Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

NEYMAR APANHA, MAS RESPONDE NA BOLA E BRASIL VENCE PORTUGAL


O Brasil saiu atrás em uma falha grotesca de Maicon, mas se recuperou e venceu Portugal por 3 a 1 em amistoso disputado em Boston, nos Estados Unidos.
 
A partida marcou o reencontro de Luiz Felipe Scolari com os portugueses. O brasileiro foi o técnico da seleção europeia na Copa do Mundo de 2006 e chegou até às semifinais na Alemanha.

Os europeus não contaram com a principal estrela, Cristiano Ronaldo. Os lusos começaram a partida de forma muito violenta. Neymar era o mais caçado, mas o brasileiro respondeu na bola. Pepe, como sempre, só queria saber de dar pancadas. Para o bem do jogo, foi sacado ainda no intervalo pelo técnico Paulo Bento.

Oscar, ainda sentindo dores, começou no banco de reservas. Bernard e Ramires tiveram mais uma chance no time titular.

Portugal começou melhor. Aos 12 minutos, Raul Meirelles mandou, de cabeça, na trave de Julio Cesar. Cinco minutos depois, Maicon tentou recuar para o goleiro brasileiro, mas o meia português foi mais esperto e abriu o placar com leve desvio. Que falha do lateral!

A Seleção Brasileira não se assustou e quase empatou com Neymar em chute que Rui Patrício deu rebote, mas Bernard chegou um pouco atrasado. Mas aos 23, saiu o primeiro gol. Após cobrança de escanteio, o capitão Thiago Silva foi lá no último andar e testou com firmeza para deixar tudo igual e oferecer o gol a Maicon.

Neymar seguiu apanhando. Bruno Alves deu uma cotovelada no atacante sem o menor pudor. Nani assustou para os lusos, mas foi o Brasil quem marcou o segundo. Neymar pegou na intermediária e, sem medo das pancadas, foi driblando e só parou nas redes de Rui Patrício. Golaço do craque brasileiro aos 35 minutos. Por pouco, a Seleção não aumentou com Bernard e Jô ainda na primeira etapa.

No segundo tempo, o Brasil seguiu como dono da situação e ainda aumentou a vantagem logo aos quatro minutos após bom cruzamento de Maxwell para Jô escorar para as redes. Mais uma vez, o atleticano aproveitou a oportunidade dada por Felipão.
 
Com a vitória quase que garantida, Felipão começou a mexer na equipe. Entraram Alexandre Pato, Henrique, Hernanes, Lucas e Oscar.
 
Uma das jogadas mais bonitas da partida foi com Neymar, que recebeu pela esquerda, pedalou e deu lindo passe para Hernanes que passou da bola. Uma pena!
 
O Brasil venceu e convenceu e desta vez não foi contra um adversário sem expressão. Está certo que, com CR7, o teste seria melhor, mas valeu principalmente pela atuação de Neymar que apanhou, mas jogou muito bem e saiu como o melhor em campo na vitória brasileira.

BALANÇO DO BRASILEIRÃO AO FIM DO PRIMEIRO TURNO

O Campeonato Brasileiro chegou à metade (Apenas Santos e Náutico devem um jogo atrasado). Vou analisar os possíveis rumos da competição nas 19 rodadas restantes. Como trata-se do Nacional mais equilibrado do mundo, a missão não é muito simples. Mas vamos lá:
 
O Cruzeiro fechou o primeiro turno com boa folga na liderança. A Raposa, com 70% de aproveitamento, chegou aos 40 pontos com quatro de frente para o Botafogo que fechou em segundo lugar. Grêmio e Atlético-PR, ambos com 34, fecham o G-4. O Furacão, sem dúvidas, é a maior surpresa do Brasileirão. Achava que fosse brigar para não cair. Outra surpresa é o belo trabalho de Vagner Mancini depois de muitos anos em má fase.
 
