Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

NA CORDA BAMBA

O Cruzeiro não vive boa fase na atual temporada e o problema não vem de hoje. Quem não se lembra que a Raposa só escapou do rebaixamento, no último Campeonato Brasileiro, na última rodada e, se não tivesse vencido o Atlético-MG, não estava na elite em 2012.

No Estadual, mais vexames. Eu acho que não chegar na decisão do Mineiro é vergonhoso. O nível lá é fraquíssimo e só conta com dois clubes grandes. O América-MG, algoz dos cruzeirenses na semifinal, foi rebaixado no último Brasileirão.

A situação não é boa e pode piorar. Na Copa do Brasil, o time está nas oitavas de final e enfrenta o Atlético-PR. Na partida de ida, em Curitiba, vitória do Furacão por 1 a 0, ou seja, o Cruzeiro precisa derrotar os paranaenses por dois gols de diferença na próxima quarta-feira na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas às 22 horas.

Acredito que o resultado deste confronto pode ser determinante para mantutenção do emprego de Vagner Mancini. Acho que mais uma precoce eliminação, custaria a cabeça do treinador.

Sou a favor da demissão de Mancini. Nunca foi técnico para a grandeza de um Cruzeiro. Vagner Mancini é bem mediano.

Se pegarmos o elenco cruzeirense, vemos jogadores de potencial. No gol, Fábio impõe respeito. A zaga, agora é comandada por Alex Silva (recém contratado do Flamengo) que tem o uruguaio Victorino (titular da Seleção do Urugaui na Copa do Mundo de 2010), o meio conta com a habilidade do argentino Montillo e ,na frente, Anselmo Ramon, Wallyson e Wellington Paulista sempre marcam gols. Talvez, a maior carência seja nas laterais e mais um armador, mas vale lembrar que ainda há Roger entre os suplentes.

Com certeza, não é time para não chegar na final do Mineiro e, muito menos, para brigar contra a degola no Campeonato Brasileiro. Acho que, pelo futebol apresentado, não será nada fácil tirar a vantagem do Atlético-PR e, caso isto aconteça, creio que seja o adeus de Vagner Mancini à Toca da Raposa.

UM REFORÇO PARA UMA POSIÇÃO DESNECESSÁRIA

A diretoria do Botafogo acertou junto ao Corinthians o empréstimo do apoiador Vitor Júnior que se destacou no Campeonato Brasileiro do ano passado com a camisa do Atlético-GO. O atleta ficará até o final do ano e o clube carioca tem a opção de compra no término do vínculo.

O jogador de 25 anos é um desejo antigo do técnico Oswaldo de Oliveira que já tinha indicado o meia na época em que treinava o Kashima Antlers-JAP. Na Terra do Sol Nascente, Vitor Júnior jogou no Kawasaki Frontale (entre 2008 e 2010).

Quando chegou ao Botafogo, Oswaldo de Oliveira tentou Vitor Junior, mas o Corinthians já estava acertado com o atleta que não foi bem no clube paulista, tanto que nem foi inscrito para a disputa da Taça Libertadores da América. No Parque São Jorge, atuou em sete partidas e não marcou.

Acho que a chegada de Vitor Junior será para compor elenco. Até porque, a meia não é das posições mais carentes no plantel alvinegro. Andrezinho, Elkeson, Fellype Gabriel e Maicosuel atuam como titulares e ainda tem Felipe Menezes como boa opção no banco de reservas. Dizem que os dirigentes esperam uma proposta oficial por Elkeson que poderia estar de saída do clube.

Em minha opinião, o ataque é que precisa ser reforçado. Loco Abreu e Herrera fazem gols, mas é só. Caio é uma eterna promessa que não vai dar em nada e Jobson tem potencial para ser titular absoluto, mas não quer nada com a carreira.

Vitor Júnior já pode estrear na partida da próxima quarta-feira contra o Vitória, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No Carioca, o meia não pode entrar em campo.

REVELAÇÃO BRASILEIRA VAI JOGAR NA RÚSSIA

Grêmio oficializou a venda do lateral-direito Mário Fernandes que vai para o CSKA Moscou-RUS. A negociação girou em torno de 15 milhões de euros e o atleta não atua mais pelo clube brasileiro. O contrato assinado foi válido por cinco temporadas.

Com uma lesão no ombro, Mário Fernandes atuou em apenas cinco partidas pelo Grêmio nesta temporada.

Mário Fernandes, 21 anos, pode também desempenhar a função de zagueiro e a faz muito bem. Trata-se de um jogador com um futuro promissor pela frente. O que pode pesar são alguns problemas psicológicos. Antes de chegar ao Grêmio, o atleta vindo do São Caetano, sumiu por alguns dias em 2009. No ano passado, após ser convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira, alegou problemas particulares e pediu dispensa, fato que deve fazer com que nunca mais volte a vestir a Amarelinha.

Chegou a ser especulado que o poderoso Real Madrid estaria de olho no jovem brasileiro, mas nada de concreto chegou à diretoria gremista. Acho que o futebol russo não era a melhor pedida para Mário Fernandes. Ficará escondido por lá. Se bem que aparecer no cenário visando integrar à Seleção não adianta muito, já que não deve nunca mais ser convocado por Mano Menezes após o pedido de dispensa sem justificativas. Não se diz não à Pátria.

Sempre consderei Mário Fernandes um jogador em potencial para a disputa da próxima Copa do Mundo. Gosto mais dele na zaga, mas é inegável que a lateral direita é uma posição mais carente. Falam que, no CSKA, atuará mais como zagueiro. Vamos aguardar e torcer para que logo mude de centro na Europa. Acho um desperdício um jogador com bom nível técnico ir parar na Rússia ou em lugares em que não podemos acompanhar.