Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO. E AGORA MOURINHO?


O Barcelona deu um verdadeiro show essa tarde no Camp Nou em jogo válido pela 14º rodada do Campeonato Espanhol. José Mourinho ainda não havia perdido no comando do Real Madrid, mas também ainda não tinha enfrentado um grande time e o adversário era nada mais, nada menos que o melhor time do mundo, talvez o melhor da década ou quem sabe até o melhor de todos os tempos no Barcelona.

O Barça atropelou por 5 a 0. O time do Real não conseguia tocar na bola tamanha superioridade catalã. Nunca vi um baile dessa forma envolvendo um clássico. Este time do Barcelona parece ser de vídeo game. O que dizer de Xavi, Iniesta, Pedro, Villa e principalmente Messi que não fez gol, mas foi o craque do jogo na Catalunha.

O show começou aos dez minutos. Iniesta deu lindo passe para Xavi que penetrou na área e tocou por cima de Casillas. O Real ainda foi ao ataque com o argentino Di Maria que chutou para boa defesa de Victor Valdez. Esta foi a única conclusão merengue na partida.

Aos 17, Xavi voltou a aparecer muito bem ao descolar lindo passe para David Villa que estava aberto pela esquerda e o matador cruzou para Pedro ampliar com a colaboração de Casillas. O Barcelona tocava a bola como se estivesse jogando contra um time pequeno.

Cristiano Ronaldo só era visto em confusões. Primeiro empurrou o técnico Pep Guardiola e depois se estranhou com Puyol.

No segundo tempo, Messi voltou endiabrado e junto com ele se inspirou David Villa. Primeiro, Lionel deixou Xavi na cara do gol, mas a zaga conseguiu afastar. Minutos depois, mais um passe de cinema e desta vez Villa fez o terceiro. Três minutos mais tarde, o genial argentino repetiu a dose e o artilheiro da Copa do Mundo, Villa fez seu segundo gol, o quarto do Barça.

Com a goleada confirmada, o Barça começava a dar toques de calcanhar, de letra, mas a intenção não era menosprezar o rival, já que o time sempre buscava o gol. Essa é a maneira do time de Guardiola jogar.

Estava tão fácil que o treinador trocou o ataque titular. Entraram Bojan e Jeffren para as saídas de Villa e Pedro e foi da dupla reserva, a jogada que originou o quinto gol. Bojan recebeu na esquerda e cruzou para o garoto Jeffren anotar o último do massacre.

Depois do quinto gol, só restava ao Real Madrid arrumar mais confusão. Sergio Ramos deu uma entrada duríssima em Messi e ainda um tapa em Puyol e foi corretamente expulso pelo árbitro Eduardo Jesús González.

Com a vitória, o Barça assumiu a liderança com 34 pontos e deixou o Real na segunda posição com 32. Será que teremos mais um título catalão na Espanha? Será que dessa vez José Mourinho vai ficar calado? Logo ele que dizia saber como derrotar o Barcelona. Está certo que Messi segue sem marcar gols em uma equipe dirigida pelo português, mas nem precisou. Imagina se ele resolve marcar?

DO TÍTULO BRASILEIRO PARA A SÉRIE C


Nada como um ano após o outro, mas esta frase no caso do técnico Andrade é trágica. Em 2009, Andrade foi campeão brasileiro pelo Flamengo, mas nesta temporada, não conseguiu evitar o rebaixamento do Brasiliense para a Série C.

Andrade chegou ao clube candango e já pegou a equipe na zona da degola. Até que o time deu uma arrancada e nas últimas sete rodadas conseguiu um aproveitamento de 70%, mas a queda não foi evitada.

Na última rodada, o Jacaré precisava derrotar o América-RN em Natal e torcer por um tropeço do Vila Nova ou do Guaratinguetá. Os candangos venceram por 2 a 1, de virada, só que o inesperado aconteceu e o Guará bateu o campeão Coritiba no Couto Pereira e o Vila Nova venceu o São Caetano em Goiânia com um gol marcado já no fim do jogo.

O time do Brasiliense presidido pelo ex-senador Luiz Estevão conta com alguns jogadores bem conhecidos no futebol brasileiro, casos do goleiro Eduardo, dos zagueiros Santiago e Fábio Braz, dos meias Adriano Felício e Iranildo (conhecidos do público carioca) e dos atacantes Aloísio Chulapa, Jean (ex-Flamengo, Fluminense e Vasco) e do uruguaio Acosta que já chegou até a ser vice - artilheiro do Brasileirão quando atuava no Náutico em 2007.

Agora, resta ao Brasiliense se programar para ter um bom 2011 e retornar para a Série B, já que o time candango já foi um dos emergentes do futebol brasileiro. Em 2002, o Jacaré chegou a decisão da Copa do Brasil e foi derrotado pelo Corinthians graças a um erro clamoroso do árbitro Carlos Eugênio Simon.