Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de julho de 2018

FRENTE A FRENTE COM A GERAÇÃO BELGA

A Bélgica será a próxima adversária do Brasil na Copa do Mundo. Trata-se de uma seleção muito perigosa e elogiada constantemente pelos "entendidos de futebol". Um grande teste de fogo para a famosa geração belga.

A Bélgica tem a melhor campanha da Copa até o momento. Quatro jogos, quatro vitórias. Melhor ataque da competição com 12 gols marcados. O time treinado pelo espanhol Roberto Martínez não é derrotado desde setembro de 2016. Na Copa de 2014, a equipe foi eliminada exatamente nesta fase diante da Argentina.

Os maiores perigos da Bélgica são a jogada áerea e o faro de gol do artilheiro Lukaku. Além do poder de criação dos habilidosos De Bruyne e Hazard, dois dos melhores jogadores do Campeonato Inglês, liga mais competitiva do mundo. O goleiro Courtois é um dos melhores do mundo na posição na atualidade. Os pontos fracos são a recomposição defensiva e a irregularidade em momentos decisivos.

A Bélgica (terceira colocada no ranking da Fifa) passou sufoco contra o Japão nas oitavas. Saiu perdendo de 2 a 0 e precisou virar o marcador. O gol da classificação veio apenas aos 49 minutos da etapa final em lindo contra-ataque.

A Bélgica joga muito para frente. Não acredito que vá agredir tanto o Brasil. Vão respeitar a camisa. Mas não os vejo jogando atrás, no campo de defesa. Não sabem ficar recuados. Kompany e Vertonghen formam a zaga. Para ter maior poder de marcação e ganhar ainda mais em altura, Fellaini deve roubar a vaga de Mertens no time titular.

Acho que este será o jogo mais complicado para o Brasil até o momento, mas por outro lado, vejo a Seleção com mais espaços para jogar. Neymar não deve apanhar como de costume. Os belgas jogam para frente, mas dão espaços e deixam jogar. Isso pode ser bom para a turma de Tite. Aposto na classificação brasileira às semifinais, mas acredito, que desta vez, Alisson seja vazado.

CAVANI NÃO DEVE JOGAR PARA DESESPERO DO URUGUAI

A Seleção do Uruguai ainda não confirmou, mas é quase certo que Cavani não jogue contra a França pelas quartas de final da Copa do Mundo. O atacante, grande destaque ao marcar os dois gols na vitória contra Portugal na fase anterior, sofreu um edema na panturrilha esquerda e não treina desde então.

Óscar Tabárez não costuma colocar jogadores que não estejam com 100% das condições físicas. A tendência é que Stuani entre no lugar do centroavante do Paris Saint Germain. "Cebolla" Rodríguez também tem chances de herdar a vaga na equipe. O cruzeirense Arrascaeta seria a escolha menos esperada.

Sem Cavani, o Uruguai perde muito. Muito mesmo. Acho que aumenta bem o favoritismo da França. Não se sabe se há a possibilidade do atacante ficar como opção no banco de reservas. Caso o Uruguai avance, são grandes as chances de um retorno na semifinal.

Cavani e Suárez são pilares da Seleção do Uruguai. Os dois se completam. Jogam juntos há muitos anos. Sem um dos dois, os resultados não são bons. Nas Copas de 2010 e 2014, eliminação quando a dupla foi desfeita. No caso por causa do desfalque de "Luisito" expulso contra Gana e quatro anos depois suspenso pela mordida em Chiellini. Na Copa América de 2015, Edinson foi expulso ao cair na provocação de Jara e os uruguaios saíram da competição. No ano seguinte, sem Suárez, queda na primeira fase da Copa América Centenário.  Ou seja, se sai um dos dois, a eliminação bate à porta.

RESTAM OITO

Restam apenas oito seleções na Copa do Mundo de 2018. Quatro campeãs mundiais seguem na briga. Há surpresas, entre elas os anfitriões. Inegavelmente um lado da chave é muito mais equilibrado que o outro. Uma certeza é que teremos, ao menos, uma seleção europeia na grande decisão no dia '15 de julho em Moscou.

Vou analisar aqui jogo a jogo e deixar o meu favorito no fim. Na fase anterior, acertei cinco dos oito classificados. As partidas da próxima sexta-feira tem tudo para serem melhores que os confrontos de sábado. Mas até aqui, fomos surpreendidos com muitas coisas. Pena mesmo é que está acabando. 

Uruguai x França

Uruguaios e franceses abrem às quartas de final no duelo mais esperado desta fase. É o encontro de campeões do mundo e porque não dizer de carrascos do Brasil em Copas. Volto a dizer que vejo a França como principal candidata ao título, mas a tradição e raça uruguaia serão baitas pedras no caminho. Possivelmente desfalcado de Cavani (herói nas oitavas de final), o time do professor Óscar Tábarez perde muito a força. Mas Suárez estará lá. Assim como o melhor sistema defensivo da competição que tentará conter a velocidade do jovem time francês que conta com Mbappé para lá de inspirado. Favorito: França

Brasil x Bélgica

Que teste de fogo para a famosa Geração Belga que passou por grande susto nas oitavas diante do Japão. O Brasil de Tite passa a impressão de que nunca vai sofrer. Trata-se de um time muito equilibrado, seguro. Neymar teve a melhor atuação no Mundial contra os mexicanos. Willian acordou. Acho que a Bélgica até faz gol, mas o Brasil passa. Talvez com certa dificuldade e emoção. O maior perigo são as bolas aéreas. Principalmente buscando Lukaku e não pode deixar De Bruyne e Hazard pensarem. Favorito: Brasil

Inglaterra x Suécia

Ingleses e suecos fazem o jogo de menor apelo desta fase em minha opinião. A Inglaterra é a que tem mais camisa do outro lado. Mas o time é jovem e muito dependente do artilheiro Harry Kane que vem correspondendo (seis gols e artilharia isolada até aqui). A Suécia vem se especializando em passar por gigantes. Será que vai fazer mais uma vítima? Não há nenhum grande craque. O melhor jogador é o conjunto. Até por isso, abriram mão de Ibrahimovic que não quis "roer o osso" nas Eliminatórias, mas foi logo se oferecendo para o Mundial. Favorito: Inglaterra

Rússia x Croácia

Quem poderia imaginar que a Rússia estaria entre as oito finalistas? Acho que nem Vladimir Putin. Após mandar a Espanha para casa, os donos da casa estão mais confiantes do que nunca. O adversário será o muito bem armado time da Croácia que fez uma excelente fase de grupos, mas ficou devendo muito contra a Dinamarca nas oitavas. Só passou graças ao goleiro Subasic que pegou três pênaltis. Nem mesmo o craque Luka Modric foi bem no jogo anterior. Será que está pesando o fato de ter que ser protagonista? Mesmo assim sigo acreditando na equipe e duvidando da Rússia (algo que faço desde a primeira fase). Será que vou quebrar a cara novamente? Favorito: Croácia