Pesquisar este blog

sábado, 19 de junho de 2010

CRISE NA FRANÇA


A Seleção francesa está muito mal tecnicamente e isso eu já esperava, tanto que cravei que os franceses cairiam na primeira fase, ainda mais com um técnico como o fraquíssimo Raymond Domenech. Mas ficou evidenciado que não é apenas a má fase técnica que acompanha os Blues na África do Sul. Muitos problemas de relacionamento cercam os nossos carrascos.

Na coletiva de ontem, Toulalan disse claramente que muitos jogadores no grupo não se falam e veio à tona a ríspida discussão entre o atacante Anelka e Domenech no intervalo da derrota para o México.

Anelka xingou o treinador e o presidente da Federação Francesa de Futebol, Cristian Teinturier exigiu que o jogador fosse cortado do grupo e foi isso que aconteceu nesta tarde.

A França está uma bagunça desde a organização. Como podem partir para uma Copa com um treinador já demitido. Todos sabem que Laurent Blanc será o técnico da França após o Mundial. Domenech não tinha apelo popular e nem da imprensa. Domenech é muito fraco. Não dá para entender porque ele não levou o atacante Benzema para a Copa. Henry fica no banco e ele apostava em Anelka que é um jogador fraco que mal joga no Chelsea.

Os franceses estão em situação delicadíssima no Grupo A com um empate e uma derrota e precisará derrotar a África do Sul e torcer por uma derrota de Uruguai ou México no jogo entre as equipes, ou seja, dificilmente, a França avança até as oitavas de final.

SNEIJDER GARANTE A VITÓRIA HOLANDESA

A Holanda venceu o Japão por 1 a 0 em Durban e foi a segunda Seleção a atingir seis pontos em duas rodadas (a primeira foi a Argentina) na Copa do Mundo.

A partida não foi tão fácil como eu esperava. Foi um jogo de paciência. Os japoneses jogaram todos recuados e faziam uma forte marcação e a Laranja com uma boa posse de bola, tocava até encontrar a melhor solução. O toque de bola é a principal virtude dos holandeses.

Ainda sem poder contra com Robben, que deve estar sendo guardado para a próxima fase, a Holanda repetiu a escalação da primeira rodada.

No primeiro tempo, praticamente não houve chances de gol. O Japão não atacou ao gol de Stekelenburg. Na etapa complementar, logo aos oito minutos, Sneijder arriscou de fora de área e contou com a ajuda do goleiro Kawashima para marcar o gol único da partida. O chute foi forte, mas a bola era defensável.

Depois que sofreu o gol, o Japão passou a frequentar o campo do adversário e a Holanda fez o seu estilo de jogo, apenas tocou a bola e esperou pelo apito final do árbitro. O Japão até finalizou mais que os holandeses, mas faltava qualidade aos nipônicos.

A Holanda ainda teve duas boas oportunidades com Affelay que entrou no segundo tempo, mas não conseguiu chegar ao segundo gol.

Aos 45 minutos, um susto para os holandeses. Após bola ajeitada por Marco Túlio, Okazaki mandou por cima do gol de Stekelenburg.

A Holanda parece ter sempre o jogo sob controle e até arrisca uma prática que pode ser suicida. Depois que abre o placar, os holandeses praticamente não atacam e contam que com o toque de bola, a vitória esteja garantida.

Até aqui a Holanda ainda não mostrou o futebol brilhante que vinha apresentando nos amistosos pré-Copa, mas é um time totalmente seguro que deve chegar longe e ainda conta com jogadores talentosos como Sneijder e Robben que ainda vai entrar neste time.

Outro Resultado: Camarões 1 x 2 Dinamarca.

FORA DA COPA?


A Itália perdeu o goleiro Buffon no intervalo do jogo contra o Paraguai na estréia da Copa do Mundo e a notícia pode ser ainda pior para os torcedores. São remotas as chances de Buffon voltar a jogar na África do Sul.

O goleiro sente fortes dores no nervo ciático e este é um problema que acompanha Buffon desde 2008. O goleiro chegou a ficar por duas vezes, afastado dos gramados por três meses.

A situação de Buffon é tão grave que até a Juventus já pensa em contratar um novo goleiro. A permanência em Turim do campeão mundial de 2006 não está garantida.

No lugar de Buffon, Marcello Lippi vai escalar Marchetti contra a Nova Zelândia. Marchetti atua no Cagliari e foi quem substituiu Buffon no segundo tempo diante dos paraguaios.

A Seleção italiana já não é lá grandes coisas e a ausência de Buffon, um dos principais líderes do elenco e um dos cinco melhores goleiros da Copa, só enfraquece a Azzurra na busca pelo pentacampeonato mundial.