Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O LIGEIRINHO BRILHOU NA VITÓRIA DO FLU

Graças a uma noite de muita inspiração de Wellington Nem, o Fluminense derrotou o Coritiba por 2 a 1 na abertura da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro e voltou a ficar nove pontos na frente do Atlético-MG que ainda joga na rodada.

Como já era de se esperar, o jogo não foi nada fácil. Os tricolores que compareceram ao Engenhão sofreram até o último minuto. O time paranaense é bem armado e não perdia há sete rodadas.

Diego Cavalieri não trabalhou tanto como de costume. Deco, sentiu e teve de ser substtuído. Fred não foi o matador de outros jogos e teve poucas chances de gol, mas aí brilhou a estrela do veloz Wellington Nem que marcou o primeiro gol e deu o segundo para Thiago Neves. Everton Rbeiro marcou para o Coxa, mas ficou nisso.

Com a vitória, o Fluminense atingiu os 72 pontos e já superou as campanhas vitoriosas de Corinthians, em 2011, e do próprio Flu há dois anos. Ambos terminaram como campeões ao somarem 71 pontos ganhos.

Logo no primeiro minuto, Thiago Neves já assustou o goleiro Vanderlei ao cobrar uma falta na trave. O Coritiba não se intimidou e também buscava o ataque, mas aos 15 minutos, o ex-rubro-negro Deivid deu uma mãozinha ao Flu. O centroavante foi tocar a bola para trás e deu nos pés de Wellington Nem que botou na frente e tocou por baixo das pernas de Vanderlei. Gol tricolor para muita festa no Engenhão.

O segundo gol poderia ter saído em cabeçada de Fred, mas Vanderlei pulou no canto para buscar. O Coritiba foi para cima e teve boas chances de empatar no fim do primeiro tempo. Rafinha não acertou o chute. Lucas Claro pegou em cheio, mas Diego Cavalieri defendeu. No último lance da primeira etapa, Everton Ribeiro furou, livre dentro da área, e a bola sobrou limpa para o arqueiro do Fluminense.

Pouco antes, Wellington Nem fez linda jogada pela direita, deu um drible desconcertante em um marcador, mas Vanderlei saiu bem abafando.

Na etapa complementar, a primeira boa chance foi do Tricolor. Fred tabelou com Nem e chutou no canto, mas lá estava Vanderlei para espalmar para fora.

O técnico Abel Braga perdeu o meia Deco por lesão. Wagner entrou e não ficou muito tempo em campo e teve de ser substituído pelo mesmo motivo do luso-brasileiro. Diguinho entrou e o Flu ficou com três volantes, mas Jean, que fez mais uma excelente partida, fazia o papel de criador no meio.

Após linda jogada de Jean, Wellington Nem chutou cruzado e a bola ainda riscou na trave antes de sair à direita da meta de Vanderlei.

Mas o segundo gol do Flu não demorou e novamente graças a Wellington Nem que fez o que quis pela ponta e cruzou na medida para cabeçada de Thiago Neves, até então sumido da partida.

Muitos poderiam pensar que a fatura estava liquidada. Que nada, o Coritiba era aguerrido. Bruno salvou em cima da linha com uma bicicleta sensacional. A torcida do Fluminense comemorou o lance como gol.

De tanto insistir, os paranaenses conseguiram diminuir. Rafinha fez jogada pela direita e cruzou para Deivid. Cavalieri defendeu no primeiro momento, mas na sobra, Everton Ribero chutou no alto para marcar.

Os dez minutos finais foram de muita agonia para a torcida do Fluminense que teve de esperar com muita paciência para poder comemorar mais uma vitória no Brasileirão. O time não tinha vencido nos dois últimos jogos e reencontrou os três pontos em um momento muito importante. A vantagem, que pode voltar a ser de seis pontos, ainda é muito boa. O Tricolor caminha a passos largos para comemorar mais um título brasileiro.

Outros Resultados: Santos 0 x 0 Náutico e Ponte Preta 1 x 0 Cruzeiro.

