Pesquisar este blog

domingo, 15 de novembro de 2009

O NOVO VICE LÍDER


O Flamengo bateu o Náutico no Estádio dos Aflitos por 2x0 e passou o Palmeiras na tabela e está atrás apenas do São Paulo (62-60). A liderança pode vir no próximo domingo quando os cariocas jogarão contra o Goiás no Maracanã entupido (os ingressos já estão esgotados) e o São Paulo vem até o Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo no Engenhão.

Eu confesso que me enganei em relação ao jogo de hoje. Pensei que pela situação desesperadora, o Náutico fosse agredir os cariocas. O Flamengo foi soberano durante toda a partida. Nem a ausência de Maldonado fez a falta a equipe da Gávea. Diga-se de passagem, que Toró foi muito bem no jogo.

No início, até que os pernambucanos deram uns sustos, com Carlinhos Bala e Bruno Mineiro, mas o Fla logo tomou conta da partida e o trio Pet-Zé Roberto e Adriano estava inspirado. Aos 16, Willians lançou para o Imperador e este ameaçou a bomba de canhota, mas rolou para trás. Léo Moura chutou e o goleiro Gledson largou nos pés de Petkovic que apenas empurrou para o gol para delírio dos quatro mil flamenguistas que estavam no estádio.

O Náutico até chegou a marcar com o zagueiro Cláudio Luiz, mas três jogadores estavam impedidos e o enrolado Sandro Meira Ricci acertou na marcação. Nos acréscimos ainda teve tempo para o Fla matar o jogo. Léo Moura deu ótimo lançamento para Zé Roberto que apenas centrou para Adriano marcar seu 19º gol no campeonato e se tornar artilheiro isolado.

No segundo tempo, o Náutico ameaçou logo aos três minutos, mas Bruno fez boa defesa em chute de Irênio de fora da área. O Fla quase marcou mais um, só que Zé Roberto conseguiu perder na pequena área, após belo passe de Adriano. Pet estava sumido, talvez pelo calor e foi substituído por Bruno Mezenga. O Náutico sem forças não produzia nada em campo e praticamente se despediu da série A do Campeonato Brasileiro. Pelo visto, não teremos nenhum time pernambucano em 2010 na primeira divisão (O Sport já está rebaixado).

O Flamengo segue com muitas chances de alcançar o hexa, basta o São Paulo tropeçar que o Rubro-Negro passa a frente. Com certeza todos os flamenguistas serão Botafogo desde criança na próxima rodada.

O Botafogo vinha de três vitórias seguidas, mas não resistiu a força do Barueri (o exterminador de cariocas) e foi derrotado por 3x0 com show de Val Baiano que voltou hoje ao time em grande estilo.

Com o resultado adverso, a situação do Botafogo em relação ao rebaixamento (16º lugar com 41 pontos) é complicadíssima por causa da tabela que o Glorioso tem pela frente. O time ainda jogará contra São Paulo e Palmeiras em casa e vai até a Arena da Baixada jogar contra o Atlético-PR que também luta contra a degola. Quem ficou muito satisfeito com a derrota do Alvinegro foram os torcedores do Fluminense.

O time carioca insistia nos chutes de longe. A equipe não criava jogadas. Até quando Estevam Soares vai continuar jogando com Léo Silva? O Renato e o Jônatas não podem ser banco do Léo Silva.

O primeiro gol dos paulista saiu em lance polêmico, mas na minha opinião não houve irregularidade. O atacante Val Baiano recebeu na área, matou no peito (os botafoguenses disseram que foi no braço) e encheu o pé para estufar o gol de Jefferson que nada pôde fazer. O centroavante do Barueri atravessou todo o gramado e foi comemorar junto com o goleiro René que assim como ele, estava afastado pelo episódio da suposta mala branca no jogo contra o Flamengo. Logo depois, Lúcio Flávio assustou, mas René fez a defesa. No fim da primeira etapa, Marcio Careca só não marcou o segundo porque Jefferson evitou.

No intervalo, Estevam sacou os improdutivos Fahel e Léo Silva para as entradas de Renato e Thiaguinho, mas de nada adiantou e foi o Barueri quem fez mais um. Flavinho tocou de cabeça para Val Baiano marcar e comemorar novamente com René. Thiago Humberto (joga muito) quase anotou o terceiro, mas a bola foi para fora. Mas quem disse que o Botafogo estava livre do terceiro gol? E ele saiu nos acréscimos. Adivinha quem marcou? Val Baiano que chutou cruzado e fechou o placar. Estevam Soares que largou o Barueri na sexta posição para assumir o Botafogo em agosto, deve estar muito arrependido.

