Pesquisar este blog

domingo, 22 de novembro de 2009

JOBSON GARANTE O FOGÃO FORA DA ZONA


O Botafogo fez a sua parte. Venceu o São Paulo, líder do campeonato, por 3x2 e chegou a 44 pontos e continua na 16º posição, mas com o mesmo número de pontos do Atlético-PR, rival da próxima semana em Curitiba. Um resultado que não fosse a vitória levaria o Fogão para a zona da degola. O Botafogo não vencia o Tricolor Paulista no Rio de Janeiro há cinco anos.

O jogo foi bastante movimentado. Um jogão de bola com muitas emoções e viradas e reviradas.
O time da casa assustou logo no início com Juninho em cobrança de falta, mas Rogério Ceni fez a defesa. Mas de tanto insistir, o Fogão marcou com o rápido Jobson que fez uma partidaça hoje no Engenhão. O jogador recebeu na intermediária e chutou de fora da área para alegria de botafoguenses e flamenguistas, mas o time do São Paulo batalhava muito e da metade para o fim do primeiro tempo, o time passou a controlar as ações da partida. Aos 42, Marlos quase marcou. Miranda mandou uma bola na trave e o gol que estava maduro saiu nos acréscimos com Washington de cabeça.

No segundo tempo, o São Paulo começou melhor e logo aos dez minutos passou a frente com o meia Jorge Vagner. Curiosamente, depois do gol, o Botafogo melhorou e passou a agredir mais vezes. Aos 13 minutos, Jobson brigou, lutou e ganhou a bola pela esquerda e no bate-rebate, o meia Renato fez de cabeça o gol de empate.

A partir da metade da segunda etapa, o jogo ficou nervoso e Richarlyson e Juninho foram expulsos por faltas violentas. Com o jogo mais aberto, sobrou espaço para o endiabrado Jobson. Aos 43 minutos, o atacante driblou Miranda, entrou na área e estufou as redes de Rogério Ceni. O Engenhão quase foi abaixo de tanta alegria, mas tudo de bom que Jobson fez em campo, foi por água abaixo na comemoração. O atleta, que já tinha cartão, tirou a camisa e foi expulso pelo árbitro Sandro Meira Ricci. Nos acréscimos, o Botafogo ainda perdeu mais um jogador esxpulso. O jovem Rodrigo Dantas que entrou no intervalo no lugar de Reinaldo fez falta dura e deixou o campo mais cedo, mas a alegria botafoguense contagiava e nem as expulsões atrapalharam a festa que a torcida fez. No fim do jogo, os atletas estavam emocionados e comemoraram como se tivessem ganho o título.

O Fluminense foi até a Ilha do Retiro e empalcou mais uma vitória, foi a oitava seguida. Tá certo que o adversário de hoje, o rebaixado Sport, não tinha muita motivação, mas o Flu voltou a apresentar um bom futebol, principalmente no segundo tempo, e o time de Cuca, por pouco não se afastou da zona de rebaixamento, se não fosse a vitória do Botafogo, o Tricolor estaria fora da zona.

No primeiro tempo, o Fluminense até sofreu uma certa pressão, mas o trio de zaga formado por Gum, Dalton e Cássio conseguiu segurar o Leão. Na etapa complementar, o Flu veio com tudo e um fato pode ter decidido a partida. O lateral Moacir foi expulso aos 17 minutos e depois disso, as coisas ficaram mais fáceis para o Fluminense e logo depois saiu o primeiro gol. Maurício cruzou na área e Zé Antônio mandou contra as redes. Pouco antes, o goleiro Cléber evitou que Fred marcasse para o Fluzão.

Numa jogada de velocidade, o Flu aumentou. Fred partiu com a bola dominada e tocou para o argentino Conca que devolveu para o matador tricolor que aumentou a contagem. Pouco depois, a equipe pernambucana teria mais um jogador expulso, desta vez foi o atacante Ciro que tinha acabado de entrar. O jovem jogador fez uma falta criminosa em Kieza e ainda reclamou da arbitragem. Que cara de pau. Aos 41 minutos, ainda havia tempo para mais um gol do Flu. Conca recebeu fora da área e cortou um marcador antes de marcar um lindo gol.

Depois do fim do jogo, o elenco ficou decepcionado com a vitória do Botafogo, mas ainda faltam dois jogos e a tabela do Flu (Vitória em casa e Coritiba, fora) é mais favorável que a dos alvinegros (Atlético-PR , fora e Palmeiras em casa). Vamos agurdar. A emoção vai até o fim.

Outros resultados: Corinthians 2x3 Náutico; Atlético-PR 1x1 Cruzeiro; Santos 4x0 Coritiba; Santo André 4x2 Avaí; Vitória 2x1 Barueri e Atlético-MG 0x1 Internacional.

MILAN VENCE MAIS UMA E RONALDINHO SE DESTACA


O Milan confirmou a boa fase e derrotou o Cagliari numa partida emocionante com muitas viradas. O jogo foi válido pela 13º rodada e com a vitória, o time de Leonardo alcançou a vice-liderança com 25 pontos e conta com um tropeço da Juventus para seguir na posição. A Internazionale segue líder com 32 pontos ganhos.

O time da casa abriu o placar aos cinco minutos com o holandês Seedorf, mas logo o Cagliari empatou com Matri. Os visitantes passaram a frente com um gol de Lazzari que chutou cruzado, mas o time Rossonero reagiu e virou com gols de Borrielo e Alexandre Pato, após lançamento de Ronaldinho que jogou muita bola no San Siro.

