Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

JUNINHO NÃO JOGA MAIS EM 2013 E PODE SE APOSENTAR DO FUTEBOL

O que a torcida do Vasco temia, foi confirmado. Juninho Pernambucano, maior ídolo dos vascaínos atualmente, não joga mais em 2013 e pode até encerrar a carreira após a lesão no púbis que o tirou de campo aos sete minutos do primeiro tempo na partida contra o Santos, no Maracanã no último domingo.

Exames comprovaram que Juninho precisará de pelo menos três meses de recuperação. O atleta agradeceu às mensagens de apoio e garantiu que continuará junto do grupo nesta luta contra o rebaixamento.

Em janeiro, o meia completa 39 anos e ainda não sabe se continua ou não no futebol. O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, está confiante que o jogador ainda atua no Campeonato Estadual.

A experiência de Juninho é fundamental ao Vasco. Assim como sua qualidade dentro de campo e a perigosa bola parada, mas a condição física neste momento do campeonato, também é muito importante. Em alguns jogos, o Vasco chegou a jogar melhor sem a presença do capitão que deve ser substituído pelo xodó dos torcedores, Bernardo que também passou muito tempo no departamento médico. 

DORIVAL VOLTA AO RIO E SEGUE LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO

O Fluminense ficou poucas horas sem treinador. A diretoria anunciou, através do site oficial, o acerto com Dorival Júnior que até há 15 dias estava lutando contra o rebaixamento no comando do Vasco da Gama.

Dizem que o nome preferido era Caio Júnior que não teria aceitado um vínculo até o final do Campeonato Brasileiro. O treinador teria exigido um vínculo que o garantisse em 2014 independente ou não do resultado na luta contra a degola. O Fluminense está em 18º lugar com 36 pontos a um de sair da zona do mal.

Dorival Júnior não fez maiores objeções, fechou rapidamente e já comanda treinamento visando à partida contra o Náutico na próxima quinta-feira no Maracanã.

O Fluminense será o terceiro clube carioca em que Dorival trabalha como técnico. Já esteve no Flamengo, além do Vasco, onde conquistou a Série B de 2009. O treinador ainda tem no currículo a Copa do Brasil de 2010 pelo Santos, a Recopa do ano seguinte pelo Internacional e mais alguns Estaduais.

Não vou discutir as qualidades de Dorival Júnior. Sempre o considerei um um bom técnico e não o culpo pelo mau momento do Vasco. Acho que pode fazer com que o Fluminense escape. Só me pergunto se não faltou ética ao treinador que assumiu aceitando todas as exigências do clube um lugar que estava vago há poucas horas.

Caio Júnior estava certo em tentar garantias para 2014. Tem um preço chegar a um clube que se encontra na situação atual do Fluminense. É muita pressão, mas Dorival só pensou em si para tentar posar como o salvador da pátria. 

EM CINCO RODADAS TUDO ESTARÁ DEFINIDO

Faltam cinco rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro e a disputa menos interessante é a do título que será do Cruzeiro com certa antecedência. Quem sabe na próxima quarta-feira contra o Vitória em Salvador?

Os times que disputavam as vagas restantes para a Taça Libertadores da América de 2014 estavam quase definidos, mas como o Botafogo e Grêmio vêm tropeçando seguidamente e com o crescimentos de Goiás e Vitória, nada está definido. Nem mesmo quantas vagas sairão através do Brasileiro, já que São Paulo ou Ponte Preta podem faturar a Copa Sul-Americana (estão na semifinal) e assim, o G-4 viraria G-3. Corinthians, Internacional e Santos ainda possuem chances matemáticas, mas falta regularidade.

A briga que mais está mexendo com os torcedores brasileiros é na zona de rebaixamento. O Náutico já "garantiu" vaga na Segundona em 2014. Ponte Preta e Criciúma se revezam como penúltimo, mas podem escapar. Dependem apenas de si. Quatro times que já foram campeões brasileiros estão bem ameaçados: Bahia, Coritiba, Fluminense e Vasco. Também não descartaria a Portuguesa nesta luta. 

Em minha opinião, além do Cruzeiro, que deve ser campeão já na 34ª rodada, Atlético-PR e Grêmio vão à Libertadores. O Botafogo ficaria com a última vaga que pode não existir, caso um brasileiro seja campeão da Sul-Americana (boas chances). Falta camisa a Goiás e Vitória, apesar do trabalho sensacional desempenhado pelos técnicos Enderson Moreira e Ney Franco nos respectivos clubes.

Na degola, acredito que a Ponte não escape. Até porque está em duas frentes. O Criciúma até tem time para se manter, mas é o menos tradicional dos que brigam. A outra vaga será bem aguerrida. A tabela do Vasco é a mais difícil. Na última rodada, teremos um Bahia e Fluminense que pode definir muita coisa. Não vejo o Coritiba com muitos riscos, mas existem. A Lusa viveu boa fase, mas já caiu de produção em uma hora muito perigosa.

Vamos aguardar. Falta menos de um mês, apenas cinco partidas que vão definir o rumo do futebol brasileiro em 2013. Muitas torcidas esperam ansiosamente. Seja para o bem ou para o mal.