Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

PRESENTE EM DOSE TRIPLA PARA OS TRICOLORES

No dia em que comemorou o aniversário de 109 anos, quem ganhou o presente foram os torcedores do Fluminense. A diretoria apresentou, de uma só vez , os meias Martinuccio, maior destaque do Peñarol-URU na Taça Libertadores da América deste ano, Manuel Lanzini, revelação do River Plate-ARG e o atacante Rafael Sobis, campeão da América pelo Internacional em 2006 ao lado do técnico Abel Braga.

O caçula do trio é Lanzini que se profissionalizou no ano passado e é considerado uma jóia na Argentina. O apoiador não participou muito da campanha que culminou com o rebaixamento do River no Clausura, mas era uma das esperanças dos hinchas para levar a equipe de volta à elite.

Martinuccio chega, a princípio, para ser o substituto de Darío Conca como principal articulador de jogadas do time, mas o argentino evita comparações. Este caso pode dar uma dor de cabeça ao departamento jurídico do clube, já que o Palmeiras afirma que tinha um pré contrato assinado com o jogador e os paulistas pretendem ir até a FIFA. O Flu adquiriu 50% do passe do meia por 1,3 milhões de reais.

Rafael Sobis já vinha negociando há muito tempo. O atacante pertence ao Al Jhazira-EAU, mas estava emprestado ao Internacional e é velho conhecido de Abel, onde ganhou a Libertadores pelo Colorado. Muitos diziam que era um atleta bichado, mas os exames feitos antes do anúncio de sua contratação não constataram nenhuma lesão e o jogador está apto para jogar.

Os atletas foram apresentados à imprensa e torcedores na sede das Laranjeiras e o clube até já definiu a numeração de cada um. Lanzini ficará com a 11 que era de nada mais, nada menos que Conca. Sobis usará a 23 (que ele sempre gostou) e Martinuccio jogará com a camisa 25.

O Fluminense, que ocupa a 12º colocação no Brasileiro com 12 pontos, ficará mais forte a partir de agora e ainda dá tempo para lutar pelo bicampeonato nacional. Se Sobis estiver clinicamente recuperado, será um grande parceiro de ataque para Fred. Martinuccio já mostrou que é muito bom jogador. Lanzini, eu não conheço, mas se for o que falam os argentinos, será muito útil também.

NA BRIGA POR ANDRÉ, GALO LEVA A MELHOR

Depois de brigar com o Flamengo, o Atlético-MG venceu a parada e acertou a contratação do atacante André que estava no Dínamo de Kiev-UCR. O Alvinegro pagou algo em torno de 2,2 milhões de euros por 20% do passe do atleta. O restante segue com o time da Ucrânia.

André, 20 anos, foi apresentado e disse estar muito otimista com a volta para o futebol brasileiro. A intenção do jogador é retornar à Seleção Brasileira. No início da Era Mano Menezes, o ex-santista era presença constante na Amarelinha.

O jogador voltará a trabalhar com Dorival Junior com quem foi campeão paulista e da Copa do Brasil de 2010 pelo Santos. A estréia está prevista para daqui a duas semana s contra o Figueirense.

André foi revelado pelo futebol carioca na Cabofriense, mas logo foi parara na Baixada Santista. De lá foi negociado com o Dínamo e emprestado ao Bordeaux-FRA, onde também não deu certo. Podemos dizer que a passagem pela Europa não fez bem ao garoto.

Acho que André pode, no máximo, ser considerado uma boa promessa. Não dá para esperarmos aquele jogador do Santos. Ali, era tudo encaixadinho e qualquer um daria certo. O Santos metia seis, sete, oito e André, naturalmente, se destacava. Nunca defendi a sua presença na Seleção Brasileira. Sempre achei um exagero enorme. Para os Jogos Olímpicos pode ser um nome, mas ainda está muito cru para chegar ao time principal.

No Galo, deve formar o ataque ao lado de Guilherme ou do novo xodó Jonatas Obina. Por falar em Guilherme, acho que este seja muito mais jogador que André, por exemplo. Acredito que os torcedores do Flamengo não têm muito que se lamentar porque perderam o jogador para o Atlético-MG.

IBSON VOLTA AO BRASIL

O Santos apresentou o apoiador Ibson com quem assinou contrato por quatro temporadas. O Peixe pagou cerca de nove milhões de reais ao Spartak Moscou-RUS. Muitos falam que Ibson chegaria para ocupar a vaga de Danilo que deve se transferir para o Porto-POR.

Ibson foi revelado pelo Flamengo em 2003, venceu o Carioca no ano seguinte e foi negociado para o futebol português. Não teve muitas chances no Porto, onde sagrou-se bicampeão Nacional (2006 e 2007) e foi emprestado ao Flamengo, onde voltou e ganhou os Estaduais de 2008 e 2009 e ainda foi eleito um dos melhores meias do Brasileirão de 2007 naquela arrancada do Flamengo da zona de rebaixamento para a terceira colocação.

Mas o clube carioca não tinha dinheiro para comprar o apoiador e aí apareceu o Spartak que pagou cinco milhões de euros e levou o atleta para a fria Moscou. No clube russo, não ganhou nenhum título, mas era titular.

