Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ATLÉTICO-MG E CRUZEIRO JOGAM CADA UM POR UM SONHO

Depois de passar quase que todo o Campeonato Brasileiro lutando contra a zona de rebaixamento, o Atlético-MG escapou e para completar a felicidade dos torcedores, tem a chance de rebaixar o grande rival, Cruzeiro.



A partida na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, só terá a presença da torcida do Cruzeiro (como acordado antes da competição) que esgotou os ingressos, mas os atleticanos estão ansiosos para, quem sabe, mandar a Raposa para a Série B, o que igualaria o fato do Galo em 2005.


O Cruzeiro está com 39 pontos na 16ª posição, uma colocação acima da zona. O Ceará tem um ponto menos e encara o Bahia em Salvador, mas parece que o Tricolor não pretende fazer jogo duro com o Vozão. Se o Ceará vencer, obriga o Cruzeiro a fazer três pontos contra o Galo. Um empate do Vozão e o time de Vágner Mancini escapa mesmo em caso de derrota.


Um fato curioso é que o Bahia (de quem tanto o Cruzeiro depende) é treinado atualmente por Joel Santana, o mesmo demitido da Raposa, assim como Cuca que hoje está no Atlético-MG. Os ex-técnicos do time celeste podem resolver se vingar e a Série B é logo ali.


Para piorar a situação, o goleiro e capitão Fábio, o volante Marquinhos Paraná e o craque Montillo estão suspensos e não jogam a partida decisiva. No Galo, o desfalque, pelo mesmo motivo, é o atacante Neto Berola, mas o time embalou e pretende dar de presente para a torcida o rebaixamento do rival.


Para falar que não joga por nada, o Galo ainda busca vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana. Só fico imaginando como estão sendo os dias do meu amigo e atleticano fanático Edigar Cruz.


Sei que o nervosismo e, principalmente os desfalques, podem atrapalhar e muito os planos dos cruzeirenses, mas não acredito na queda da Raposa, porém confesso que, no início do campeonato, nunca poderia imaginar que o Cruzeiro chegasse à última rodada em tal situação.


Tenho certeza que o Atlético fará de tudo para vencer, mas não vejo o Galo saindo de Sete Lagoas com os três pontos. É claro que Fábio e Montillo fazem muita falta, mas o goleiro Rafael, apesar de jovem, é bom e Roger, se quiser jogar, também pode ser uma boa figura (claro que não se compara ao argentino, dono da camisa 10).


No Atlético, destaco a dupla de zaga formada por Leonardo Silva (zagueiro-artilheiro) e Réver e as subidas de produção de Daniel Carvalho e André. O jovem Bernard também provou que é uma boa revelação do time treinado por Cuca.

UM ATLETIBA PARA A HISTÓRIA

Um dos jogos mais importantes da 38º rodada do Campeonato Brasileiro será realizado na Arena da Baixada, em Curitiba. Atlético-PR e Coritiba se enfrentam no clássico que já é considerado como o mais importante Atletiba da história.



O Furacão, apesar de jogar em casa, vive um drama na Série A. A equipe dirigida por Antônio Lopes (que pode ser rebaixado novamente, já foi com o Vitória) está na 18ª colocação com 38 pontos ganhos e apenas uma vitória e as derrotas de Ceará e Cruzeiro livram a equipe da Segundona. O Furacão faz campanha horrorosa, a pior desde que está na primeira divisão. Em 37 rodadas, só não figurou na zona de rebaixamento uma vez.



O Coritiba, surpreendeu a muitos e chegou na última rodada, na zona de classificação para a Taça Libertadores da América do próximo ano. O Coxa atingiu o quinto lugar com 57 pontos e, caso vença, se garante na competição internacional.


Vale lembrar que a boa campanha do Coritiba não vem de hoje. O clube paranaense ficou em segundo lugar na Copa do Brasil e encantou o país no primeiro semestre com uma série invicta que parecia não ter fim e, desta forma, conquistou o Estadual.


