Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de maio de 2019

ARGENTINA ANUNCIA LISTA DA COPA AMÉRICA COM AGÜERO E SEM ICARDI

Lionel Scaloni divulgou a relação de 23 jogadores da Argentina que tentarão, na Copa América, dar fim ao jejum de títulos que está prestes a completar 26 anos.

Nomes consagrados como Di Maria e Messi estão na relação. Agüero, que não era chamado desde a Copa do Mundo, está de volta. Dybala, que não fez uma temporada muito boa, recbe mais uma oportunidade. Quem acabou sobrando foi Mauro Icardi. O zagueiro Kannemann, do Grêmio, contundido, será desfalque. A Argentina perde, talvez, o melhor zagueiro que teria para a competição. A joia Lautaro Martínez participará pela primeira vez de uma competição oficial pela Seleção.

Uma surpresa é a ausência do goleiro Romero, titular absoluto há anos. A briga pela camisa 1 ficará entre Andrada, Armani e Marchesín. Eu escolheria o arqueiro do River Plate. Outro que não foi chamado foi o meia Lanzini, do West Ham. Assim como Pity Martínez. No ataque, acho que Matias Suárez ainda não mostrou potencial para vestir a camisa da Seleção. Senti falta também do volante Marcone, do Boca Juniors.  

A Copa América vale muito para Lionel Scaloni que ainda é uma espécie de técnico interino. Após a Copa do Mundo de 2018, Jorge Sampaoli foi demitido e o então treinador do sub-20 foi alçado ao time profissional e, graças a bons resultados, acabou ganhando a chance de comandar a Albiceleste na Copa América, mas não é nome de consenso no país. O problema é que ninguém quer assumir a Seleção.

A Argentina não terá vida fácil na competição. Caiu no grupo mais complicado. A estreia será dia 15 de junho contra a Colômbia, na Fonte Nova. Quatro dias depois pega o Paraguai e encerra a participação na primeira fase contra o Catar, dia 23. 

A Argentina, em minha opinião, não é favorita ao título. Atualmente vejo Brasil, Colômbia e Uruguai com mais possibilidades que os "Hermanos". Apesar de Messi que ainda busca o primeiro título pela seleção principal. 

FUTEBOL PERDE COM A APOSENTADORIA DE XAVI

Um dos melhores (se não o melhor) jogadores da história do futebol espanhol, o meia Xavi Hernández se aposentou do futebol aos 39 anos. 

A partida derradeira do craque foi a derrota do seu clube, Al Sadd para o Persepolis, do Irã em partida válida pela Liga dos Campeões da Ásia. A equipe de Xavi já estava garantida nas oitavas de final da competição. O espanhol estava no Al Sadd desde 2015 quando deixou o Barcelona. Conquistou três títulos. Todos em 2017.

A partir de agora, Xavi assumirá o comando técnico do Al Sadd. A intenção do agora ex-jogador é se prepara para treinar o Barcelona futuramente e repetir os passos de Pep Guardiola, campeoníssimo no clube como jogador e técnico. Xavi tem 25 títulos conquistados pelo Barça entre 1998 e 2015. Dentre eles, destacam-se quatro Champions League (2006, 2009, 2011 e 2015), além de dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011) e oito títulos espanhóis. É o recordista de partidas disputadas pelo clube catalão com 767 jogos.

Xavi foi titular e um dos grandes nomes da Espanha na conquista da Copa do Mundo de 2010. Encerrou a carreira na Seleção após o fraco desempenho na Copa de 2014, no Brasil. Ainda jogou os Mundiais de 2002 e 2006. Pela "Fúria" foram 133 partidas, 13 gols marcados e três títulos conquistados.   

De todos os jogadores espanhóis que vi jogar, considero que a briga entre o melhor fique entre Iniesta e Xavi. Já cheguei a achar o agora aposentado melhor, mas também já tive momentos em que considerava Andreas mais jogador, mas Xavi é na pior das hipóteses o segundo maior espanhol que vi em campo.