Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2016

ISLÂNDIA FAZ HISTÓRIA E ESTÁ ENTRE AS OITO MELHORES DA EUROPA

Histórico! A Islândia venceu a Inglaterra, de virada, por 2 a 1 e está nas quartas de final da Eurocopa para enfrentar a França. O pequeno país que tem pouco mais de 100 jogadores federados está entre as oito melhores da Europa.

No primeiro lance de perigo da partida, a Inglaterra saiu na frente graças a gol marcado por Wayne Rooney, de pênalti, mas logo depois, os islandeses chegaram ao empate com Sigurdsson, escorando cruzamento. O gol da virada veio ainda no primeiro tempo, aos 17 minutos com Sigthórsson em falha do goleiro Joe Hart.

A Inglaterra não conseguiu superar a marcação da Islândia e ficou pelo caminho. Não será dessa vez que o "English Team" será campeão europeu pela primeira vez. 

Após a partida, o técnico Roy Hodgson entregou o cargo. Talvez motivado pela decepção em não passar pela estreante Islândia, que segue escrevendo história e levando muita alegria ao gélido país com 330 mil habitantes. Que venha a França!

IMPECÁVEL, ITÁLIA ELIMINA ESPANHA DA EUROCOPA

Em Saint Denis, a Itália venceu a Espanha por 2 a 0 jogando muito bem e está nas quartas de final da Eurocopa. Na próxima fase, a adversária será a poderosa Alemanha, no próximo sábado às 16 horas. Mas se a "Azzurra" fez cair os atuais bicampeões europeus, podem também aprontar para cima da atual campeã do mundo. Já foi assim na Euro de 2012.    

O time italiano fez um primeiro tempo muito bom, até com mais posse de bola, e com a tradicional eficiência na marcação. Pellè, de cabeça, obrigou De Gea a operar um milagre. Pouco depois, Giaccherini, de puxeta, mandou na trave, mas a arbitragem já marcava falta. Erradamente a meu ver.

Buffon só foi fazer a primeira defesa aos 27 minutos em chute, sem muito perigo, de Iniesta de fora da área.

Merecidamente, a Itália abriu o placar aos 32 minutos. Eder cobrou falta com muita força, De Gea deu rebote e o zagueirão Chiellini marcou e quase entrou com bola e tudo.  

No fim do primeiro tempo, Giaccherini fez uma linda jogada individual e bateu bem, mas De Gea foi buscar no ângulo.

A Espanha assustou com Morata, de cabeça, aos quatro minutos do segundo tempo. Falta criação ao time espanhol. Fábregas e Iniesta estavam muito apagados.

A Itália respondeu pouco depois. Pellè deu lindo passe de letra, mas Eder perdeu grande chance ao chutar em cima do excelente De Gea.

A Espanha teve a chance do empate com Aduriz, mas a bola foi para fora. Del Bosque sacou Morata e colocou Lucas Vázquez. Buffon ainda faria duas boas defesas em chutes de Iniesta e Piqué.

Nos minutos finais, Buffon fez mais uma linda defesa e, nos acréscimos, Pellè matou a partida e eliminou a bicampeã europeia em bonito contra-ataque. Alegre demais deve estar o amigo Jorge Delou com essa partidaça da seleção italiana.

A Espanha chega ao fim desta geração que ganhou Copa e duas Euros. Vicente Del Bosque não deve seguir no comando da Seleção.

SEGUE O JEJUM QUE PARECE ETERNO: CHILE É O CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA CENTENÁRIO

Não foi desta vez que Messi foi campeão pela seleção. A seca não acaba. 23 anos sem títulos. Qual será a próxima chance? Talvez em 2018, na Rússia. Aí já serão 25 anos. Bodas de Prata. Mais de 82 mil pessoas assistiram a mais uma decepção argentina. Haja Tango para o choro!

Após empate sem gols no empate no tempo normal e na prorrogação, o Chile, mais uma vez, assim como em 2015, venceu a Argentina nas penalidades (por 4 a 2). E sabem quem perdeu uma das cobranças argentinas? Lionel Messi, que isolou. Biglia também perdeu para defesa de Bravo.

A Argentina poderia ter vencido no tempo normal. Higuaín, de novo, desperdiçou a chance do jogo. Que sina! Foi assim na final da Copa do Mundo de 2014 e da Copa América do ano passado.

O jogo ficou quente na primeira etapa. Marcelo Díaz e Rojo foram expulsos por jogada violenta. A arbitragem era brasileira. Héber Roberto Lopes queria e, conseguiu até certo ponto, ser o centro das atenções no primeiro tempo.

No segundo tempo, o jogo foi menos intenso. Higuaín deixou o campo para entrada de Agüero, que também perdeu grande chance de marcar no fim do segundo tempo.

Na prorrogação, cada time teve uma grande chance. Mas Romero e Bravo fizeram lindas defesas, principalmente o goleiro chileno, que foi buscar uma cabeçada de Agüero no ângulo.

Nos pênaltis, Vidal, um dos destaques da partida, começou batendo e perdeu. Romero pegou, mas logo depois, Messi jogou a bola nas alturas. Depois todos marcaram, menos Biglia, que chutou nas mãos de Bravo.

Foi triste ver a desolação de Messi, mas acho que ele não será apontado como o principal culpado por mais um vice-campeonato, o sétimo em sete finais. Acho que Higuaín sofrerá mais críticas. Inclusive, defendo a tese de que Messi não deveria mais jogar pela Seleção. É craque, gênio, maior artilheiro com a camisa argentina, mas a pressão é muito grande. Desde a execução do hino. Esse jejum não acaba nunca.

Parabéns ao Chile do técnico Pizzi, argentino de nascimento (que está começando um trabalho e tem que enfrentar a sombra de Jorge Sampaoli). Mais uma vez, os chilenos foram campeões e não foi injusto. O título na América está unificado!