Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LUXA CHEGA AO GRÊMIO


Vanderlei Luxemburgo foi apresentado como novo treinador do Grêmio e assinou contrato até o final do ano. Recém-demitido do Flamengo, chega ao Olímpico em um bom momento, já que a equipe, na véspera, derrotou o rival, Internacional, fora de casa e se classificou para as semifinais da Taça Piratini (primeiro turno do Gaúchão), onde vai encarar o Caxias, em partida que deve marcar a estreia do técnico.

Vanderlei chega para o lugar de Caio Júnior que só comandou a equipe em oito partidas e ficou no clube por pouco mais de dois meses. Esta é uma tônica que o novo técnico terá de quebrar. Ultimamente, é difícil alguém ficar no comando do Grêmio por muito tempo.

Luxemburgo já foi vitorioso em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, mas nunca trabalhou no futebol gaúcho. A direção do Grêmio já havia pensado no nome dele no final de 2011 quando demitiu Celso Roth, mas o compromisso com o Flamengo impediu qualquer acerto.

O novo treinador chega ao Olímpico em um dia de muita alegria. Poucos esperavam a vitória sobre o Internacional no Beira-Rio, mas o Grêmio mostrou ter um time forte, afinal, a diretoria contratou muito bem e os gols do triunfo sobre o Colorado, foram justamente de Léo Gago e Kleber, dois jogadores que chegaram ao grupo para esta temporada. Na partida citada, quem assumiu o time, interinamente, foi o ex-jogador Roger Machado que será um dos auxiliares de Vanderlei Luxemburgo.

Acredito que pelas mãos de Luxemburgo, o Grêmio possa ser apontado como o grande favorito para a disputa da Copa do Brasil. Apesar de não estar em boa fase há tempos, Luxa é um excelente profissional. Qualidade que nem se compara ao antecessor Caio Júnior.

CARNAVAL DO TIME DA VIRADA

Em um jogo sensacional no Engenhão, o Vasco mostrou porque é chamado de Time da Virada e bateu o Flamengo por 2 a 1, garantindo vaga na final da Taça Guanabara. O time de São Januário quebrou um tabu de oito jogos sem vencer o rival e manteve os 100% de aproveitamento no Carioca.

Com certeza, foi o melhor jogo do ano. As duas equipes criaram diversas chances, mas no fim, o placar foi justo. O Vasco teve mais calma e mereceu sair com a vitória.

Mas foi o Flamengo quem começou melhor e logo aos dois minutos, Vagner Love recebeu na intermediária, deu um bonito corte em Fagner e acertou belo chute de fora da área para abrir o marcador.

Os jogadores do Vasco ficaram nervosos. A bola parecia queimar nos pés dos atletas. Até aparecer Juninho, com sua habitual calma e frieza, e foi dali que nasceu o gol de empate. O capitão chutou de longe, Felipe bateu roupa e Alecsandro, artilheiro do campeonato, deixou tudo igual. Falha clamorosa do arqueiro rubro-negro. A média de "Alecgol" é impressionante. Um gol por jogo na temporada.

O jogo seguia lá e cá. As duas equipes jogavam para frente e buscavam o desempate a todo instante. O Vasco voltou a ameaçar em cobrança de falta de Juninho. Pelo Fla, Deivid bateu, mas Fernando Prass defendeu.

Até que aos 35 minutos, aconteceu o lance mais "importante" da partida. O zagueiro Rodolfo saiu jogando errado e perdeu a bola para Léo Moura que cruzou e Deivid conseguiu perder o gol mais feito que já vi desde o tempo em que acompanho futebol. O centroavante, sem goleiro e quase que em cima da linha, mandou na trave. Talvez tenha sido excesso de confiança. Estava tão fácil para marcar...

No final do primeiro tempo, Diego Souza teve duas grandes chances de desempatar. Primeiro, Felipe encaixou chute à queima roupa e pouco depois, o meia subiu sozinho, mas cabeceou para fora. A bola tirou tinta da tarve.

No segundo tempo, o técnico Cristóvão Borges foi obrigado a mexer no time, já que Rodolfo se sentiu mal e Renato Silva foi para o jogo. O Fla voltou melhor, mas Dedé ganhava todas lá atrás. Que partidaça do ídolo da Colina. Talvez tenha sido a melhor atuação do defensor pelo Vasco. Foram 12 desarmes e nenhuma falta cometida.

O argentino Bottinelli que tinha entrado há pouco no lugar de Deivid (ironicamente, aplaudido pelos vascaínos pelo lance no primeiro tempo), quase marcou, mas a bola passou à esquerda de Fernando Prass.

O Vasco respondera com Kim que também estava recentemente em campo. Entrou na vaga do velocista Willian Barbio que fez uma bela partida. E saiu de Kim, a jogada do gol da virada. Aos 32 minutos, o atacante cruzou, Fagner cabeceou e Felipe espalmou mais uma. Diego Souza, no rebote, testou certo, para baixo, e marcou para o "Time da Virada".

Logo que ficou em desvantagem, Joel Santana sacou Aírton para a entrada de Negueba, mas o jogo ficou truncado. Ainda houve um bate boca entre Felipe e Willians. O Vasco segurou o resultado e a torcida pôde respirar aliviada e zombar do eterno rival.

Agora, os vascaínos aguardam pelo adversário. Botafogo ou Fluminense? Com certeza, não há prefência. Bom foi ter eliminado o Flamengo.