Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

JAPÃO VENCE BEM E SE CLASSIFICA NA COPA DO MUNDO


Pode ter sido surpresa para muitos, mas pelo futebol apresentado nesta tarde em Rustemburgo, o Japão mereceu a classificação para as oitavas de final após derrotar a Dinamarca por 3 a 1. Mais um europeu que fica pelo caminho. Japão, Coreia, EUA, Gana estão classificados. Será que essa é a Copa das surpresas.

O time japonês nunca tinha marcado três gols em uma partida válida pela Copa do Mundo, mas os asiáticos repetem o feito de 2002 e chegam à próxima fase e jogarão contra o Paraguai.

O time treinado por Takeshi Okada aposta na velocidade, marca característica entre os jogadores asiáticos. Aos 17 minutos, Honda (melhor jogador do time) arriscou de longe e Sorensen aceitou. Olha a jabulani pregando mais uma peça nesta Copa. Dez minutos depois, foi a vez de Endo cobrar falta com maestria para marcar o segundo. Essa não dava para Sorensen. Será que esta cobrança perfeita de Endo tem o dedo de Zico que passou muito tempo como técnico da Seleção?

No segundo tempo, a Dinamarca partiu para o ataque, já que apenas uma vitória daria a vaga aos europeus. Só que Endo chutou mais uma de longe e quase que Sorensen se enrolou novamente e a trave evitou mais um gol nipônico.

A Dinamarca teve uma boa chance com Tomasson, mas o atacante furou o chute na pequena área. A coisa estava feia para os escandinavos. Só que a Dinamarca achou um gol aos 34 em cobrança de pênalti de Tomasson que teve que aproveitar o rebote de Kawashima que fez a defesa no primeiro lance. Um minuto antes do gol, Larsen já tinha carimbado a trave japonesa.

Quando todos apostavam que a Dinamarca iria em busca do empate, quem marcou foi o Japão. Aos 43, Honda fez jogada de craque ao dar um lindo drible no marcador e tocou para Okazaki que ficou com o gol vazio para marcar o terceiros dos japoneses.

Depois que o árbitro africano Jerome Damon apitou o final do jogo, os japoneses comemoraram muito a classificação para a fase seguinte.

Outro Resultado: Holanda (classificada) 2 x 1 Camarões.

ATUAIS CAMPEÕES DO MUNDO VÃO VOLTAR PARA CASA. PENTA SÓ O BRASIL


A Itália, atual campeã do mundo, jogou a sobrevivência na Copa esta manhã contra a Eslováquia em Johannesburgo. Mas a derrota por 3 a 2, sacramentou a eliminação dos atuais campeões do mundo.

Foi um jogaço. Certamente, o mais emocionante do Mundial até aqui.

A novidade na escalação italiana foi a entrada de Di Natale entre os titulares no lugar de Gilardino. Di Natale foi o artilheiro do Cálcio com 29 gols atuando no Udinese. O volante Gattuso também ganhou a vaga no meio campo italiano.

Quem começou levando mais perigo foi a Eslováquia que entrou na rodada como lanterna do grupo com apenas um ponto em dois jogos disputados. A Eslováquia tinha mais posse de bola e chegava com mais facilidade ao ataque. O jogo era muito pegado e com muitas faltas cometidas de ambos os lados.

A Itália apresentava uma defesa insegura e um ataque pouco eficiente. Gilardino foi barrado, mas Iaquinta ainda estava entre os titulares. Será que Totti não tinha vaga nesta Seleção? Um jogador que gosto na Itália é o meia Pepe que corre o campo todo, arma e marca a saída de bola do adversário muito bem.

Por merecimento, a Eslováquia abriu o placar aos 25 minutos. De Rossi errou na saída de bola e Vittek recebeu na frente e chutou sem chances para Marchetti. O erro de De Rossi foi gritante. A preocupação começava a tomar conta dos italianos.

A Eslováquia fazia uma forte marcação e a Itália não conseguia organizar uma jogada perigosa. Aos 40, quase que a Itália empata graças a uma cabeçada do zagueiro Skrtel contra o próprio gol. Este foi o lance mais perigoso dos italianos no primeiro tempo. Muito pouco para quem jogava a sobrevivência no Mundial.

No segundo tempo, Pirlo foi a campo e estreou na Copa. Gattuso deixou o gramado para a entrada de Pirlo. Di Natale arriscou, mas o goleiro Mucha defendeu. Quagliarella também tentou, mas Skrtel salvou em cima da linha. Na hora do lance, até ficou a dúvida se o eslovaco não estava dentro do gol.

Mas a Eslováquia seguia perigosa. Até que aos 29 minutos, Vittek desviou cruzamento que vinha da direita e venceu o goleiro Marchetti. Vittek é o carrasco italiano. A Eslováquia fez uma partida muito boa e foi dona do jogo durante todo o tempo.

A Itália conseguiu diminuir numa boa triangulação entre seus atacantes. Quagliarella fez boa jogada pelo meio, Iaquinta devolveu de calcanhar e Quagliarella chutou para boa defesa de Mucha, mas Di Natale pegou o rebote e rolou para o fundo das redes. Era a esperança italiana. Ainda tínhamos sete minutos de jogo fora os acréscimos. Di Natale era quem mais arriscava jogadas de ataque. Quagliarella ainda marcou um gol, mas como estava impedido, o lance foi anulado pelo auxiliar.

O fim do jogo se tornou tenso. Eram os italianos em busca de um empate salvador e os eslovacos tentando se segurar para avançar para às oitavas de final. Só que os eslovacos ainda deram o golpe de misericórdia aos 43 com o terceiro gol marcado por Kopunek que tinha acabado de entrar. O lance nasceu de um arremesso lateral. Tomar gol de lateral em Copa do Mundo não dá.

O jogo ganhou em emoção e a Itália ainda marcou mais um aos 47 com Quagliarella, mas não dava tempo do milagre. Aos 50, Pepe perdeu a chance do empate e os italianos estão fora da Copa do Mundo.

A Eslováquia que fez uma boa eliminatória européia se classifica em segundo lugar no Grupo F. Foi merecido. Os eslovacos fizeram uma partidaça no Estádio Ellys Park.

As duas seleções que protagonizaram a final em 2006 estão fora na África do Sul. A Itália, que poderia igualar o Brasil em número de títulos mundiais, volta para casa mais cedo para frustração de seus apaixonados torcedores.

Outro Resultado: Nova Zelândia 0 x 0 Paraguai (classificado).