Os torcedores alvinegros têm todos os motivos para se desesperarem, afinal de contas é tabela é uma pedreira atrás da outra e o Fluminense a cada rodada que passa se aproxima mais.

TETRA MAIS PRÓXIMO


Parece que aquela camisa da torcida são paulina que eu postei ontem aqui no Futebol em Foco vai mesmo sair do armário. O São Paulo não bobeia como Palmeiras, Atlético-MG e outros. Esse time já está acostumado a decisões e na de hoje, derrotou o Vitória por 2x0 com um gol em cada tempo.

Em todos os momentos, o time da casa foi superior. O meia Jorge Wagner (gosto muito deste jogador) fez uma bela partida. Como a equipe jogou só com Washington na frente (Dagoberto e Borges cumpriram suspensão automática), Jorge encostava sempre no ataque e logo no início teve uma chance de marcar, mas na segunda oportunidade, o baiano não titubeou. Aos 24, Hernanes (voltou a ser craque) lançou para Washington que chutou e Viafara espalmou nos pés de Jorge Wagner que colocou o Tricolor em vantagem. Antes disso uma séria discussão agitou o time são paulino. Após cobrança de escanteio, André Dias e Hugo se xingaram e chegaram até a se agredir. Hugo deu um tapa no rosto do zagueiro que havia socado a boca do meia, mas logo chegou a turma do deixa disso e com o primeiro gol, as pazes foram feitas e os dois se abraçaram na comemoração.

Na volta para o segundo tempo, logo aos três minutos, de novo Hernanes fez lançamento preciso, desta vez para Hugo que tocou de cabeça para fazer o segundo. A equipe baiana não ameaçava. Os nordestinos com 44 pontos na tabela ainda não estão totalmente livres do risco de rebaixamento e as seis derrotas consecutivas acenderam o sinal de alerta no Leão baiano.

Já o São Paulo ainda teve mais uma chance clara, mas Washington desperdiçou após cruzamento de Marlos pela esquerda. O time comandado por Ricardo Gomes vai até o Rio de Janeiro no próximo domingo para encarar o Botafogo no Engenhão. Com a vitória de hoje, o Jason abriu três pontos sobre o Palmeiras (62-59), mas amanhã o Flamengo joga contra o Náutico e pode chegar a 60 pontos, mas de qualquer maneira nesta rodada ninguém toma a ponta do São Paulo e como será difícil alguém tirar o tricolor do primeiro lugar. Deixou o São Paulo chegar já sabe né?

Outros Resultados: Coritiba 2x1 Atlético-MG (péssimo para Flu e Botafogo) e Cruzeiro 1x1 Grêmio

BASTA UM EMPATE


Mesmo jogando desfalcado de Cristiano Ronaldo, Portugal derrotou a Bósnia Herzegovina pelo jogo de ida da repescagem para a Copa do Mundo por 1x0. A partida aconteceu no Estádio da Luz em Lisboa e contou com a presença do jogador do Real Madrid que assistiu tudo de camarote.

O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro-artilheiro Bruno Alves que joga no Porto, mas já desperta o interesse do Barcelona-ESP. Sem Cristiano Ronaldo, o time patrício contou com Liedson e Nani no setor ofensivo. O brasileiro Deco municiava o ataque. O gol do triunfo saiu aos 31 minutos da etapa inicial. Nani cruzou e Bruno Alves fez de cabeça. Liedson ainda teve a chance de aumentar e seria um golaço. O brasileiro deu um lençol em Jahic dentro da área, mas finalizou para fora.

O time da Bósnia, que não é bobo, assustou em duas oportunidades. Na primeira, Ibricic cabeceou no travessão e aos 43 minutos do segundo tempo Dzeko (também de cabeça) mandou outra na trave e no rebote Muslimovic acertou mais uma no poste de Eduardo. Os lusos estavam com sorte e como eu previa Portugal venceu (esperava um resultado mais dilatado).

Agora na próxima quarta-feira, um empate garante o time de Carlos Queiroz na Copa e há pouco tempo, Portugal tinha chances quase nulas. Cristiano Ronaldo segue fora da equipe para o jogo da volta.

Outros Resultados: Rússia 2x1 Eslovênia; Grécia 0x0 Ucrânia e Irlanda 0x1 França