Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SERÁ QUE A MODA PEGA?

Em julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ficou decidido por unanimidade a exclusão do Grêmio da Copa do Brasil após as ofensas racistas contra o goleiro Aranha, do Santos. A decisão é bem polêmica. Ainda cabe recurso e o clube vai recorrer. Será que é para dar o exemplo uma punição tão pesada?

Confesso que não sou a favor da pena dada no tribunal. Quem tem de ser punido são os torcedores e não o clube. O que o Grêmio tem a ver com a opinião (mesmo que absurda) de uma minoria? O time treina, trabalha e tem compromissos a cumprir e é eliminado por causa de uma decisão resolvida fora dos gramados. Não concordo!

Sendo assim, o Santos, que vencera em Porto Alegre por 2 a 0, está nas quartas de final e vai enfrentar o Botafogo na próxima fase da competição.

Além da exclusão, o time gaúcho terá de pagar uma multa de 50 mil reais e os torcedores identificados pelos atos racistas não podem entrar em qualquer estádio por 720 dias. Devia ser para sempre. O trio de arbitragem também foi punido por não relatar nada na súmula. Wilton Pereira Sampaio pega 90 dias de gancho e os auxiliares 60. Será que essa moda pega?

QUEM ACREDITOU, ACERTOU. FLA NAS QUARTAS DE FINAL

Não se pode duvidar nunca da seguinte combinação: torcida do Flamengo e Maracanã. Precisando vencer por três gols para levar para os pênaltis, foi isso que fez a equipe de Vanderlei Luxemburgo contra o Coritiba. 3 a 0 e vitória nas penalidades máximas graças principalmente ao goleiro Paulo Victor que pegou duas cobranças e contou com a ajuda da trave em outras duas ocasiões. O Atual campeão está nas quartas de final da Copa do Brasil e vai enfrentar o surpreendente América-RN.

O Flamengo começou a partida muito focado. O time se entregou desde o início e deu esperanças à torcida. Depois de perder Luiz Antonio, contundido, Luxa mandou Léo Moura (que seria poupado) para o jogo. Pouco depois, foi a vez de Paulinho não aguentar e deixar o jogo. Everton entrou e colocou fogo na partida com muita correria.

O Fla conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo. Aos 48 minutos, Zé Love resolveu ajudar na marcação e atrapalhou ao cometer pênalti em João Paulo. Alecsandro bateu bem e fez.

Precisando de mais dois gols, Luxemburgo resolveu fazer a última alteração que tinha direito ainda no intervalo. Tirou Gabriel e colocou o xodó da torcida, Eduardo da Silva.

Aos dez minutos, o árbitro Wagner Reway marcou mais um pênalti para o time carioca. Este meio polêmico. Alecsandro bateu mais um e fez o segundo.

Faltava só um gol. A torcida, que já acreditava antes da partida começar, tinha o dever de apostar e acertou. Aos 35 minutos, Everton fez boa jogada pela esquerda e cruzou para o talismã Eduardo da Silva anotar o gol que levou a partida para os pênaltis.

Na disputa das penalidades máximas, os goleiros brilharam. Pelo Coritiba, Vanderlei pegou três. Sendo um deles de Alecsandro, que tinha feito dois gols, mas Paulo Victor e a trave brilharam mais. Os paranaenses perderam quatro cobranças e coube ao argentino Canteros marcar o gol que deu a vaga nas quartas de final. O adversário será o América-RN, que já brilhou no Maracanã na competição, mas agora, a torcida vai abraçar e o Flamengo passa a ser um dos favoritos ao título que defende na temporada.

Outros Resultados: Santa Rita 1 x 2 Cruzeiro (classificado); Corinthians (classificado) 3 x 1 Bragantino e Atlético-PR 2 x 0 América-RN (classificado).

HEROICO, BOTAFOGO VENCE E SE CLASSIFICA COM GOL AOS 50 DO 2º TEMPO

Heroico! O Botafogo acreditou até o fim, superou um apagão e, com dois gols nos acréscimos, venceu o Ceará por 4 a 3 no Castelão e está nas quartas de final da Copa do Brasil. O adversário da próxima fase será o Santos, já que o Grêmio foi excluído da competição por causa do episódio de racismo contra o goleiro Aranha.

O Ceará reclamou muito da arbitragem. O time da casa teve um gol mal anulado e o Botafogo fez o gol da vitória depois dos quatro minutos de acréscimo. André Bahia, em chute de fora da área marcou aos 51 minutos. Quanto drama!

Os cariocas saíram na frente com um belo gol de falta marcado pelo lateral Edílson, mas o Vozão correu atrás e virou com gols de Bill e Magno Alves em cobrança de pênalti. No final do primeiro tempo, Yuri Mamute, que entrara no lugar de Daniel, empatou novamente.

O Ceará chegou a fazer o terceiro com "Magnata", mas a arbitragem errou ao assinalar impedimento e anular o lance. Pouco depois, um apagão deixou a partida paralisada por cerca de 20 minutos.

Na volta, o Vozão se aproveitou de falha grotesca do goleiro Andrey e Bill bateu colocado para marcar. Seria o fim? Parecia, mas o Botafogo não deixou de acreditar e conseguiu, milagrosamente, marcar com Ramírez aos 49 e André Bahia aos 50.

A torcida do Botafogo (em especial o amigo Carlos Varrella) tem muito que comemorar. Um time com atrasos salariais que jogou com muita raça e vontade. Confesso que apostei no Ceará como favorito assim que saiu o emparelhamento do sorteio. Errei e que bom que errei. É melhor ver o Botafogo nas fases agudas do que o Ceará. Que venha o Santos, mas que seja com menos sofrimento.