Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de junho de 2012

NECESSITA-SE DE UM CAMISA 10

Três jogos disputados e três pontos. Não perdeu, mas também não venceu. Esta é a situação do Flamengo até aqui no Campeonato Brasileiro.

Depois da conturbada saída de Ronaldinho Gaúcho, o próximo a deixar o clube pode ser o técnico Joel Santana. Caso a equipe não vença o Coritiba, atuando no Engenhão na próxima rodada, deveremos ter mudanças na comissão técnica. O problema seria escolher o substituto. Falam em Renato Gaúcho. Outros nomes disponíveis e que poderiam pintar seriam Adílson Batista e Levir Culpi ou até mesmo um treinador de fora do país. Eu não descartaria nem um retorno de Andrade, técnico campeão brasileiro em 2009.

Depois da saída de Ronaldinho e sem a reposição para a perda de Thiago Neves no início da temporada, ficou ainda mais evidente que o time necessita de um armador para fazer a bola chegar ao ataque. O típico camisa10.

Não adianta que Ibson (recém chegado) e Kleberson não são esse elo de ligação. Funcionariam muito bem como trerceiro homem de meio. Já há quem queira que apostem nos pratas da casa: Adryan ou Thomás. O argentino Bottinelli, testado na função em algumas partidas, é muito irregular.

Nomes para a posição não serão fáceis. São jogadores caros. Teria que ser alguém que chegasse, vestisse a 10 e já entrasse em campo para organizar a meiúca rubro-negra.

Já ouvi falar que Alex, atualmente no Fenerbahçe-TUR, estaria sendo cogitado. Falam também em Dário Conca (ex-Fluminense) e até mesmo o experiente italiano Alessandro Del Piero (ex-Juventus). Um jogador mais fácil que já foi pensado é Douglas, do Corinthians.

Acho que o Flamengo poderia apostar em fazer uma boa oferta ao Cruzeiro pelo argentino Montillo que está claramente insatisfeito com o esquema de jogo de Celso Roth que insiste em escalá-lo no ataque. Não sei se a Raposa aceitaria vender, mas era uma tentativa.

Não é apenas de um camisa 10 que o Flamengo precisa, mas para esta opção, o reforço deveria chegar o quanto antes. Mas a situação na zaga, lateral esquerda e no ataque (exceto Vagner Love) também são caóticas.

Do jeito que está não pode ficar. O ataque não consegue receber bolas em condições. Quando me refiro ao setor ofensivo, falo de Vagner Love, já que Deivid é quase sempre nulo. Chega a dar pena do camisa 99 que corre para todos os lados buscando jogo. E, sempre que pode, o Artilheiro do Amor ainda deixa a sua marca nas redes adversárias.

PSG CORRE ATRÁS DE ESTRELAS DO FUTEBOL MUNDIAL

Novo rico do futebol mundial, o Paris Saint Germain está de volta à Champions League na temporada 2012/2013, e a diretoria comandada pelo brasileiro Leonardo está atrás de reforços.

É comum vermos quase que diariamente que o clube francês está interessado em uma grande estrela. Jogadores como Daniel Alves, Thiago Silva, Kaká, Lavezzi, Cavani e por último Ibrahimovic já foram especulados no atual vice-campeão francês.

Falam que o Milan teve de recusar uma proposta de 40 mnilhões de euros por Thiago Silva. O sonho dos parisienses é que o "Monstro" formasse a zaga ao lado do uruguaio Diego Lugano.

Outro objetivo é o meia atacante Kaká, encostado no Real Madrid. Neste caso, acho que não seja tão difícil de dar liga, já que os espanhóis não pretendem continuar com o jogador e se aparecer uma boa proposta, vendem na hora. Sobre Lavezzi, o diretor de futebol Leonardo disse que o assunto está muito bem encaminhado e apenas detalhes separam o argentino de Paris. Falam que o PSG vá pagar 26 milhões de euros. Acho que estão supervalorizando o atacante do Napoli. Melhor que ele é Cavani, que também já fez parte dos ousados planos franceses.

Na última semana, noticiou-se que Ibrahimovic poderia pintar no PSG. A proposta ao Milan seria de 34 milhões de euros, mas acredito que o sueco não tenha tanto interesse em atuar em uma liga pouco competitiva como a francesa. Acho que Ibra não vale apenas mais oito milhões em relação a Lavezzi.

Atualmente, para o setor ofensivo, o técnico Carlo Ancelotti conta com o brasileiro Nenê, além do argentino Pastore, o francês Menez, o malinês Coulibaly e o francês Hoarau. É preciso reforçar. Dinheiro em caixa há e a diretoria trabalha para só apresentar grandes jogadores.

QUE VENHA A EUROCOPA - 2012

Vem aí a Eurocopa-2012, o que muitos consideram ser uma Copa do Mundo sem Argentina, Brasil e Uruguai. O torneio será disputado na Polônia e na Ucrânia com início no dia 8 de junho em Varsóvia (POL) e a grande decisão será em 1 de julho em Kiev (UCR).

Grandes craques do futebol mundial estarão em campo e daí pode sair o melhor jogador do mundo em 2012. Acredito que Lionel Messi não vença nesta temporada. Algumas das estrelas do torneio são Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Iniesta, Özil, Petr Cech, Ribery, Robben, Rooney, Schevchenko, Schweinsteiger,  Sneijder, Van Persie e Xavi.

A partida de abertura será entre uma das anfitriãs, a Polônia, recebendo a Grécia. No mesmo dia, a Rússia enfrenta a República Tcheca.