Só que Ibson nunca escondeu de ninguém que desejava retornar ao futebol brasileiro. Antes do Santos, o Fluminense negociava com o atleta, mas o jogador preferiu os paulistas até pela identificação que tem com o Rubro-Negro no Rio de Janeiro e no Santos, Ibson disputará, em dezembro, o Mundial de Clubes. O fato de poder trabalhar com Muricy Ramalho também agradou ao jogador.

Ibson deve formar, talvez, o melhor meio campo do futebol brasileiro ao lado de Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso. Com 27 anos, é mais um que volta ao Brasil com o olho grande em cima de uma vaguinha na Seleção Brasileira. Além do ex-jogador do Flamengo, o Santos anunciou para o setor a contratação de Henrique que estava no Cruzeiro e já foi convocado por Mano Menezes.

CINCO EMPATES, NENHUMA VITÓRIA, MAS VAGA GARANTIDA NA FINAL

Foi bem injusto, mas o Paraguai está na final da Copa América e será o adversário dos uruguaios na decisão do próximo domingo às 16 horas em Buenos Aires. Para variar, os Guaranis não venceram e passaram pela briosa Venezuela nas penalidades máximas. O herói, mais uma vez, foi Justo Villar que defendeu a cobrança de Lucena.

Durante os 120 minutos de bola rolando, a seleção Viñotinto foi superior e o empate sem gols não foi merecido. Os venezuelanos mandaram uma bola na trave e ainda tiveram um gol anulado para lá de suspeito marcado pelo zagueiro Vizcarrondo.



Em cinco jogos na Copa América, o time treinado por Gerardo Martino teve cinco empates e, pela primeira vez na história, poderemos ter um vencedor que não ganhou nenhuma partida na competição. Isso serve para exemplificar a qualidade da Copa América 2011.


A melhor chance de gol da primeira etapa foi do time comandado por César Farías. Aos 42 minutos, o atacante Moreno mandou na trave e no rebote, Villar salvou na conclusão de Rondón.



No segundo tempo, novamente, os venezuelanos foram superiores, mas as chances de gol foram escassas para ambos os lados. Na prorrogação, a trave jogou como aliada paraguaia em chute de Maldonado. Dois minutos depois, foi a vez de Arango cobrar falta e parar no poste. O Paraguai ainda teve Martinez expulso por jogada violenta.



O gol teimou em não sair e a decisão foi para as penalidades máximas, onde o Paraguai já está se especializando. Até que Villar pegou uma cobrança e os Guaranis não erraram nada. O gol que selou a passagem para a decisão foi marcado por Verón. E a seleção de Larissa Riquelme vai disputar o título da Copa América, algo que não acontecia desde 1979 quando derrotaram os chilenos e conseguiram o segundo título na história do torneio.



Para a final, como disse em um post anterior, cravo o Uruguai como favorito. E até torcerei por isso. O Paraguai não tem um futebol bonito e seria ruim ter um campeão que chegou a grande decisão com cinco empates em cinco partidas. Para o bem da competição, tomara que o time de Diego Forlán saia do Monumental de Nuñez como o vitorioso.

QUEM VAI PARAR O TIMÃO?

O Corinthians está impossível. O Timão veio até o Rio de Janeiro e não tomou conhecimento do Botafogo, postulante a vaga no G4 e venceu por 2 a 0. Os paulistas chegaram a sétima vitória consecutiva e abriram sete pontos do vice-líder São Paulo que tem 21.




O jogo foi realizado em São Januário por causa dos Jogos Mundiais Militares e o Botafogo estreava o apoiador Renato, ex-Sevilla.




O Corinthians começou recuado e o Botafogo atacava muito. A área de escape dos visitantes era pela direita com o bom lateral Weldinho. O argentino Herrera levou perigo ao ex-clube, mas o companheiro do hermano era o pouco perigoso Caio e as jogadas de ataque dos cariocas não davam em nada.




No finalzinho do primeiro tempo, o Corinthians fez um gol após boa jogada de ponta do lateral Fábio Santos e o sempre oportunista Liedson aproveitou e marcou seu quinto gol na competição.




No segundo tempo, os times não mexeram. O Botafogo carecia de armação no meio. Elkeson não estava inspirado e Maicosuel, mais uma vez não esteve bem e chegou até a ser vaiado pelos torcedores presentes na hora em que foi substituído por Thiago Galhardo.




O técnico Caio Junior promoveu mais uma estreia ao colocar o atacante Alexandre Oliveira no lugar de Caio e o debutante até levou algum perigo em uma cabeçada, mas quem marcou mais um foi o Corinthians em um contra-ataque em que Paulinho (sempre elemento surpresa) aproveitou rebote de Jefferson que voltou ao time após disputar a Copa América. Antes do segundo gol, o Sheik quase guardou o seu pelo Timão, mas a bola bateu no travessão.




No fim do jogo, o goleiro Julio César teve suspeita de fratura em um dedo da mão. O arqueiro chorou muito, mas ficou em campo até o final, no sacrifício. Esta garra do Corinthians está contagiando. O time está abrindo vantagem e se não correrem logo atrás, pode ser tarde quando pensarem em recuperação. Sete pontos de frente em um campeonato de pontos corridos é uma enormidade. Ainda está bem cedo, mas o Timão surge como grande favorito ao título de 2011.




Outros Resultados: Palmeiras 0 x 0 Flamengo e Figueirense 0 x 0 Grêmio.