Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

SANTOS É O CAMPEÃO DA TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA


O Santos venceu o Peñarol por 2 a 1 no Pacaembu e voltou a conquistar a Taça Libertadores da América depois de 48 anos. O Peixe é o dono da América pela terceira vez na história. Os gols do triunfo foram marcados por Neymar, craque da competição e Danilo. Os uruguaios chegaram a descontar em gol contra de Durval, mas nada que impedisse a festa brasileira.


Enfim, Muricy Ramalho conquistou um torneio internacional. Depois de ser vice em 2006 com o São Paulo e ter começado este ano no Fluminense, o treinador teve o seu dia de glória. Léo e Elano que perderam a decisão em 2003 para o Boca Juniors, também foram agraciados com o sonhado caneco. Durval que perdeu a decisão em 2005 quando atuava no Atlético-PR e Arouca, vice pelo Fluminense em 2008 foram outros que deram a volta por cima.

No primeiro tempo, os donos da casa tiveram maior domínio de bola, mas finalizaram pouco. No início, Elano assustou o goleiro Sosa em um chute de fora da área. Durval teve duas chances pelo alto. Léo também ameaçou e Elano em cobrança de falta chegaram perto do gol que traria o alívio aos torcedores. O Peñarol se limitava a defender como se o empate lhe fosse suficiente.



No intervalo, os torcedores estavam apreensivos, mas a tensão terminou logo no primeiro minuto da segunda etapa. Paulo Henrique Ganso, que voltou ao time depois de mais de um mês afastado por lesão, tocou de calcanhar para Arouca (melhor em campo) que arrancou e passou para Neymar que, aberto pela esquerda, deu um leve toque para vencer Sosa e levar a alegria ao Pacaembu.

Depois de sofrer o gol, os jogadores do Peñarol passaram a se preocupar em catimbar a partida e tentar intimidar os santistas, mas futebol se vence na bola, na técnica e a diferença entre os dois times era absurda.



Aos 23 minutos, saiu o segundo gol. Arouca lançou Danilo pela direita. O lateral cortou para o meio e chutou sem chances para Sosa. Título garantido? Ainda não. Para dar mais emoção, o Peñarol diminuiu em chute cruzado que bateu em Durval e enganou o goleiro Rafael. Mas os uruguaios não fizeram uma pressão como era esperado no fim do jogo e o Santos apenas administrou a vantagem. Por muito pouco que Neymar não marca um golaço com um lindo toque na saída do goleiro, mas a bola bateu, caprichosamente, na trave. O gol daria a artilharia ao brasileiro que empataria com Walysson do Cruzeiro e Nany do Cerro Porteño com sete gols marcados. Zé Eduardo ainda desperdiçou o rebote da jogada de Neymar ao também acertar a trave uruguaia.

Depois do apito final do argentino Sergio Pezzotta os quase 40 mil torcedores que estavam no Pacaembu puderam comemorar. Já os derrotados uruguaios partiram para uma briga generalizada. O futebol uruguaio não muda. Se fossem os argentinos todos recriminariam.

Parabéns ao Santos de Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval, Léo, Alex Sandro, Danilo, Adriano, Arouca, Elano, Paulo Henrique Ganso, Zé Eduardo, Maikon Leite, Allan Patrick, Neymar e Muricy Ramalho. Depois da geração de Pelé, o Peixe volta a ser o Rei da América e com toda a justiça. Já tem torcedor visualizando um confronto entre Santos e Barcelona em dezembro. Neymar contra Messi. O mundo da bola, com certeza, pararia para assistir este duelo magnífico.