Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ANÁLISE DA SÉRIE B APÓS 20 RODADAS

Já passamos da metade da Série B do Campeonato Brasileiro. Em 20 rodadas disputadas, já dá para fazer algumas análises visando o final da competição. 

O Palmeiras, líder com 45 pontos, não só deve conseguir o acesso com relativa facilidade e antecedência, como deve faturar o título (assim como em 2003). Até aqui, apenas América-MG, Boa Esporte e Sport derrotaram o Verdão que está com um aproveitamento de 75%.

Outro que, para muitos, já pode ser considerado como time de Série A em 2014 é o Chapecoense. Os catarinenses estão com uma campanha bem sólida e ocupam a segunda posição na tabela com dois pontos a menos que o Palmeiras. O aproveitamento, em pontos, é superior a 71%.

O Paraná, conseguiu se desgarrar em terceiro lugar e abriu uma vantagem de cinco pontos para o Joinville (39 a 34), mas ambas as equipes são bem irregulares. Acho mais fácil o Sport (5º na tabela) conseguir o acesso. O Leão vem com 31 pontos. Assim como o (surpreendente) Icasa, Avaí, América-MG e o Boa Esporte (outra surpresa). O Figueira, em décimo (30 pontos), fecha a relação de times com chances em minha opinião.

Na parte debaixo da tabela, os times do Norte estão muito mal. O América-RN até deu um salto e saiu da zona de rebaixamento para o 16º lugar. O rival, ABC é o lanterninha e deve voltar para a Série C em 2014. São Caetano (19 pontos em 19º), Paysandu (20 pontos em 18º) e Atlético-GO (20 pontos em 17º) também estão na zona da degola. Guaratinguetá (21 pontos), ASA e Oeste (ambos com 23) seguem ameaçados.

Entre os jogadores, destaco três na competição. O atacante Bruno Rangel, do Chapecoense, não para de fazer gols. Já são 19. Marcos Aurélio, do Sport, também vive excelente fase. Marcou 11 gols na competição. E por último, Rodriguinho, ex-América-MG. Vinha sendo, em minha opinião, o melhor jogador da competição e despertou interesse de grandes clubes como Atlético-MG, Internacional e Santos, porém foi vendido para o El Jaish, do Qatar.  

Vou deixar em negrito o meu palpite para as quatro vagas para a Série A e mais os quatro que cairão para a Série C.  

Times que sobem: Chapecoense, Palmeiras, Paraná e Sport (ordem alfabética)
Times que caem: ABC, ASA, Guaratinguetá e São Caetano (ordem alfabética) 

 

VOLTA MURICY E CAIU AUTUORI

Depois de 17 partidas e 11 rodadas consecutivas na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, a diretoria do São Paulo resolveu demitir Paulo Autuori (para alegria de muitos vascaínos). Muricy Ramalho foi contactado e acertou rapidamente o retorno ao clube em que foi tricampeão brasileiro (2006, 2007 e 2008).

Esta foi a segunda passagem de Autuori pelo Morumbi. Na primeira vez, saiu como campeão do mundo em 2005. Nos 17 jogos em que esteve à frente do clube, conseguiu apenas três vitórias, quatro empates e foi derrotado em dez oportunidades. O aproveitamento de 25%  foi muito ruim.

Na próxima quinta-feira contra a Ponte Preta, em jogo de confronto direto, Muricy já deve comandar a equipe, mas o eterno auxiliar, Milton Cruz, está de sobreaviso.

O São Paulo está em 18º lugar na tabela de classificação com apenas 18 pontos em 19 partidas disputadas.

O nome de Muricy já era preferência antes mesmo da chegada de Autuori. Na época em que Ney Franco foi demitido, os torcedores pediam nas arquibancadas pelo retorno do ex-técnico do Santos. 

A missão não é fácil, mas não acredito que o São Paulo esteja na Série B em 2014. Muricy sairá como o salvador da pátria. Já Autuori, que largou o Vasco, está desempregado e deve ficar neste estado até o fim da temporada.

CABOFRIENSE E BONSUCESSO NO CARIOCÃO - 2014

Estão definidas as duas equipes que sobem para a Série A do Campeonato Estadual de 2014. Cabofriense e Bonsucesso foram as melhores da Segundona e estão de volta à elite do Carioca.

O time da Região dos Lagos ficou com o título. Após derrotar o Bonsucesso por 1 a 0 com gol de Eberson (foto) na última sexta-feira, o acesso estava garantido, mas ainda dependia do jogo entre Bonsuça e América em Teixeira de Castro para saber se seria campeã ou vice. Com o empate sem gols, a Cabofriense garantiu o caneco e o time da Leopoldina ficou com a segunda vaga para tristeza da sofrida torcida do Mequinha.

Os três times foram para o triangular final sonhando com o retorno à primeira divisão carioca. Mais uma vez, devemos ressaltar a qualidade de mais um bom trabalho desempenhado pelo técnico Toninho Andrade (campeão com o time de Cabo Frio). No Bonsucesso, Ricardo Barreto (que teve uma rápida passagem pelo Botafogo em 1996) foi o comandante e também merece ser parabenizado.

Tomara que as duas equipes, que tanto brigaram e lutaram pelo acesso, consigam se planejar para fazerem um bom Estadual a partir de janeiro de 2014.