Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

RAJA CASABLANCA FAZ HISTÓRIA, VENCE ATLÉTICO-MG E ESTÁ NA FINAL DO MUNDIAL

E aconteceu o que ninguém esperava. o pouco conhecido Raja Casablanca derrotou o Atlético-MG por 3 a 1 e está na final do Mundial de Clubes contra o Bayern de Munique. Assim como em 2010 quando o Internacional foi surpreendido pelo Mazembe, um sul-americano não chega à decisão da competição. 

Na estreia do Mundial de Clubes, o Atlético-MG teve de enfrentar um Raja Casablanca muito determinado na marcação e que surpreendeu a todos. Ninguém esperava uma vitória sobre os mexicanos do Monterrey. Imagina uma vaga na final? 

A novidade no Galo foi a escalação do jovem Lucas Cândido (que não foi bem) improvisado na lateral esquerda. Júnior Cesar estava no banco de reservas.

No primeiro tempo, duas boas chances para cada lado, mas nada de gols. Os mineiros chegaram com perigo com Jô que desviou cruzamento para fora e com Fernandinho que bateu forte e a bola saiu raspando a trave.

Nos minutos finais da etapa inicial, o time da casa resolveu gostar do jogo e deu trabalho. Primeiro Victor fez linda defesa em finalização de Karrouchy. Pouco depois, Moutaouali foi fominha e perdeu boa chance.

Na etapa final, os dois times voltaram sem alterações. O Atlético-MG adiantou a marcação, mas sofreu um contra-ataque mortal aos cinco minutos e o atacante Iajour marcou o gol do Raja para delírio da torcida local em Marrakesh. Um minuto depois, os marroquinos chegaram a fazer outro, mas por sorte brasileira, o impedimento foi marcado e o lance anulado.

Depois do gol, a confiança dos marroquinos aumentou. Teve até toque de letra. Cuca resolveu mudar o time, mas fez uma troca de volantes que pouco dá diferença. Saiu Josué e entrou Leandro Donizete.

Aos 12 minutos, a zaga do Raja afastou para o meio da área e Diego Tardelli, livre de marcação, isolou. O time estava nervoso e o relógio jogava contra. Pouco depois, Fernandinho chutou e o goleiro defendeu.

O Raja poderia ter marcado o segundo, mas o preciosismo de Mabide foi maior e Lucas Cândido conseguiu o desarme. A segunda alteração atleticana foi a entrada de Luan no lugar de Marcos Rocha que não gostou nada de ter sido substituído. 

Até que aos 18 minutos, o até então apagado Ronaldinho Gaúcho deixou tudo igual em cobrança de falta. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. Mesmo não estando bem, apareceu a genialidade na bola parada.

Depois do gol, Ronaldinho cresceu na partida e passou a comandar o Galo em campo. Jô teve a chance de desempatar de cabeça, mas mandou muito fraco. 

Em outro contra-ataque, o capitão Réver cometeu pênalti em Iajour. Restava rezar para mais um milagre de "São Victor" que desta vez não aconteceu. Moutaouali deslocou o "santo" e desempatou aos 38 minutos.

Precisando desesperadamente de um gol, Cuca colocou Alecsandro em campo. Faltava pouco tempo para o time brasileiro, mas não para o Raja que ainda aumentou nos acréscimos com Mabide, o mesmo que ironizou Ronaldinho Gaúcho durante a semana. 

Não deu para o atual campeão da Taça Libertadores. Com certeza, a maior vitória da história do futebol de Marrocos, mas o Raja não será páreo para o Bayern de Pep Guardiola, mas talvez nem precise fazer mais nada para marcar o nome da equipe no futebol mundial.

ENDERSON MOREIRA ASSUME O GRÊMIO EM 2014

Eleito pelo Futebol em Foco o melhor técnico do Campeonato Brasileiro, Enderson Moreira acertou com o Grêmio e será o substituto de Renato Gaúcho no Tricolor.
 
Enderson foi apresentado pelo presidente, Fábio Koff, e não deixou de ressaltar a grandeza do clube que está assumindo. O maior desafio será a disputa da Taça Libertadores da América em um grupo bem complicado.
 
No Goiás, o treinador fez belíssima campanha. Terminou o Brasileirão em sexto lugar com chances de G-4 até a última rodada. Em 2012, foi campeão estadual e brasileiro da Série B pelo Esmeraldino.
 
Renato Gaúcho decidiu não renovar após o vice-campeonato do Brasileirão. Esta é a segunda vez que o ídolo classifica o deixa o Grêmio para a Libertadores. A outra foi em 2010. Não seria surpresa um retorno ao Fluminense.
 
Achei uma boa contratação a escolha da diretoria do Grêmio por Enderson Moreira. Depois de surgir no Internacional e ser interino no Fluminense, se destacou pelo Goiás. Vamos ver como será a experiência de dirigir um time grande para valer. Em 2010, disputou a Libertadores no comando do Fluminense, mas estava apenas guardando o lugar para Abel Braga que chegaria da Ásia.

CRUZEIRO ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DE MARLONE

Assim como já acontecera com Dedé, Marlone é mais um jogador que se destaca no Vasco e se transfere para o Cruzeiro. O jovem de 21 anos é o segundo reforço anunciado para 2014 pelo campeão brasileiro. O paraguaio Miguel Samudio já havia acertado.

Marlone foi um dos poucos que se salvaram na campanha que culminou com o rebaixamento do Vasco no Campeonato Brasileiro. 

O atleta foi adquirido por um grupo de investidores que pagou cerca de cinco milhões de reais. O Vasco não fica com a totalidade desse valor, já que empresários possuem porcentagem nos direitos econômicos do jogador.

Além da quantia, o Cruzeiro cede, em definitivo, o meia Pedro Ken e mais o lateral Everton ao Vasco. No clube mineiro, o meia vai reencontrar o técnico Marcelo Oliveira que lhe deu algumas chances quando passou pelo clube carioca em 2012.

Não será fácil para o ex-vascaíno conquistar uma vaga entre os titulares do campeão brasileiro. Acredito que chegue para compor o grupo e ser uma opção a Everton Ribeiro que não deve durar muito tempo no futebol brasileiro e Ricardo Goulart que fez um ótimo Brasileirão.