Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ENFIM, ALEX SERÁ TITULAR DO CORINTHIANS

O técnico Tite não poderá contar na partida decisiva do Corinthians com o volante Ralf (sério desfalque), o meia Danilo e o atacante Emerson (punido há pouco por um pisão no jogador Daniel, do Avaí), mas em compensação, terá que colocar o apoiador Alex entre os titulares. Não entendia como Tite abria mão da qualidade técnica do meia. Danilo não vive boa fase não é de hoje, mas mesmo assim, Alex era preterido do time titular.


Com certeza, Ralf fará muita falta. Moradei deve ser o cabeça de área, mas acho que a posição de armador é muito mais decisiva que a de volante. Considero Alex, o melhor jogador do Corinthians. Ralf e Paulinho exercem um papel muito importante, mas não são tão decisivos.



Alex foi a contratação mais cara do Timão nesta temporada, algo em torno de 14 milhões de reais. O atleta estava atuando no futebol russo (Spartak Moscou) e retornou ao Brasil para ficar mais próximo da Seleção Brasileira.



O jogador, de 29 anos, está no Timão há seis meses e marcou um dos gols mais importantes na trajetória do clube neste Campeonato Brasileiro. Em jogo muito complicado contra o Internacional, em Porto Alegre, Alex fez um belo gol de falta no final da partida. Contra o Figueirense, com poucos minutos em campo, já que foi reserva (erradamente), o apoiador fez linda jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Liédson que marcou o gol que chegou a dar o título ao clube por alguns minutos.



Alex não pode ficar de fora do time e coube ao destino fazer com que Danilo recebesse o terceiro cartão amarelo contra o Figueira para facilitar a vida de Tite que teve de arrumar um lugar para o meia em campo contra o Palmeiras no Pacaembu.

OS ALVOS DO BOTAFOGO

Ainda com chances, mesmo que remotas, de conseguir uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América, o Botafogo pensa não só na última rodada contra o Fluminense em Volta Redonda, como na escolha do novo treinador para 2012. A diretoria, recém eleita para mais um triênio, já definiu os alvos prioritários.


Paulo Autuori, campeão brasileiro pelo Alvinegro, em 1995, e Mundial Interclubes pelo São Paulo dez anos mais tarde, é o nome que mais agrada, mas o treinador tem vínculo com a Seleção olímpica do Qatar e isto pode dificultar um acerto.


O plano B e não menos vencedor é Oswaldo de Oliveira que está há muito tempo no futebol japonês, mas já sinalizou com um possível retorno ao futebol brasileiro na próxima temporada. No Rio de Janeiro, o carioca já trabalhou no Vasco, Flamengo e Fluminense e praticamente levou o time do Cruz-maltino à conquista do Campeonato Brasileiro e da Copa Mercosul de 2000. O treinador fora demitido na semifinal do Nacional e final da competição sul-americana. Por isso, quem levantou os troféus foi Joel Santana.


Oswaldo de Oliveira também teve uma excelente passagem pelo Corinthians, onde sagrou-se campeão brasileiro em 1998 e 1999 (como auxiliar de Vanderlei Luxemburgo) e, como treinador, conquistou o Mundial de Clubes da Fifa (2000) no Maracanã com uma vitória nos pênaltis sobre o Vasco.


As escolhas são muito boas. Resta saber se o Botafogo conseguirá concretizar um dos sonhos. São dois excelentes profissionais. Eu prefiro Paulo Autuori (que também ganhou a Libertadores-1997 com o Cruzeiro) se tivesse que optar por um nome. Outro que pode aparecer nesta relação botafoguense é o nome de Levir Culpi que está de volta do Japão e já fez um bom trabalho no Alvinegro na campanha do acesso para a primeira divisão em 2003.


Sobre as chances, ainda este ano, não estou nada otimista. Não acredito que o time da Estrela Solitária derrote o Fluminense e, caso isso aconteça, ainda teria que torcer por tropeços de Flamengo, Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo. É melhor mesmo começar a planejar a próxima temporada.

VASCO PERDE E CHEGA AO FIM O SONHO DA TRÍPLICE COROA

O Vasco não resistiu a força do Universidad de Chile e perdeu no Caldeirão da Santa Laura e perdeu por 2 a 0 com sobras para os chilenos. E assim chega ao fim o sonho dos torcedores cruz-maltinos de conquistarem a Tríplice Coroa na temporada.

O técnico Cristóvão Borges resolveu escalar Nilton na equipe titular e deixou Bernardo no banco. Diego Souza atuou no ataque ao lado de Alecsandro, na vaga de Elton (barrado).

O primeiro lance de perigo do jogo foi dos donos da casa. Após lançamento na frente, Vargas saiu na cara de Fernando Prass, tentou driblar, mas o arqueiro conseguiu pegar a bola. A resposta dos brasileiros foi com Rômulo (melhor do time) que aparecia na frente como elemento surpresa, mas o chute foi para fora.

A La U continuava apostando na velocidade do excelente Vargas que chutou para o gol, mas Prass fez a defesa mais uma vez. Só que aos 30 minutos, a zaga vascaína bateu cabeça e os chilenos marcaram o primeiro. Após milagre de Fernado Prass em finalização de Aranguiz, a bola sobrou, na direita, para o centroavante Canales que encheu o pé para estufar as redes brasileiras.

No segundo tempo, Cristóvão Borges acertou o que tinha feito de errado antes da partida começar. Colocou Bernardo e o escolhido para sair foi Allan, sumido na partida.

O Vasco chegou bem no início em duas oportunidades. Primeiro, em chute de Rômulo, de fora da área que o goleiro Jhonny Herrera pegou e botou para escanteio. Na cobrança, Dedé quase marca de cabeça.

Mas apesar do Vasco tentar, o time chileno era mais organizado e tinha muito mais fôlego. Juninho saiu, cansado, e também errou demais nos passes e até nas bolas paradas, mas entrou o improdutivo Leandro (xodó de Cristóvão).

Por pouco, a Universidad não ampliou com Vargas que chegou a dar um lençol em Prass, mas não conseguiu completar para o gol, porque a bola saiu pela linha de fundo.

O que já estava ruim para o time carioca piorou aos 24 minutos após Fagner dar uma cotovelada em um adversário e ser, acertadamente, expulso e aproveitando que o lado direito ficou vulnerável, a La U avançou por ali e aumentou o marcador.Mena (muito bom lateral) cruzou e Vargas escorou para as redes de Prass para euforia dos torcedores.

No fim, a zaga do Universidad de Chile falhou (coisa raríssima) e Bernardo cruzou, mas Alecsandro passou da bola e não conseguiu aproveitar.

A classificação dos chilenos foi mais do que merecida. O time de Jorge Sanpaioli é muito bem armado e o considero favorito para o duelo contra a LDU nas duas próximas semanas. O time conta com um goleiro seguro, o ex-corintiano Jhonny Herrera, a zaga formada por Osvaldo e Marcos Gonzalez também é muito boa. No meio, Castro é um motorzinho. Na frente, Vargas, o craque e Canales assumem o papel de matadores, assim como Lorenzetti que ficou na reserva.

Ao Vasco, cabe focar na última rodada do Brasileirão, onde a equipe ainda têm chances de ficar com o título. Basta vencer o Flamengo e torcer para a derrota do Corinthians diante do Palmeiras. Não é fácil, mas ainda dá para acreditar.