Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2011

BRASIL FINALMENTE VENCE E PEGARÁ O PARAGUAI NA FASE SEGUINTE



A Seleção Brasileira venceu o Equador por 4 a 2 no encerramento da primeira fase da Copa América em Córdoba. A novidade na escalação foi o retorno de Robinho no lugar de Jadson e a barracão de Daniel Alves (muito mal na partida contra o Paraguai) para dar lugar a Maicon, titular na Copa de 2010. Com o resultado, os brasileiros ficaram em primeiro no Grupo B e vão enfrentar o Paraguai, no próximo domingo às 16 horas, em La Plata na busca por uma vaga na semifinal do torneio.

Com sete minutos de jogo, os equatorianos tocavam a bola e a torcida local (argentinos) gritava olé. É claro que os Hermanos torceram contra o Brasil e se fosse o contrário seria a mesma coisa.

O primeiro chute a gol foi de Arroyo, mas Julio Cesar defendeu com firmeza no meio do gol. A Seleção Brasileira errava muitos passes, principalmente Ramires, e o setor de criação estava todo nas costas de Ganso. Uma boa opção eram os avanços de Maicon pela direita. Aos 18, Neymar arriscou de fora da área, mas pegou errado na bola e o chute foi para fora.

Na primeira chegada ao gol de Elizaga, o Brasil marcou. André Santos cruzou bem e Alexandre Pato se antecipou à marcação e testou certinho. O segundo poderia ter saído pouco mais tarde. Robinho tocou para Maicon e recebeu na entrada da área, mas o chute forte bateu na trave de Elizaga. No contra-ataque, veio o empate equatoriano com Caicedo em uma falha grotesca de Julio Cesar. Será que toda vez que o Brasil decidir algo, Julio Cesar vai falhar? Lembram-se contra a Holanda na Copa do Mundo?

No último minuto do primeiro tempo, Arroyo chutou de fora e agora sim, Julio Cesar apareceu bem e fez uma boa defesa evitando a virada do Equador que finalizou mais vezes durante a primeira etapa. Tem algo de errado nesta seleção, não acham?

Sem modificações, o Brasil voltou mais ligado e logo aos quatro minutos, Ganso descobriu Neymar entrando na área e de forma séria veio o chute que deu a vantagem aos brasileiros. E novamente um cruzamento de Maicon quase resulta em gol, mas desta vez a cabeçada de Pato foi por cima da meta.

Só que o sofrimento continuava e Caicedo novamente arriscou de longe e a bola de novo passou por baixo do corpo de Julio Cesar. Não era uma bola indefensável. Mas parece que Elizaga sentiu inveja de Julio Cesar e resolveu falhar também. Neymar chutou, o arqueiro bateu roupa e Alexandre Pato, como um autêntico centroavante, chegou chutando tudo e fez o terceiro do Brasil. E por pouco, o camisa 9 não marca um lindo gol aos 24 minutos ao tentar encobrir o goleiro adversário.

Mas não demorou para sair o quarto. Após linda jogada de Maicon (um dos melhores em campo), Neymar escorou para o gol e deu uma tranquilidade aos torcedores.

Com a vitória garantida, Mano Menezes sacou Neymar, Pato e Ganso para colocar Lucas, Fred e Elias. Os três não tiveram tempo para muita coisa. Robinho ainda marcaria o quinto, mas o trio de arbitragem errou ao marcar impedimento do brasileiro. O Brasil venceu e agora vai pegar o Paraguai nas quartas de final. Tomara que o futebol apresentado pela Seleção não seja o mesmo do último confronto entre as duas equipes.

BRASILEIRO APRESENTADO EM MADRID

O Atlético de Madri apresentou Miranda que assinou contrato por três temporadas com os espanhóis. O jogador foi recepcionado pelo ex-jogador Luis Pereira que fez sucesso no clube na década de 70 sendo inclusive campeão espanhol em 1977 pelo clube madrileno.

Na temporada passada, o time dirigido por Gregorio Manzano terminou o Espanhol na sétima colocação e garantiu a última vaga na Liga Europa. No novo clube, Miranda encontrará os brasileiros Filipe Luis, Paulo Assunção e Elias que está na Copa América. O reforço chega para ser titular do Atlético de Madri. No novo clube, o brasileiro jogará ao lado do uruguaio Forlán e do argentino Agüero, caso os dois continuem por lá.

Revelado no Coritiba, o defensor de 26 anos foi, por muito tempo, um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro. Miranda fez parte da seleção do campeonato em 2007/2008/2009 e 2010. Ainda foi tricampeão brasileiro pelo São Paulo (2006/07 e 08) e conquistou também da Copa das Confederações pela Seleção Brasileira (2009), mas não foi à Copa do Mundo da África do Sul.

Miranda é um zagueiro seguro, mas eu sempre achei que a imprensa, principalmente os paulistas, tentava de tudo para emplacar o jogador na Seleção. Acho que o futebol brasileiro possui zagueiros do mesmo nível de Miranda como Dedé e Rever, mas estes dois nunca tiveram o cartaz que Miranda sempre teve. Além do mais, sempre formou excelentes sistemas defensivos no São Paulo. Ao seu lado jogaram bons zagueiros casos de Alex Silva, André Dias e Rodrigo.

URUGUAI VENCE MÉXICO E SERÁ O ADVERSÁRIO DA ARGENTINA NAS QUARTAS

O Uruguai bateu o México por 1 a 0 em La Plata e garantiu a segunda posição no Grupo B da Copa América. Agora, teremos o clássico entre a Celeste e a dona da casa, Argentina, no próximo sábado nas quartas de final da competição. O México, representado pelo time sub-22, se despede do tornieo com três derrotas em três partidas.



O Uruguai começou bem e buscava o ataque com o sempre perigoso Luis Suárez, melhor jogador da seleção na competição até o momento. O gol da vitória não demorou a sair. Aos 14 minuitos, Forlán cobrou falta para a área e Álvaro Pereira aproveitou rebote de Luis Michel e marcou.



Pouco depois, Maxi Pereira deixou Forlán em boas condições de marcar, mas não foi desta vez que o camisa 10 quebrou o jejum qie já dura desde a Copa da África do Sul. Forlán ainda teria mais uma chance na primeira etapa, mas a trave fez com que a "seca" prosseguisse. Ainda na etapa inicial, onde foi bem superior, o Uruguai poderia ter ampliado com Suárez, mas o arqueiro mexicano praticou boa defesa.

Na etapa complementar, o México já eliminado, passou a pressionar. A tentativa era somar pelo menos um ponto na Copa América. Mas a defesa uruguaia comandada pelo ex-sãopaulino Lugano levava sempre vantagem.

Aos 25 minutos, Forlán ajeitou, de peito, para López e a bola passou rente a meta de Luis Michel. Cinco minutos depois, Lodeiro acertou a trave mexicana mais uma vez. O México chegou a marcar com o atacante Rafael Marquéz, mas havia impedimento e também seria uma injustiça se o Uruguai não saisse de La Plata com os três pontos garantidos.



No próximo sábado, já teremos dois gigantes do continente se enfrentando. Bom para o Brasil, já que um dos dois ficará pelo caminho. Além da classificação à semifinal, Argentina e Uruguai buscam a hegemonia de títulos na Copa América. Os dois contam com 14 canecos e são os maiores vitoriososo da competição sul-americana.