Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de maio de 2010

MARADONA DIVULGA 30 NOMES NA ARGENTINA


O técnico Maradona fez um grande mistério para divulgar a lista de 30 jogadores da Seleção Argentina (sete serão cortados). O treinador só mandou a relação nos minutos finais e fez a imprensa local esperar por mais de quatro horas.

Segundo Maradona, ele ainda precisaria se reunir com algumas pessoas antes de soltar os nomes. Pareceu que a definição só veio na última hora mesmo e ele prova que está perdidinho. O treinador ainda terá que cortar sete atletas. Por que não fez como o Dunga e só divulgou a relação dos 23 jogadores?

Assim como no Brasil, alguns nomes surpreenderam por estarem fora da relação. Zanetti, que já foi capitão da Seleção está fora de mais uma Copa (em 2006, ele também foi sacado na última hora). O volante Gago do Real Madrid, que voltou a jogar recentemente, também foi preterido por Dieguito, assim como Cambiasso (em minha opinião, o melhor volante do futebol mundial).

Para o ataque, setor mais forte da Argentina, sete nomes foram anunciados. Além do genial Messi, Higuaín do Real Madrid (ESP), Milito da Internazionale (ITA), Palermo do Boca Juniors (ARG), Tevez do Manchester City (ING), Lavezzi do Napoli (ITA) e Agüero do Atlético de Madri (ESP) estão entre os selecionados. Possivelmente, alguém será cortado no ataque. Eu tiraria Lavezzi e Palermo, mas o Maradona gosta muito do centroavante do Boca.

Do meio para a frente, a Argentina tem, talvez, a melhor Seleção do Mundo, mas na defesa e no gol, a coisa é braba. Na zaga, Otamendi e Coloccini são fracos demais, assim como o goleiro Romero.

Todos sabem da minha admiração pelo futebol argentino. É uma safra de jogadores tão técnicos quanto a nossa e são muito mais guerreiros. Está certo que o Brasil já ganhou cinco copas e eles apenas duas e não conquistam um torneio internacional desde 1993 (entre os profissionais). Mas não podemos subestimar nossos hermanos.

Está certo que o time vai para a Copa sem goleiro, zagueiro e técnico decente, mas é lindo poder ver uma Seleção que conta com Verón, Messi, Tevez, Higuaín, Di Maria, Agüero, Milito... E olha que ainda ficaram de fora craques como Cambiasso, Guiñazu, Conca, Riquelme e por aí vai.

Confira a lista completa:

Goleiros: Sergio Romero (AZ Alkmaar-HOL), Mariano Andujar (Catania-ITA), Diego Pozo (Colón)

Defensores: Nicolas Otamendi (Vélez Sarsfield), Martin Demichelis (Bayern de Munique-ALE), Walter Samuel (Inter de Milão-ITA), Gabriel Heinze (Olympique de Marselha-FRA), Clemente Rodríguez (Estudiantes), Nicolás Burdisso (Roma), Juan Manuel Insaurralde (Newell's Old Boys), Fabricio Coloccini (Newcastle-ING) e Ariel Garcé (Colón).

Meio-campistas: Jonás Gutierrez (Newcastle-ING), Javier Mascherano (Liverpool-ING), Juan Sebástian Verón (Estudiantes), Ángel Di María (Benfica-POR), Mario Bolatti (Fiorentina-ITA), Javier Pastore (Palermo-ITA), Maxi Rodríguez (Liverpool-ING), Juan Mercier (Argentinos Juniors), Jose Sosa (Estudiantes), Sebastián Blanco (Lanús) e Jesús Dátolo (Olympiacos-GRE).

Atacantes: Lionel Messi (Barcelona-ESP), Gonzalo Higuaín (Real Madrid-ESP), Carlos Tevez (Manchester City-ING), Diego Milito (Inter de Milão-ITA), Martín Palermo (Boca Juniors), Sergio Agüero (Atlético de Madri-ESP) e Ezequiel Lavezzi (Napoli-ITA).

