Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

OS GRUPOS DA CHAMPIONS LEAGUE

Em sorteio realizado em Mônaco, a UEFA divulgou os oito grupos da próxima edição da Champions League. Foram listados os 32 times maior fortes do futebol europeu. A competição começa no dia 11 de setembro e vai até 25 de maio. A grande decisão será no Estádio Wembley, na Inglaterra.
 
A 58ª edição tem como principais favoritos os espanhóis Barcelona e Real Madrid, os ingleses Manchester City e Manchester United, além do Bayern de Munique que sempre chega longe.
 
Na solenidade, Andeas Iniesta foi eleito, através dos votos de de jornalistas, o melhor jogador da Europa na última temporada. É bom frisar que esta eleição não tem nada a ver com a que a Fifa vai fazer em janeiro. Ali sim fica decidido oficialmente o melhor jogador do mundo. O meia espanhol, campeão da Eurocopa, desbancou nada mais, nada menos que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
 
Dentre os grupos, podemos afirmar que o Milan pegou a chave mais fraca ao cair com Zenit, Anderlecht e Málaga. Já o grupo mais equilibrado é o do Real Madrid que ainda terá Manchester City, Ajax e Borussia Dortmund (bicampeão alemão).
 
O atual vencedor, Chelsea, jogará na fase de grupos contra o Shakhtar Donetsk, Juventus (campeão italiano invicto) e o desconhecido Nordsjaelland-DIN. As estrelas do Barcelona pegam Benfica, Spartak Moscou e Celtic-ESC.
 
Quem também ficou na boa no sorteio foi o Manchester United (eliminado na primeira fase no ano passado) que jogará contra Braga, Galatasaray e Cluj-BEL. O milionário Paris Saint Germain entrou no pote 3 e caiu no Grupo A que tem o Porto como cabeça de chave e ainda o Dínamo de Kiev e o Dínamo de Zagreb-CRO.
 
Duas coisas que não entendi muito no sorteio foi Arsenal e Porto serem cabeças de chave. Manchester City e Juventus poderiam ocupar tais postos. Até porque foram campeões ingleses e italianos respectivamente. A equipe italiana ficou como terceira força no pote 3, assim como o PSG, enquanto Braga-POR, Dínamo de Kiev-UCR e Zenit-RUS apareceram como segundas forças em suas chaves para efeito do sorteio. A Champions League terá três times estreantes nesta temporada: Málaga-ESP, Montpellier-FRA e o Nordsjaelland-DIN. 
 
Como de praxe, vou deixar,e negrito os meus favoritos para avançarem de fase na Champions League:

Grupo A
Porto
Dínamo de Kiev
Paris Saint Germain
Dínamo de Zagreb

Grupo B
Arsenal
Schalke 04
Olympiakos
Montpellier

Grupo C
Milan
Zenit
Anderlecht
Málaga

Grupo D
Real Madrid
Manchester City
Ajax
Borussia Dortmund

Grupo E
Chelsea
Shakhtar Dontesk
Juventus
Nordsjaelland

Grupo F
Bayern de Munique
Valencia
Lille
Bate Borisov

Grupo G
Barcelona
Benfica
Spartak Moscou
Celtic

Grupo H
Manchester United
Braga
Galatasaray
Cluj

BOJAN ASSUME A CAMISA 22 DO MILAN


O Milan apresentou um reforço vindo do futebol espanhol e deu a ele a camisa 22. Os torcedores sonhavam que Kaká voltasse a vestir a camisa que imortalizou, mas a realidade é outra e quem chega é Bojan Krkic, ex-Roma.
 
O atacante de 22 anos foi emprestado pelo Roma, onde passou a última temporada. Bojan é cria das divisões de base do Barcelona e resolveu atuar no futebol italiano em busca de uma sequência de jogos, já que era quase impossível triunfar no estrelado time catalão.
 
Bojan chegou ao Roma na última temporada por indicação do técnico Luis Enrique (também ex-Barça).
 
Na apresentação, o reforço deu uma declaração curiosa. Disse que um grande craque que atua no Barça, sonha em jogar no Milan, mas não quis revelar o nome do jogador. Seria Messi? Quem sabe.
 
Na Itália, o jogador chega para ajudar ao técnico Massimiliano Allegri a montar o sistema ofensivo. O treinador não pode contar com os brasileiros Alexandre Pato e Robinho, ambos lesionados e as opções atualmente são El Shaarawy e Pazzini, recém chegado da Internazionale trocado por Cassano.
 
Vi algumas partidas de Bojan no Barcelona quando entrava no decorrer de algumas partidas. Parecia ser promissor, mas esperava que tivesse sucesso no Roma. Se não deu certo por lá, daria no Milan?

GRÊMIO VENCE E ENTRA NA BRIGA PELO TÍTULO

O Grêmio entrou de vez na briga pelo título brasileiro ao derrotar o Vasco no Estádio Olímpico por 2 a 0 com gols de Marcelo Moreno e Kléber. Sendo um em cada tempo.

O time comandado por Vanderlei Luxemburgo aproveitou os empates de Atlético-MG (contra a Ponte Preta) e Fluminense (contra o Corinthians) para encostar nos ponteiros. Os gaúchos estão com 40 pontos. Já o Vasco segue sem saber o que é vencer há cinco rodadas (quatro derrotas e um empate), mas ainda está em quarto com 35 pontos ganhos.

As duas equipes estavam desfalcadas de jogadores experientes. No Grêmio, Elano estava fora por contusão e Juninho não atuou por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

As chances eram escassas e apenas aos 32 minutos teve um lance de perigo. Kléber recebeu passe de Marquinhos, mas Fernando Prass fez boa defesa.

O sistema defensivo do Vasco estava muito mal. As atuações dos laterais Auremir e William Matheus eram muito fracas e o time da casa abriu o marcador aos 41 minutos. O bom centroavante Marcelo Moreno ganhou no alto e pegou rebote de Prass para fazer a festa dos torcedores.

No intervalo, Cristóvão Borges fez a mexida que vem realizando em todas as partidas. Saiu William Barbio para a entrada de Tenorio. O time melhorou, mas o juiz Luiz Flávio de Oliveira errou ao marcar toque de mão na hora em que o atacante equatoriano sairia na cara de Marcelo Grohe.

Aos 12 minutos, o Grêmio aumentou em um chute de fora da área de Kléber. A bola desviou no zagueiro Douglas e matou Fernando Prass.

O Vasco perdeu as poucas forças que tinha. O meia Felipe quase foi expulso. Já tinha cartão amarelo e estava muito nervoso. Entrou Wendel. Carlos Alberto, muito pouco notado, deu lugar a Pipico.

O elenco do Vasco não merece estar na posição que ocupa. Parece que o G-4 é momentâneo para o time de São Januário. Os vascaínos até mandaram uma bola na trave com Douglas.

O Grêmio pode chegar muito longe ainda. O Galo tem 44 pontos e o Flu está com 43. Os gaúchos têm um bom elenco com muitos jogadores experientes, além de um técnico que sabe tudo de pontos corridos. O Brasileirão vai ficar ainda mais emocionante.