Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

VEJA OS GRUPOS DA CHAMPIONS LEAGUE 2013/ 2014

Conhecidos os 32 times da Champions League, a UEFA realizou o sorteio dos grupos em Mônaco, na França.

Algumas chaves estão bem fortes e equilibradas. Casos dos grupos de Barcelona e Real Madrid que contam com gigantes italianos. Quem se deu bem foi o Chelsea que caiu com um bom emparelhamento. Manchester United e Paris Saint Germain também não devem ter problemas para ficarem em primeiro lugar na fase.

Os oito cabeças de chave são: Arsenal, Barcelona, Bayern de Munique, Benfica, Chelsea, Manchester United, Porto e Real Madrid. Não concordo com os dois portugueses em tal situação e nem mesmo os "Gunners" que precisaram da fase prévia para chegar à competição. Mas estas são as regras da entidade européia.

O Bayern de Munique, atual campeão, terá pela frente o CSKA Moscou, Manchester City e Viktoria Plzen. Vamos ver se, dessa vez, os ingleses chegam , pelo menos às oitavas de final. Dá para passar.

O Barcelona vai reencontrar o Milan já na fase inicial. Ajax (novamente em um grupo da morte) e Celtic completam a chave. Acho que os italianos correm riscos de caírem ainda nesta fase. O Real Madrid terá a forte Juventus (bicampeã italiana), o rico Galatasaray (clube que os espanhóis eliminaram nas quartas na última temporada) e o modesto Copenhagen (deve ser o saco de pancadas do grupo).

O Manchester United é o mais forte do Grupo A que ainda conta com Shakhtar Donetsk, Bayer Leverkusen e Real Sociedad. 

Uma chave equilibrada é a F com Arsenal, Olympique de Marselha, Borussia Dortmund e Napoli. Apostaria nos dois últimos nas oitavas.

Benfica e Porto jogam pela chance de decidir a competição em casa, já que a grande decisão será em Portugal. Se bem que o "Dragão" terá problemas até para passar de fase em minha opinião.

A bola começa a rolar no próximo dia 17. Com certeza, será um grande sucesso, com grandes jogos. Como sempre digo, trata-se da melhor competição entre clubes do futebol mundial.

Após o sorteio, a UEFA escolheu o melhor jogador do futebol europeu na última temporada. Os finalistas eram: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Franck Ribéry (Bayern de Munique) e Lionel Messi (Barcelona). Quem levou a melhor foi o jogador que venceu a última Champions League. O francês Ribéry desbancou CR7 (que nem apareceu na festa) e o craque do Barça. Não se pode dizer que foi injusto, mas acho que Gareth Bale podia estar nessa relação final.

Vou deixar aqui os meus palpites, em negrito, para os grupos sorteados na Champions League:


GRUPO A: Manchester United, Shakhtar Donetsk, Bayer Leverkusen e Real Sociedad
GRUPO B: Real Madrid, Juventus, Galatasaray e Copenhagen
GRUPO C: Benfica, Paris Saint-Germain, Olympiacos e Anderlecht
GRUPO D: Bayern de Munique, CSKA, Manchester City e Viktoria Plzen
GRUPO E: Chelsea, Schalke 04, Basel e Steaua Bucareste
GRUPO F: Arsenal, Olympique de Marselha, Borussia Dortmund e Napoli
GRUPO G: Porto, Atlético de Madrid, Zenit e Austria Viena
GRUPO H: Barcelona, Milan, Ajax e Celtic

ETO'O E MOURINHO JUNTOS DE NOVO

Samuel Eto'o e José Mourinho voltam a trabalhar juntos. Depois de três anos, os dois se reencontram. O atacante camaronês foi anunciado como novo reforço do Chelsea.

Eto'o estava no futebol russo desde 2011, mas deixou o Anzhi após o presidente do clube, Suleyman Kerimov acabar com o investimento na equipe.

O centroavante de 32 anos era o jogador mais bem pago do mundo. Para fechar com os "Blues", Eto'o teve de diminuir os vencimentos. Na Rússia, ganhava 62 milhões de reais por ano. Agora, cairá para "apenas" 25 milhões.

Eto'o venceu a Champions League em 2006 e 2009 pelo Barcelona e em 2010 na Internazionale sob o comando de Mourinho.

Esta será a primeira experiência do artilheiro no futebol inglês. No novo clube, chega para disputar posição com o contestado Fernando Torres e Demba Ba e Romelu Lukaku. Em minha opinião, o ataque deve ser Eto'o e mais um. Se bem que o Chelsea atua no esquema 4-5-1 com três meias de ligação.

Além do Chelsea, times italianos tentaram a contratação do africano. A Internazionale o queria de volta e o Napoli também demonstrou interesse, mas pesou o fato de voltar a ser comandado por José Mourinho.

QUE TORCIDA É ESSA?

Quando falam que a maior torcida do mundo faz a diferença, não é exagero. O Cruzeiro tem mais time que o Flamengo. Tinha a vantagem do empate, mas como jogar contra um Maracanã lotado e empurrado por torcedores rubro-negros?

Elias, que foi dúvida durante toda a semana, jogou e como jogou. O meia decidiu a partida com um lindo gol aos 43 minutos do segundo tempo. A bola tomou um efeito que não deu chances ao goleiro Fábio para desespero total do ex-vascaíno Dedé.

Mano Menezes escalou o time todo no ataque. Na frente, tinha Carlos Eduardo, Rafinha e Marcelo Moreno. Na defesa, Marcos González foi barrado para a entrada de Wallace. O Cruzeiro foi covarde. Pouco atacou.

O primeiro tempo foi de poucas chances claras. As mais perigosas foram do time celeste. Após cruzamento de Egídio, Willian desviou e Felipe defendeu de forma estranha. Logo depois, o Cruzeiro assustou pelo alto.

No segundo tempo, só deu Flamengo. A primeira chance foi um desvio de Marcelo Moreno que passou raspando. Elias tentou de cabeça, mas a bola foi para fora. 

Precisando atacar e marcar de qualquer forma, o Flamengo passou a dar espaços para o contra-ataque.

Cada time teve um gol anulado pelo trio de arbitragem. Pelo Fla, Marcelo Moreno cometeu falta em Fábio. Do outro lado, Vinicius Araújo estava em posição irregular. O jovem atacante cruzeirense teve mais uma boa chance ao driblar Felipe, mas a finalização não foi boa.

Quem acertou o pé foi Elias. Aos 43 minutos, Paulinho desceu pela direita e rolou para o capitão rubro-negro bater com muita categoria, tirando de Fábio. Belo gol!

O Maracanã veio abaixo. A torcida ajudou e muito a ganhar a partida. Agora, o time vai com moral. O próximo adversário será o Botafogo pelas quartas de final. Confesso que não esperava a classificação rubro-negra.

Outros Resultados: Corinthians (classificado) 2 x 0 Luverdense; Grêmio (classificado) 2 x 0 Santos e Atlético-PR (classificado) 3 x 0 Palmeiras.