SAIU A LISTA DO DUNGA PARA A COPA DO MUNDO


Acabou o mistério. O técnico Dunga anunciou os 23 convocados para a Copa do Mundo da África do Sul, onde o Brasil vai buscar o hexacampeonato mundial. Não tivemos as surpresas tão esperadas. Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Paulo Henrique Ganso estão fora da Copa. Adriano também ficou de fora. Grafite, como eu já esperava e banquei aqui, foi o escolhido para ser o quarto jogador do ataque.

Já tinha falado aqui no Futebol em Foco no dia 15 de abril que se o Adriano não fosse convocado, Grafite teria muitas chances de disputar o Mundial. Mas eu acreditava que o Imperador estivesse na lista. Veja o link da minha previsão:
http://tanoesporte.blogspot.com/2010/04/campanha-neymar-na-copa-do-mundo.html

As posições que deixavam mais dúvidas entre os torcedores era a vaga de terceiro goleiro e os dois laterais-esquerdos. Gomes do Tottenham, Gilberto do Cruzeiro e Michel Bastos do Lyon garantiram presença.

Não concordei com alguns nomes, como Doni, Gomes, Gilberto, Josué, Felipe Melo e Julio Baptista. Mas no Brasil, cada um tem a sua Seleção. Sempre foi assim.

Além dos 23 anunciados, Dunga tem mais sete nomes guardados, em caso de algum corte por contusão. Mas esses sete nomes serão mistério para a gente. Só vamos saber se houver algum corte. Será que Ronaldinho, Neymar, Ganso e Adriano estão entre os outros sete?

A Seleção se apresenta no próximo dia 21 e ficará treinando por cinco dias em Curitiba, no CT do Atlético-PR. No dia 26, o Brasil embarca para Johannesbugo na África do Sul.

Confira a lista completa:

GOLEIROS:
Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma).

LATERAIS:
Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro).

ZAGUEIROS:
Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan).

MEIO-CAMPISTAS:
Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo).

ATACANTES:
Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg).

TRÊS BRASILEIROS ENTRE OS PATRÍCIOS


O técnico Carlos Queiroz anunciou a lista de 24 jogadores para a Seleção Portuguesa (até o dia 1º, o treinador deve cortar um atleta) na Copa da África do Sul.

O atual campeão nacional, Benfica, teve apenas um jogador convocado, o lateral-esquerdo Fábio Coentrão que era um pedido de todo o país. Bruno Alves e Ricardo Carvalho vão comandar a defesa lusa no Mundial. No meio, os destaques são Deco e Simão, enquanto no ataque, Nani, Liedson e Cristiano Ronaldo são as armas de Portugal que busca vencer a sua primeira Copa.

Carlos Queiroz convocou três atletas nascidos no Brasil: Pepe (que na Seleção joga como volante), Deco (vai disputar a sua segunda Copa) e Liedson.

O time de Portugal não é ruim. Eu gosto muito da Seleção Portuguesa, inclusive torço pelos patrícios, mas é um time muito dependente de Cristiano Ronaldo. No fim da temporada européia, Nani comeu a bola no Manchester United. Tomara que ele mantenha a boa fase para Cristiano Ronaldo não ficar sobrecarregado. Deco, em minha opinião, é comum. Simão pode fazer a diferença no meio. Pepe é fraco.

Portugal está no Grupo G ao lado de Brasil, Coréia do Norte e Costa do Marfim. Os portugueses devem decidir a segunda vaga do grupo com os africanos e este será justamente o jogo de estréia do time de Carlos Queiroz no dia 15 de junho. Uma vitória será fundamental para garantir presença na segunda fase.

Confira a lista completa:

Goleiros
Beto (Porto), Daniel Fernandes (Iraklis) e Eduardo (Braga).


Defensores
Pedro Mendes (Sporting), Fabio Coentrão (Benfica), Rolando (Porto), Bruno Alves (Porto), Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Ricardo Costa (Lille), Duda (Málaga), Zé Castro (Deportivo La Coruña) e Miguel (Valencia).


Meio-campistas
Simão Sabrosa (Atlético de Madri), Tiago (Atlético de Madri), Deco (Chelsea), Raul Meireles (Porto), Danny (Zenit), Pepe (Real Madrid) e Miguel Veloso (Sporting).


Atacantes
Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Liedson (Sporting), Hugo Almeida (Werder Bremen) e Nani (Manchester United).