Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

VASCO E GUARANI FAZEM O DEVER DE CASA


O Vasco voltou a fazer as pazes com a vitória na série B do Campeonato Brasileiro. O time cruzmaltino goleou o Vila Nova por 4x1 e desta vez não teve gol de pênalti e nem expulsão de adversário (isto é uma indireta para o leitor Rodrigo Mendes).

Os vascaínos começaram o jogo querendo mostrar serviço para a impaciente torcida e logo aos sete minutos, Nilton marcou um golaço. Após cobrança de escanteio, o volante acertou uma meia bicicleta e abriu o placar em São Januário. Mas depois, a equipe parou e numa bobeada da defesa, o Vila chegou ao empate. O meia Otacílio foi a linha de fundo e cruzou para Nena marcar. Nilton falhou na marcação e a zaga parou na cobrança de lateral. Esta foi a senha para a torcida voltar a vaiar o time, como já havia feito na última partida do Vasco em casa. O volante Nilton quase marcou mais um ao chutar de fora da área, mas o goleiro Juninho fez a defesa. No fim do primeiro tempo, vaias para o Vasco.

Os jogadores voltaram mordidos para a segunda etapa, dispostos a calar a boca dos torcedores, mas Elton perdeu uma chance clara que o goleiro Juninho fez a defesa. Dorival Junior fez praticamente de uma vez as três alterações a que tinha direito. Entraram Adriano, Magno e Ernani nos lugares de Fumagalli, Aloísio e Pará. O gol do desempate veio aos 20 minutos. Amaral recebeu pela esquerda e cruzou errado, a bola voltou para o jogador que encobriu o goleiro Juninho. Eu acho que ele tentou cruzar de novo, pegou errado no pé e acertou o gol, mas o que vale foi a bola ter entrado. Na comemoração, o jogador pediu silêncio a torcida que vaiava o time. Três minutos depois, Ernani encontrou Titi na área e o zagueiro deu uma de centroavante e chutou por baixo do goleiro Juninho. Vasco 3x1.

A esta altura, a torcida já comemorava a vitória e as vaias eram apenas para Alex Dias, ex jogador do Vasco que abandonou o clube em 2006 para ir para o São Paulo (e ele ainda pensa em voltar a jogar no Vasco. Com a rejeição da torcida e a idade avançada, isso será impossível). Ainda faltava o gol do artilheiro da série B e Elton marcou aproveitando rebote do chute de Adriano que roubou a bola da defesa goiana, mas perdeu o gol. Aos 44, Adriano perdeu mais um. Como desperdiça chance esse Adriano. Elton também comemorou pedindo para a torcida se calar. Eu acho que os torcedores têm todo o direito de vaiar o time se este jogar mal. É um protesto pacífico e o atleta não pode fazer bico, tem é que correr e jogar para fazer a torcida voltar a apoiar e cá para nós nenhum jogador pode reclamar do que os vascaínos têm demonstrado de carinho nesta temporada.

Com a vitória de hoje, o Vasco chegou a 60 pontos. Para garantir de vez a classificação à série A, os matemáticos falam em mais quatro ou cinco pontos, mas vale lembrar que nas edições anteriores da segundona, teve time que conseguiu o acesso com 59 pontos.

Em Campinas, o Guarani passou um sufoco para vencer o Duque de Caxias por 2x1. O jogo que teve falta de luz foi praticamente ataque conta defesa durante os 90 minutos.

A garra e obediência tática do time carioca foi fundamental para a dificuldade dos bugrinos. Mas o Guarani tem um veloz e excelente atacante que decidiu a partida em dois lances. Fabinho em jogada individual fez o primeiro aos 26 minutos do segundo tempo e aos 30, deu passe para Léo Mineiro marcar o mais um.

O Duque de Caxias tem dois jogadores que merecem atenção especial: Leandro Cruz e Leandro Chaves, este inclusive teria vaga no meio de campo titular do Vasco ou do Fluminense por exemplo. Muito bom jogador o camisa 10 do time da Baixada Fluminense e foi dele o gol de honra. Aos 44 minutos, o meia acertou um lindo chute de fora da área, a bola bateu no travessão, voltou nas costas do goleiro Léo e entrou. Mas não dava mais tempo de buscar o empate. Se o Duque de Caxias continuar com essa garra, dificilmente será rebaixado e eu terei que refazer o meu prognóstico sobre o time de Gilson Kleina.