Acredito que temos mais algumas (poucas) equipes que vão brigar por uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América. Em quinto, o Corinthians tem um belo elenco e um time experiente e que vem como o atual campeão do mundo. Pode muito bem ainda lutar pelo título. O Internacional, para variar, é a grande incógnita. Em minha opinião, no papel, tem (ao lado do Cruzeiro) o melhor elenco do país, mas é muito irregular e, ás vezes, tropeça mais do que deve. Para ter noção, levou uma sapatada de 3 a 0 do lanterna Náutico que só venceu dois dos 18 jogos que disputou.
 
Outro time que pode brigar por uma vaga entre os quatro primeiros é o Coritiba. Comandado por Alex (craque do campeonato de acordo com o Futebol em Foco), o Coxa teve um primeiro terço muito bom e chegou até a liderar a competição.
 
Dos outros três times cariocas, o Vasco deve ficar pelo meio da tabela, enquanto Flamengo e Fluminense vão ficar mais lá atrás e brigarão contra a degola, mas não acredito em queda da dupla Fla-Flu, mas sim em alguns sustos nos torcedores.
 
Lá em baixo, no G-4 do mal, o São Paulo é o gigante a perigo. O Tricolor, com novo treinador (Muricy na vaga de Autuori), está há 11 rodadas entre os quatro últimos e ocupa apenas a 18ª posição com 18 pontos. A Lusa (19 pontos) está uma posição acima, a Ponte Preta (15 pontos) vem em penúltimo e o Náutico, virtualmente rebaixado, é o lanterna com apenas nove pontos ganhos. 
 
Mas não acredito que o São Paulo seja rebaixado. Conta com jogadores experientes e de qualidade como Rogério Ceni, Antônio Carlos, Jadson, Paulo Henrique Ganso, Osvaldo, Aloisio e Luis Fabiano. Acredito que o Bahia, mesmo estando em 13º com 23 pontos, corra riscos. O Criciúma, em 11º lugar, surpreende. É forte em casa com o apoio da torcida. Não merece ser rebaixado. O Vitória, em decadência, também pode abrir o olho.
 
Campeão da Libertadores e pensando no Mundial de Clubes, o Galo está a passeio. Vai apenas evitar de ficar muito lá atrás e, com o passar do tempo, se dedicará exclusivamente à viagem para Marrocos. 
 
Dentre os destaques individuais, aponto Alex como o craque do turno. Outros dois experientes estão muito bem: Paulo Baier, do Atlético- PR e Seedorf, do Botafogo. No ataque, a grande sensação é o "gordinho" Walter que, para a torcida do Goiás, já merece até vaga na Seleção Brasileira. Com certeza, foi o melhor atacante da primeira metade do campeonato. Everton Ribeiro, esse sim, merece ser observado com atenção e carinho visando a Amarelinha. Ederson, do Furacão, é a maior revelação.
 
Vou deixar aqui o meu palpite para postulantes ao título, vagas na libertadores e descenso:

Título: Cruzeiro, Corinthians, Internacional
G-4:  Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Grêmio
Rebaixados: Bahia, Criciúma, Ponte Preta, Portuguesa, Náutico e Vitória

COM RISCOS DE NÃO VIR À COPA, MÉXICO TROCA DE TREINADOR


Uma Seleção que está muito ameaçada de não disputar a próxima Copa do Mundo é a mexicana. Após mais uma derrota no hexagonal final nas Eliminatórias da Concacaf (desta vez para a Honduras no Estádio Azteca), a federação resolveu demitir o técnico Juan Manuel de la Torre. Luis Fernando Tena (foto), campeão olímpico com a Seleção Sub-23 em cima do Brasil nas Olimpíadas de Londres em 2012, foi efetivado no cargo.

De La Torre estava para ser demitido desde a fraca participação na Copa das Confederações quando os mexicanos foram eliminados na primeira fase com uma vitórias e duas derrotas em três jogos. Chegou-se até mesmo a cogitar a contratação do argentino Marcelo "El Loco" Bielsa.

Faltam três rodadas para o fim do hexagonal final e os mexicanos estão em quarto lugar na tabela. Desta forma, disputariam um jogo extra contra a Nova Zelândia (campeã da Oceania). Em oito partidas disputadas, o México venceu apenas uma. Uma campanha pífia estando atrás da Costa Rica, Estados Unidos, que já podem garantir a vaga para o Mundial na próxima rodada, além de Honduras.