Se falarmos em merecimento, acho que o Atlético-PR deveria cair e o Coxa jogar a Libertadores, mas futebol não tem lógica e não ficarei no muro neste confronto. Creio que o Furacão vá vencer o jogo, mas acho que não escapará do descenso por causa dos outros resultados da rodada que não devem ajudar.


Vou falar de um jogador de cada clube no fim do post. Paulo Baier, o artilheiro da era dos pontos corridos, não merecia ter uma mais queda no currículo (já caiu com o Goiás) e no Coxa, fiquem de olho no meia Rafinha que é muito bom de bola e deve pintar em algum clube grande para a temporada 2012. Parabéns também ao técnico Marcelo Oliveira que, certamente, foi um dos melhores treinadores do ano no Brasil.

A SELEÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2011

Faltando apenas uma rodada para o final do Campeonato Brasileiro, vou listar aqui a Seleção do campeonato para o Futebol em Foco. Tivemos grandes jogadores desfilando talento pelos gramados do país. Não foi fácil chegar a 11 nomes e muito menos escolher o craque da competição que foi uma das mais equilibradas dos últimos anos.


Para o gol, escolho Felipe do Flamengo que fez partidas memoráveis. Só para citar duas, não podemos esquecer o jogo do turno contra o Vasco e nem a partida diante do Internacional na rodada passada. Os laterais foram dois jogadores que, até antes de começar o campeonato, eram meros desconhecidos do público. Na direita, Bruno do Figueirense e pela esquerda, Cortês do Botafogo. Está certo que o Alvinegro deu uma caída no returno, mas mesmo assim foi o melhor da posição. Na zaga, não foi difícil de decidir. Dedé do Vasco é unanimidade nacional. Ao seu lado escalo Leandro Castán do Corinthians. Réver do Galo também merece ser mencionado, mas não foi melhor que os dois citados anteriormente.




No meio, a dupla de volantes é corintiana. Ralf e Paulinho foram a sustentação do time de Tite e ainda apareciam no ataque várias vezes para marcar gols. Na armação, os escolhidos foram Diego Souza do Vasco que também deu uma caída na reta final e Montillo do Cruzeiro que fez um primeiro turno excelente, mas despencou junto com o time no restante da competição. Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho tiveram lampejos, mas acho que o vascaíno e o cruzeirense foram melhores no geral.




Meu ataque também não foi muito difícil de ser montado. Sei que muitos podem falar que o artilheiro Borges deveria estar na relação, mas ninguém jogou mais bola que Neymar e Fred no setor ofensivo. Até o momento, Borges é o artilheiro do Brasileirão ( o post foi publicado antes da última rodada), mas a média de Fred é bem superior. Outro que merece destaque é o colorado Leandro Damião, mas uma séria contusão atrapalhou os planos do centroavante que ficou afastado por quase dois meses.




O melhor técnico da competição, em minha opinião, foi Jorginho do Figueirense. Eu nunca gostei do trabalho do ex-auxiliar de Dunga, mas no Figueira, provou ser um bom treiandor e fez milagres. Quem poderia imaginar que o time catarinense estaria, na última rodada, brigando por uma vaga na próxima Taça Libertadores da América?




A revelação do campeonato também vem do Orlando Scarpelli. O atacante Wellington Nem que pertence ao Fluminense, fez um excelente campeonato e chamou a atenção dos torcedores. Outro atleta que deixou ótima impressão foi Osvaldo, do Ceará. Para craque do Brasileiro, fiquei entre Dedé, Fred e Neymar, mas escolhi o santista por jogadas geniais feitas na competição. O atacante do Peixe não participou de tantos jogos, mas fez lances memoráveis e merece ser eleito o craque do Brasileirão. Como esquecer a partida diante do Atlétco-PR na Vila Belmiro, onde marcou quatro gols.




Seleção do campeonato: Felipe (Flamengo); Bruno (Figueirense), Dedé (Vasco), Leandro Castán (Corinthians) e Cortês (Botafogo); Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians), Diego Souza (Vasco) e Montillo (Cruzeiro); Neymar (Santos) e Fred (Fluminense). Técnico: Jorginho (Figueirense) Revelação: Wellington Nem (Figueirense) Craque: Neymar (Santos).