O jogo foi para o intervalo e na volta o time rubro-negro ainda faria mais um com Ronaldinho cobrando pênalti. Além do gol, o camisa 80 deu ótimos lançamentos e fez lindas jogadas individuais e dribles desconcertantes. O Cagliari ainda teve força para marcar mais um com o brasileiro Nenê, mas a vitória foi do Milan e o clube de Milão chegou a oito jogos sem perder no Campeonato Italiano.

Parece que Leonardo está acertando este time, mas não acredito em títulos nesta temporada, mas tenho que admitir que os brasileiros Thiago Silva, Ronaldinho e Alexandre Pato estão jogando muito bem ultimamente.

SÉRIE B DEFINE OS QUATRO TIMES QUE SOBEM NO ANO QUE VEM


A Série B já tem os quatro classificados para a primeira divisão definidos. O Vasco, campeão da competição foi derrotado por 1x0 pela Portuguesa em pleno Maracanã, ganhou a companhia de três clubes na elite do futebol brasileiro. São eles: o Guarani que durante todo o campeonato esteve entre os quatro primeiros, foi o único time que não saiu do G4 em rodada nenhuma. O time de Campinas perdeu para o Bahia em Salvador por 2x0. Nadson de pênalti e o zagueiro Nem fizeram os gols que afastou qualquer perigo de rebaixamento dos baianos, mas mesmo assim os bugrinos voltam ao maior campeonato do país. Vale lembrar que o Guarani, esse ano, foi rebaixado no Paulistão, mas deu a volta por cima com o técnico Vadão.

Já o Ceará derrotou a Ponte Preta no Moisés Lucarelli por 2x1 e chegou a 67 pontos na vice liderança da competição. Os gols do acesso foram marcados por Renan (contra) e Fabrício. O time dirigido por Paulo César Gusmão, passou algumas rodadas no começo do campeonato na lanterna, mas se recuperou e atingiu o objetivo final. Os destaques do Vozão foram o meia Geraldo e o atacante Mota (campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2003). Quem deve estar radiante com o acesso do Ceará é o meu amigo Guido. A última vez em que o Ceará disputou a primeira divisão foi em 1993.

O quarto e último time a se garantir no Brasileirão de 2010 é o Atlético-GO que queimou a minha língua. Eu achava que os goianos não teriam força (por não ter tradição) para chegar à elite do futebol brasileiro. O Dragão venceu o ameaçado Juventude por 3x1 em Caxias do Sul com gols do volante Agenor e os atacantes Marcão e Juninho (boa dupla de ataque). O Atlético tem um dos melhores jogadores da Série B até o momento. Trata-se do meia Robston que deve ter oportunidade em um clube de maior investimento no ano que vem. Os goianos não disputavam a Série A desde 1986 e o time de Artur Neto quer voltar para não mais sair da elite. A vaga do Atlético-GO só foi possível graças a inesperada derrota do Figueirense para o Duque de Caxias em Florianópolis. Vale ressaltar a excelente campanha que o time carioca faz na competição. O Duque está na décima posição no momento.

Agora que já temos os novos integrantes do Brasileirão 2010, a última rodada da Segundona só vai servir para determinar o último rebaixado para a Série C. Até agora, ABC, Campinense e Fortaleza já estão rebaixados. A última vaga da degola está sendo disputada entre Juventude (44), Ipatinga (45), Brasiliense (45) e América-RN (45). Um destes times cairá para a terceira divisão. A próxima rodada será no sábado. Peço aos leitores do Futebol em Foco que vá pensando na seleção da Segundona que durante a semana terá um post sobre esse assunto.

Outros Resultados: Bragantino 1x2 Brasiliense; América-RN 1x0 Ipatinga; Vila Nova 2x2 Paraná; Figueirense 1x2 Duque de Caxias; Fortaleza 1x2 São Caetano e Campinense 3x1 ABC.

O MECÃO VOLTOU


O América, tão querido e aclamado por todos os cariocas, está de volta a primeira divisão do Rio de Janeiro.

O time rubro derrotou o Nova Iguaçu por 1x0 e contou com o empate entre Sendas e Goytacaz para garantir o retorno à elite estadual. O gol da partida foi anotado pelo artilheiro Alexandro, ex-Botafogo, de pênalti aos 37 minutos do primeiro tempo.

A grande novidade da partida foi o anúncio do presidente americano, Ulisses Salgado de que Romário, gerente de futebol do clube, voltará aos campos na próxima quarta-feira para jogar pelo clube contra o Artsul no Estádio Giulitte Coutinho às 20 horas.

Romário esteve presente hoje na vitória americana e depois do apito final foi parabenizar cada jogador. Muito emocionado o ex-jogador lembrou de seu pai, Edevair, fanático torcedor do América.

A festa foi muito bonita e os torcedores americanos merecem essa alegria. Um Campeonato Carioca sem o América não tem o mesmo charme. Que bom que o Mecão voltou e que continue forte para permanecer para sempre entre os grandes e quem sabe voltar até a disputar títulos.

O time que entrou em campo hoje na Baixada, tinha alguns jogadores conhecidos do público carioca, como o goleiro Roberto, o lateral Claudemir e o volante Junior, todos ex-Vasco, além dos zagueiros Ciro e Naílton com passagens por clubes pequenos e dos reservas Têti, que já jogou no Botafogo e Léo Itaperuna, revelação de Xerém do Flu.

Parabéns ao América e a todos que torcem por este simpático clube que já foi campeão carioca em sete oportunidades.