Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

DE VOLTA PARA ONDE FOI MAIS FELIZ

Eduardo Baptista está de volta ao Sport. O treinador chega para o lugar de Claudinei Oliveira que pediu demissão no último domingo.

Eduardo Baptista enfrentava algumas resistências na diretoria pela forma como largou o clube para acertar com o Fluminense em 2015. O treinador estava no Coritiba até semana passada, mas foi demitido após o empate em casa contra o Sampaio Corrêa na última sexta. O Coxa está em 10º lugar na Série B do Brasileiro.

Acho acertada a escolha por Eduardo Baptista. Trata-se de um profissional identificado com o Sport e que fez um bom trabalho entre 2014 e 2015. Sagrou-se campeão da Copa do Nordeste e Pernambucano em 2014. Depois não deu certo mais em lugar nenhum. Foi demitido do Fluminense, Palmeiras e Atlético-PR e rebaixado com a Ponte Preta em 2017.  

Acho que o Sport tem time para não passar sufoco na Série A. Ficará na segunda página na tabela de classificação, mas não o vejo como um dos quatro piores da competição.

BOLA FORA: CONMEBOL IMITA UEFA E DECIDE FINAL EM JOGO ÚNICO E CAMPO NEUTRO

A Conmebol decidiu que a partir do ano que vem a final da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana será em jogo único e com campo neutro. Como já é feito nas partidas decisivas da Champions League e Liga Europa. 

A entidade. inclusive, já escolheu as sedes para o ano que vem: Santiago receberá a final da Libertadores no dia 23 de novembro. Lima fica com o jogo que vale o título da Sul-Americana. Mas a data ainda não foi divulgada.

Acho que a medida tem tudo para dar errado. A América do Sul é bem diferente da Europa, um continente pequeno em que as distancias são mínimas e a locomoção pelos países pode ser feito de trem, por exemplo. No Velho Continente, a moeda é a mesma na maioria dos países. Isso seria outro complicador por aqui.

Será que uma final envolvendo uma equipe que não seja argentina, brasileira ou local teria apelo em Santiago, Lima ou qualquer outra cidade do continente? Corre se o risco da partida ficar esvaziada e estádios com pouco público.

Volto a dizer, a América do Sul não é Europa. Então por que copiar o modelo deles? Tremenda bola fora e não pelas cidades-sedes escolhidas. A ideia em si não me agrada. 

CLAUDINEI PEDE DEMISSÃO DO SPORT E ACERTA COM PARANÁ

Claudinei Oliveira não é mais técnico do Sport. O treinador pediu demissão após a derrota, em casa, diante do São Paulo no último domingo. O Leão está a oito jogos sem vencer (seis derrotas e dois empates).

Mas o treinador não está mais desempregado. O Paraná demitiu Rogério Micale e foi atrás do ex-técnico do Sport. Claudinei aceitou a proposta e volta ao clube que comandou em 2014 e 2016.

O treinador ficou no comando da equipe por 16 partidas. Durante o período foram cinco vitórias, quatro empates e sete derrotas. O Sport, mesmo oito rodadas sem vencer, ainda não está na zona de rebaixamento por causa do bom início de competição. Atualmente está em 14º lugar com 20 pontos, dois a mais que o Santos que abre a zona da degola.