Entre os grupos, podemos afirmar que temos dois muito equilibrados. Além da chave A, relatada acima, temos no B, Alemanha, Dinamarca, Holanda e Portugal com alemães e lusos se enfrentando já no segundo dia de disputa.

Na chave C, outros gigantes (Croácia, Espanha, Irlanda e Itália). O jogo que abre o grupo será entre os dois últimos campeões mundiais (espanhóis e italianos). O Grupo D é o outro com muito equilíbrio e conta com França, Inglaterra, Suécia e Ucrânia. Franceses e ingleses jogam na próxima segunda-feira pela primeira rodada.

Na história da competição, a Alemanha foi a que mais venceu com três conquistas (1972, 1980 e 1996), Espanha e França venceram duas vezes. A Fúria inclusive é a atual campeã.

Na edição desta temporada, apontaria Alemanha, Holanda e Espanha como as favoritas e nessa ordem. Muitos podem estranhar o fato de, em minha opinião, a Espanha ser a terceira força. Explico: a equipe conta com Casillas, David Silva, Iniesta e Xavi, mas com alguns desfalques, casos de Puyol e David Villa pode sofrer. A Alemanha conta com uma excelente geração que já foi muito bem com o terceiro lugar na última Copa do Mundo e chega mais pronta para triunfar na Euro. A Holanda também tem bons jogadores, só que mais envelhecidos ou experientes. Quem sabe também não superam o segundo lugar do último Mundial?

Gigantes na Europa, acredito que Inglaterra (nunca venceu a Euro) e Itália entrem como aspirantes dessa vez. De repente, uma boa surpresa possa ser a Croácia ou Suécia. Nos últimos jogos preparativos, a França apresentou um bonito futebol, mas creio que não fará um papel que a credencie como candidata ao título. O English Team também sofrerá com desfalques. Rooney só joga na última partida da primeira fase e os experientes John Terry e Lampard foram cortados por lesão. Há quem crave que será difícil até passar da fase inicial.

Com certeza, teremos belos jogos. Muitos craques passarão pelos nossos olhos em pouco mais de 20 dias. A equipe que vencer a Euro-2012 já pode ser considerada uma das postulantes ao título na próxima Copa do Mundo que será realizada no Brasil. É bom ficarmos de olho e, como disse no início, trata-se de uma Copa do Mundo sem Argentina, Brasil e Uruguai ou alguém discorda?

COMO PERDER UM JOGO EM SEIS MINUTOS?

O Botafogo vencia até os 27 minutos do segundo tempo, mas duas alterações fizeram com que o Cruzeiro partisse para cima e, em seis minutos, os mineiros viraram o marcador no Engenhão e de primeiro, o Alvinegro caiu para o quarto lugar ao fim da rodada.

O técnico Oswaldo de Oliveira não pôde contar com o goleiro Jefferson que está na Seleção Brasileira e nem com o reserva imediato, Renan, além do meia Fellype Gabriel. No gol, Milton Raphael fez a estreia pela equipe carioca.

O Cruzeiro não tinha marcado um gol sequer no campeonato. Muito mais por causa da retranca excessiva de Celso Roth que insiste em encher o time de volantes e ainda cismou que Montillo é atacante. Na etapa final, consertou o erro e ganhou o jogo.

A primeira chance saiu dos pés de Vitor Júnior, melhor jogador do Botafogo, que passou para Herrera chutar para boa defesa de Fábio. O primeiro gol alvinegro também começou com o apoiador que cobrou escanteio e o volante Amaral (ex-Vasco) estava no primeiro pau e cabeceou contra as próprias redes. Gol contra a favor dos donos da casa.

O Botafogo poderia ir em vantagem de dois gols para o intervalo, mas Herrera perdeu excelente oportunidade ao errar chute em centro de Lucas pela direita.

No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com a estreia de Fabinho (ex-Guarani) no lugar do apagado Souza. Com isso, Montillo foi recuado para o meio. Só que as mexidas que mais deram resultado vieram depois.

O Botafogo não estava bem e no momento em que mais sofria ameaças de empate, achou um gol no contra-ataque. Vitor Junior deu belo lançamento para Herrera avançar e tocar no canto de Fábio.

Mesmo levando mais um gol, o Cruzeiro não diminuiu o ímpeto ofensivo. As mexidas a que me referi anteriormente foram as entradas de Anselmo Ramon e Everton. O centroavante mandaria uma bola na rede pelo lado de fora. Fabinho acertou a trave do jovem arqueiro botafoguense.

Até que aos 28 minutos, após bate e rebate na área, a bola sobrou para Wellington Paulista que emendou e no meio do caminho, Anselmo Ramon cabeceou para diminuir. Dois minutos depois, foi a vez de Everton marcar, também de cabeça, e deixar tudo igual.

O Botafogo não conseguia trocar três passes. O nervosismo tomava conta da equipe. Até que aos 34 minutos, a zaga ficou olhando, Montillo avançou e Milton Raphael teve de derrubar o argentino na área. Na cobrança, Wellington Paulista bateu bem e fez o terceiro. WP9 não comemorou, talvez pelo passado alvinegro.

Se com o jogo empatado, o time do Botafogo já estava atônito, o que dizer com a virada cruzeirense?

O Botafogo mostrou que não tem esse time todo, mas também não é uma baba. O maior problema é o nervosismo que toma conta do time em caso de algo dar errado.

Outro resultado: Corinthians 1 x 1 Figueirense.