Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

QUEM SERÁ O MELHOR JOGADOR DO MUNDO?

Daqui a exatamente um mês, a Fifa irá anunciar o vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo e a lista já tem os três finalistas. Muitos esperavam pela inclusão do brasileiro Neymar, mas não será dessa vez que teremos um não europeu como o melhor do Planeta.


A disputa ficará entre Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, Messi e Xavi ambos do Barcelona. Em minha opinião, mais do que justa a escolha. Neymar é fora de série, mas ainda não é melhor que nenhum dos três citados acima.


O favorito é Lionel Messi que ganharia pelo terceiro ano consecutivo, mas Cristiano Ronaldo também fez uma excelente temporada. Talvez até melhor do que quando fora eleito o melhor do mundo em 2008 (na época jogava no Manchester United). Xavi, já disse algumas vezes que o considero como o melhor jogador espanhol de todos os tempos. Trata-se de um gênio que coloca a bola onde quer, mas deve ficar com o terceiro lugar.


Não tenho dúvidas de que, se continuar evoluindo no futebol, um dia chegará a vez de Neymar, mas talvez tenha que sair do Brasil para que isso aconteça, mas em minha opinião, os três escolhidos jogaram mais que o santista na temporada.


Outro que que jogou muita bola e não é devidamente reconhecido mundialmente é o sueco Ibrahimovic que carrega o comum time do Milan nas costas. Zlatan joga demais, mas é a mesma situação de Neymar, não foi superior a CR7, Lio ou Xavi.


Já dei meu prognóstico sobre o vitorioso. Para mim é Messi em primeiro, seguido do português e com Xavi na terceira colocação, mas daqui a exatos 30 dias teremos o resultado oficial, em cerimônia realizada em Zurique, na Suiça.

LA U VENCE ATÉ NA ALTITUDE

Que altitude que nada. Com o bom time do Universidad de Chile esse fantasma não assusta. A La U foi encarar a temida LDU em Quito e venceu por 1 a 0 na primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana. No jogo da volta, em Santiago, os chilenos jogam pelo empate. Na decisão, o critério do gol marcado fora de casa não é levado em questão.


O time comandado por Jorge Sampaioli chega a marca de 33 jogos invictos e não é a toa que é considerado o melhor time da história do futebol chileno.


A partida começou bem equilibrada. Os chielnos pareciam não estarem sentindo os efeitos da altitude e trocavam passes com perfeição, característica da equipe.


Mas as primeiras finalizações foram dos donos da casa com os centroavantes Barcos e Bieler que desperdiçaram boas chances. Os atacantes chilenos (Vargas e Canales) se mexiam muito e davam trabalho para os equatorianos.


Mas o gol só saiu aos 43 minutos. Díaz fez belo lançamento para Vargas que driblou Domínguez antes de mandar para o fundo das redes. Vargas se isolou na artilharia da competição. Como joga este baixinho da La U. Por isso vem despertando o assédio do mercado europeu e logo deixará o Chile.


Na etapa final, os chilenos começaram a sentir os efeitos de jogar lá em cima e a LDU passou a dominar a partida, mas faltava pontaria. Equi González não estava inspirado como nas partidas anteriores e o ataque não finalizava bem.


Bolaños entrou no segundo tempo e tentava levar o time ao ataque com muita velocidade. Mas a La U é que poderia ter marcado mais um. Aránguiz recebeu na frente de Domínguez e perdeu. O goleiro Jhonny Herrera também fez algumas boas defesas, apesar de saídas do gol em falso. Em uma dessas, Barcos aproveitou a falha do arqueiro, limpou a marcação, mas a bola passou por cima do travessão do ex-corintiano.


No final do jogo, quase que Hidalgo empata de cabeça, mas a bola tocou na zaga antes de chegar nas redes. No contra-ataque, Rodríguez perdeu a chance de acabar de vez com o confronto ao chutar para fora.


A partida da volta será no dia 14 em Santaigo e se a La U já era apontada como favorita para o duelo, imagina agora podendo até empatar em casa. Cravo que o time chileno é um dos três melhores da América do Sul atualmente, talvez, só perca para o Santos de Neymar. Caso a La U seja campeã, teremos este tira teima na decisão da Recopa (duelo entre o campeão da Libertadores contra o vencedor da Sul-Americana).


O Corinthians, atual campeão brasileiro, nem se compara ao time chileno em termos táticos e técnicos em minha opinião.