Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

VAI ROLAR A BOLA NA ESPANHA E NA INGLATERRA

No próximo sábado, vai começar os dois principais campeonatos nacionais do futebol europeu. A Premier League e o Espanhol. Em minha opinião, a Inglaterra é mais equilibrado por ter maiores times com chances de conquista, mas na Espanha, estão os dois melhores times do mundo: Barcelona e Real Madrid. 
Celta e Málaga (surpresa da última temporada terminando em quarto lugar) abrem a Liga Espanhola que contrará com a vola do Deportivo La Coruña que estava na segunda divisão.

É claro que Barça e Real são os candidatíssimos ao caneco. O time merengue é o atual campeão e conseguiu impedir o sonhado tetra dos catalães, mas a briga entre Cristiano Ronaldo e Messi está de volta.

Correm por fora, o Valencia, agora comandado por Mauricio Pellegrino e que conta com os brasileiros Diego Alves no gol e Jonas no comando de ataque. Outro que briga para ser a terceira força é o Atlético de Madri, atual campeão da Liga Europa que manteve o goleador colombiano Falcao Garcia. Quem surpreendeu na última temporada também foi o Athletic Bilbao de Marcelo "El loco" Bilesa, mas a diretoria sofre para manter Llorente e Javi Martinez no plantel.

Outro fato curioso é que o Espanhol pode definir o melhor jogador do mundo. A eleição acontece na metade da temporada e os principais postulantes jogam por lá: Casillas, Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Messi, Iniesta e Xavi (Barcelona).

O Valencia, em 2004, foi o último time a desbancar a poderosa dupla Real-Barça. Será que teremos surpresas? Para ser campeão, eu não acredito. 

Na Inglaterra, temos, pelo menos, seis grandes times: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. O atual campeão foi o City após mais de meia década na fila. Por isso, os rivais investiram pesado para voltar ao primeiro lugar. A abertura será entre Arsenal e Sunderland.

O Manchester United fez a maior contratação da temporada européia com a chegada de Robin Van Persie (ex-Arsenal). No Chelsea, as apostas foram no brasileiro Oscar, no belga Hazard e no alemão Marin. Todos jovens promessas. O técnico italiano Roberto di Matteo foi efetivado no cargo. Nada mais justo após o inédito título de campeão europeu.

O City manteve a base e não teve nenhuma grande perda. Seguem por lá Yaya Touré, David Silva, Balotelli, Tevez e Agüero. Todos sob o comando de Roberto Mancini.

Quem volta após uma temporada na segunda divisão é o West Ham. Não acredito que Arsenal, Liverpool ou Tottenham briguem pelo título. Aposto no trio Chelsea - City e United lutando pelo caneco.

Vamos aguardar e ver quem vai mandar na Espanha e Inglaterra na temporada. O Futebol em Foco vai noticiar o que de melhor acontecer por lá.

VAN PERSIE CHEGA AO MANCHESTER UNITED

Conforme o Futebol em Foco noticiou na última terça-feira, o atacante Van Persie é o novo reforço do Manchester United. O holandês assinou por quatro temporadas e já foi apresentado. No novo clube, usará a camisa 20. O Arsenal perdeu seu maior astro por 23 milhões de libras.

A intenção de Sir Alex Feguson, maior incentivador para a chegada do jogador, é ter Van Persie já na estreia da Premier League, na próxima segunda-feira contra o Everton.

O treinador dos "Diabos Vermelhos" é só elogios ao centroavante que disputou as duas últimas Copas do Mundo pela Holanda. Ferguson já pensa no sucesso da dupla de ataque que será formada com Wayne Rooney.

Na última temporada, Van Persie foi o artilheiro do Campeonato Inglês ao marcar 30 gols. A torcida do Arsenal está carente e revoltada com a saída do ídolo. Ainda mais pela transferência ter sido para um rival direto. O holandês chegou ao "Gunners" em 2004 vindo do Feyenoord pela bagatela de 2,5 milhões de libras. Em Londres foram 132 gols em 277 partidas disputadas. Por lá, venceu a Supercopa da Inglaterra em 2004 e a Copa da Inglaterra no ano seguinte e desde então, nunca mais disputou títulos. Este teria sido o motivo pelo jogador desejar a mudança de ares.

A chegada de Van Persie ao Manchester United foi a maior contratação da Europa para a abertura da temporada. Com certeza, se repetir o desempenho do Arsenal, será uma das melhores duplas de ataque do futebol mundial. 

VIROU, MAS CEDEU O EMPATE

O Vasco tinha a chance de retomar a segunda posição do Fluminense, mas ficou só no empate, em São Januário, com o Coritiba. Com o ponto ganho, os paranaenses chegaram a 16 e saíram da zona do rebaixamento. Jogando o Bahia para lá. Já os cariocas seguem em terceiro, agora com 35 pontos ganhos.

No time da casa, as novidades foram William Barbio, na vaga de Eder Luis (machucado) e Felipe que barrou Carlos Alberto.

O Coritiba começou atacando mais. Principalmente pelo lado esquerdo com Luccas Mendes e Rafinha (melhor jogador do Coxa). Só que o lado mais vulnerável do Vasco era o outro com o afobado William Matheus.

Pelo time da casa, Alecsandro se movimentava na frente, mas não dava em bola. O meio campo estava muito mal e sem mobilidade. Barbio, como sempre, só corria e mais nada.

Em contra-ataque fulminante, o Coritiba abriu o placar aos 21 minutos. Everton Ribeiro carregou a bola e tocou para Junior Urso que bateu na saída de Fernando Prass. Ninguém voltou para marcar.

Dois minutos depois, Escudero marcou de cabeça, mas estava impedido e o lance foi anulado pela arbitragem. Pelo Vasco, Wendel desviou de cabeça, mas não assustou o goleiro Vanderlei.

O Vasco estava nervoso. Não conseguia criar e a torcida era impaciência só. Aos 32, Vanderlei teve de se virar para defender falta venenosa cobrada por Juninho.

O Coritiba poderia ter ampliado. Nilton errou passe no meio. Rafinha avançou. Sorte do Vasco que Anderson Aquino tropeçou antes de chutar. No final, Fernando Prass salvou em falta cobrada por Robinho.

Na volta para o segundo tempo, Carlos Alberto entrou no lugar de William Barbio, muito vaiado pelos torcedores.

O empate veio cedo. Aos três minutos, Carlos Alberto fez toda a jogada e rolou para Felipe tocar no canto e deixar tudo igual. CA84 entrou com vontade até demais. Em sete minutos em campo, foram três faltas cometidas.

Mesmo com o gol sofrido, os paranaenses seguiam apostando apenas nos contra-ataques. Por pouco, Alecsandro não desempata de cabeça. Vanderlei pegou. O jogo ficou amarrado.

O desempate do Vasco saiu aos 43 minutos. Após bola alçada na área, a bola bateu em Douglas e sobrou para Wendel que mandou para as redes, mas a alegria não durou nem dois minutos, já que Everton Ribeiro empatou em chute cruzado e acabou com a festa da torcida vascaína.

O jogo terminou mesmo empatado. Melhor para o Coxa que sai da zona da degola. Para o Vasco, foi ruim, pois atuou em casa e segue na terceira posição, atrás de Atlético-MG e Fluminense.

Outros Resultados: Corinthians 1 x 0 Internacional e Figueirense 1 x 3 Santos.