OS 100 MAIORES CLUBES DO MUNDO EM MÉDIA DE PÚBLICO

Recentemente, saiu uma lista dos 100 maiores clubes do mundo, em média de público divulgado por uma empresa de consultoria. O que chamou mais a atenção foi que apenas três times brasileiros aparecem na relação. O melhor deles é o Santa Cruz (39º). O Corinthians, atual campeão da Taça Libertadores da América figura na 65ª colocação e o Bahia é quem fecha a lista, estando em centésimo lugar.

A equipe com maior média de torcedores nos estádios é o Borussia Dortmund-ALE, conhecido por ter uma das maiores torcidas na Europa. A média dos alemães supera os 80 mil torcedores por partida. Em segundo lugar vem o Manchester United com média de 75 mil. Logo atrás, está o Barcelona que supera 74 mil pessoas. Real Madrid e Bayern de Munique fecham a lista dos cinco primeiros. 

Entre os dez ponteiros, apenas uma equipe é de fora da Europa. O América-MÉX é o intruso na lista dos dez mais com média de 53.750 torcedores, abocanhando a nona colocação.

Dos clubes brasileiros, o Santa Cruz, que atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, tem uma média de 36 mil torcedores. O Corinthians aparece com 29 mil e o Bahia vem com 22 mil. Depois destes, o melhor clube brasileiro é o São Paulo estando em 112º lugar com 21. 500. O Flamengo, que muitos apontam como a maior torcida do mundo aparece apenas em 135º com média de 19 mil torcedores por partida. Internacional (143º), Coritiba (147º), Vasco (172º) e Grêmio (184º) estão entre os 200 maiores.

O país que lidera o ranking com mais clubes entre os cem primeiros é a Alemanha com 22 times listados. Do futebol inglês, temos mais 20 e outros 12 da Espanha. O curioso é o México que colocou 10 clubes na relação e fica na frente de países ricos como Itália, Holanda, França e Portugal. O Brasil, com apenas três, está em décimo lugar por país. 

Dos 100 times, 89 ocupam a divisão principal em seus respectivos campeonatos. Não é o caso do melhor brasileiro na pesquisa que é o Santa Cruz, que está na Terceirona.

Vale destacar também que os alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund têm média de ocupação total em seus estádios. Manchester United, Tottenham, Arsenal, Schalke04 e Chelsea colocam torcedores em 99% em suas partidas disputadas em casa.

REAL NÃO SEGURA O BICAMPEÃO ALEMÃO

Com mais de 80 mil torcedores, o Borussia Dortmund não tomou conhecimento do milionário elenco do  Real Madrid e venceu por 2 a 1 em jogo válido pelo Grupo D da Champions League. Os gols foram marcados por Lewandowski e Schmelzer. Com Cristiano Ronaldo descontando com um golaço. 

Com o triunfo, os atuais bicampeões alemães assumiram a liderança da chave com sete pontos ganhos. O Real vem logo atrás com seis.

A primeira boa oportunidade foi do time espanhol. Cristiano Ronaldo cruzou e Özil furou na hora do chute. Os donos da casa responderam, mas Casillas fez duas boas defesas.

O time alemão chegou ao gol aos 35 minutos. O fraco Pepe saiu jogando errado e Kehl lançou para Lewandowski que bateu certeiro na saída de Casillas.

Só que dois minutos depois, o time merengue chegou ao empate em um golaço do português Cristiano Ronaldo, que recebeu lançamento de Özil e tocou por cobertura na saída atabalhoada do goleiro Weidenfeller.

No segundo tempo, o time dirigido por José Mourinho até melhorou, mas não conseguia chegar ao gol da virada. O argentino Di Maria chutou e a bola raspou a trave dos alemães.

Quando o Real era superior, quem chegou ao gol foram os anfitriões aos 18 minutos. Casillas rebateu a bola nos pés do lateral alemão Schmelzer que bateu forte para fuzilar as redes e marcar o segundo do time alemão. 

O Real sentiu o golpe e passou a tentar o empate, apenas em bolas alçadas na área. Sem sucesso. No fim, uma nem tão surpreendente vitória da boa equipe alemã. Não é por acaso que venceram as duas últimas edições da Bundesliga. Pelo que está se desenhando, Borussia Dortmund e Real Madrid devem ficar com as vagas para as oitavas de final, desbancando o bom time do Manchester City, que perdeu mais uma, desta vez para o Ajax-HOL e está na lanterna do Grupo D.