inclusive eu), o jogador foi o melhor do Planeta em 1997, onde só faltou fazer chover na campanha do título brasileiro.

Antes do jogo, Juninho passou a braçadeira de capitão para o dono da festa que em breve completará 41 anos. Mas mesmo assim conseguiu jogar por 85 minutos.

A partida começou e aos dez minutos, Eder Luis fez linda jogada pela direita e cruzou para Edmundo que pegou muito embaixo e mandou por cima da meta defendida por Morales, mas o primeiro gol não poderia ser de outro.

O lateral-esquerdo Thiago Feltri fora derrubado fora da área, mas o árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique resolveu ajudar e marcou pênalti. Marcado por falhar em momentos decisivos, Edmundo caminhou calmo e tranquilo para a cobrança e deslocou o goleiro do Barcelona-EQU.

O segundo gol também começou com o camisa 10 passando para Fagner que encontrou Alecsandro na área. O camisa 9 se livrou da marcação e marcou mais um.

O terceiro gol foi uma belíssima jogada. Edmundo fez lindo lançamento para Fagner que cruzou após evitar a saída da bola e o Animal , na área, pegou de primeira. Belo gol que seria o último de Edmundo com a camisa do Vasco.

No final do primeiro tempo, Dedé falhou feio e os equatorianos diminuíram com o também experiente Asencio. Só que antes de terminar a primeira etapa, Juninho, com extrema maestria, colocou a bola no ângulo de Morales e anotou o quarto do Vasco.

No segundo tempo, um apagão não foi capaz de esfriar a festa que vinha das arquibancadas. Mesmo na escuridão, a torcida não parava de cantar e relembrar os bons tempos.

O quinto gol do Vasco foi um gol contra, após finalização de Eder Luis. Depois de 20 minutos de interrupção (por falta de energia), Fellipe Bastos, de falta, marcou o sexto.

Fellipe Bastos e Allan entraram muito bem e foram os responsáveis pelo sétimo gol marcado por Allan. O oitavo foi de Diego Souza em forte chute cruzado.

Até que aos 40 minutos, Cristóvão Borges colocou Willian Barbio no lugar de Edmundo. Todos de pé em São Januário para aplaudir o ídolo pela última vez. Ao sair de campo, o som do estádio tocava o hino do clube. Visivelmente emocionado e às lágrimas, o ex-atacante apenas agradecia de coração.

Ainda houve tempo para o nono gol, marcado novamente por Allan. Mas como disse anteriormente, o resultado foi o que menos importou.

Parabéns ao Vasco pela linda festa e a Edmundo que terá para sempre a eterna gratidão de um dos maiores times do futebol brasileiro. Não é absurdo nenhum dizer que Edmundo, para alguns, é o maior ídolo da história do clube carioca. Ou estou enganado?

OLIMPIA VENCE E FLAMENGO PREOCUPA NA LIBERTADORES

O Flamengo foi derrotado pelo Olimpia em Assunção e se complicou para a sequência da Taça Libertadores da América. Esta foi a primeira derrota da equipe brasileira, mas capaz de fazer o time despencar para a terceira colocação no Grupo 2 com cinco pontos. Lanús e Olimpia estão na ponta com sete. O Emelec vem em ultimo com apenas três.


O técnico Joel Santana deixou claro, já na escalação, que aceitaria de muito bom grado um empate e por isso começou a partida com três volantes (Muralha, Luiz Antonio e Willians). Bottinelli e Ronaldinho estavam no meio e apenas Vagner Love jogava no ataque.


O Fla foi o primeiro a assustar com Vagner Love que ganhou da marcação, mas chutou por cima. A resposta dos donos da casa foi rápida e mortal. Aos seis minutos, Zeballos mandou para a área, a zaga não afastou e o capitão Órteman chutou de direita para abrir o placar.


O Flamengo não conseguia chegar tocando a bola, apesar de ter maior posse. Apenas os chutes de longa distância apareciam como alternativa. Em uma falha do goleiro Silva, Ronaldinho cruzou e Vagner Love errou na finalização. No final do primeiro tempo, o goleiro Felipe teve de se desdobrar para pegar bomba de Marín.


Na volta para o segundo tempoo, logo aos três minutos, Ronaldinho descolou belo lançamento para Vagner Love que tocou, de canhota, na saída de Silva. Era o empate rubro-negro. Mas não deu tempo nem de comemorar. A zaga falharia novamente na marcação e o time da casa voltaria a ficar na frente do marcador aos oito. Após chutão para o alto, a bola chegou para Zeballos que ganhou limpamente de Willians e bateu. Felipe operou um milagre, mas no rebote, o atacante não perdoou. Festa no Defensores del Chaco.


No momento em que Joel Santana resolveu ser corajoso ao colocar um atacante (Deivid) na vaga de um volante (Muralha), o Olimpia marcou mais um. Aos 25 minutos, o meia Aranda driblou Léo Moura, na intermediária e acertou uma bomba rasteira que Felipe não alcançou.


Os brasileiros não desistiram e o argentino Bottinelli diminuiu o prejuízo aos 32 minutos em um bonito gol de fora da área, mas acho que contou com a compreensão de Silva que estava muito adiantado.


O Fla tentou fazer o mesmo que o Olimpia conseguiu no Engenhão: arrancar um empate fora de casa no final do jogo, mas apesar da luta dos jogadores, não deu para trazer ao menos um ponto para o Brasil.


A situação flamenguista não é nada boa na Taça Libertadores. O time deve ter que vencer as duas próximas partidas (Caracas na Venezuela e Lanús no Rio de Janeiro) para conseguir a classificação para a fase seguinte. Todos sabiam que a chave era complicada e não é de hoje que o Flamengo não apresenta um futebol convincente, de encher os olhos dos torcedores.