Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de março de 2010

DOIS REFORÇOS NO CEARÁ


O Ceará que não fez uma boa campanha no primeiro turno do Campeonato Cearense, onde não conseguiu vaga para as finais, segue reforçando o seu elenco para a disputa da temporada, afinal, neste ano, o Vozão está de volta a elite do futebol brasileiro.

Um dos reforços já é bem conhecido e ídolo da torcida. Trata-se de Geraldo (foto), um dos responsáveis pela campanha que resultou no acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro.

Geraldo era o camisa 10, capitão e grande craque da equipe em 2009. O meia que estava no Itumbiara-GO, já está em Fortaleza e treinou com os companheiros. A idéia de PC Gusmão é que Geraldo estreie contra o Ferroviário no domingo no Castelão. Para conseguir trazer Geraldo de volta, o Ceará prometeu uma recompensa aos goianos. O lateral direito Boiadeiro e o atacante Misael podem parar no Itumbiara.

Outro que chegou ao Vozão foi o meia Erick Flores, ex-Flamengo. Erick surgiu nas divisões de base do rubro-negro e impressionou pela habilidade e rapidez. Muitos na Gávea chegaram a compará-lo com o ex-jogador Adílio, craque do time na década de 80. Erick tem 20 anos e chegou a ser cogitado no Internacional no início da temporada.

Parece que o Ceará resolveu acordar. Após realizar campanha muito fraca no turno do Cearense, o Vozão já começa a montar a equipe para a disputa do Brasileirão. No returno, o Ceará ocupa apenas a sétima posição.

Erick Flores e Geraldo devem chegar para o time titular. É uma boa dupla para fazer a armação da equipe. Seria a mistura da classe de Geraldo que cadenciaria mais a partida com a juventude e velocidade de raciocínio de Erick Flores.

Gostei dos reforços do Vozão. Meu amigo Guido Gomes pode ficar tranquilo que estes são bons nomes para vestir a camisa alvinegra.

SANTO REGULAMENTO


O Botafogo venceu o São Raimundo por 4 a 3 no Engenhão e se classificou para a próxima fase da Copa do Brasil e vai enfrentar o Santa Cruz. Os alvinegros foram beneficiados pela anulação da primeira partida em Santarém, onde o São Raimundo escalou três atletas irregulares e venceu por 1 a 0. Se o jogo do Pará tivesse valido, com a vitória apertada de hoje, o time de Joel Santana estaria prematuramente eliminado da competição.

A torcida que compareceu ao Engenhão saiu irritada com o estilo de jogo do Botafogo. De bom apenas as estréias de Danny Morais e Sandro Silva que marcaram na primeira vez com a camisa do clube.

Com três minutos de jogo, quase que o Bota abre o placar com Marcelo Cordeiro após jogada do uruguaio Abreu. El Loco também teve a sua chance, mas não aproveitou bom passe de Lúcio Flávio e chutou para fora. Pelo alto, Abreu também mandou uma bola fora do gol. Só dava Botafogo.

O primeiro gol do jogo foi marcado por um dos estreantes da noite. Danny Morais que veio do Internacional, subiu livre para fazer de cabeça e abrir o marcador. Antes do fim da primeira etapa, o Fogão poderia ter ampliado, mas Antônio Carlos perdeu uma boa chance.

No segundo tempo, os paraenses voltaram mais dispostos a dificultar a vida dos cariocas. Mas a primeira boa oportunidade foi do Botafogo. Marcelo Cordeiro cobrou falta na trave do goleiro Labilá. O São Raimundo assustava nas bolas alçadas na área e em uma delas veio o empate com Branco. Só que um minuto depois, o outro estreante, Sandro Silva recebeu um presente de Flamel e tocou na saída de Labilá para desempatar o jogo. O terceiro veio em seguida. Edno, que entrou no lugar do apagado Herrera, fez jogada pela esquerda e a zaga paraense contribuiu mais uma vez e Loco Abreu marcou de cabeça, a sua especialidade.

Parecia que uma goleada se consolidaria no Engenhão, mas o Botafogo parou de atacar e a zaga continuava dando espaços lá atrás e Michel fez o segundo aproveitando que a zaga do Botafogo tinha parado pedindo por impedimento que não existia. O Botafogo ainda perdeu o volante Somália expulso, mas Caio que estava em campo, entrou bem novamente e fez boa jogada pela direita e apenas rolou para Abreu marcar o quarto. O São Raimundo ainda marcou mais um com Ítalo. Este gol pareceu um replay do primeiro dos paraenses.

A zaga do Botafogo falhou demais, talvez tenha sido pelo desentrosamento, já que esta foi a primeira partida de Antônio Carlos ao lado de Danny Morais. No último lance, ainda houve uma penalidade clara em cima de Caio, mas o árbitro catarinense Paulo Godoy Bezerra não marcou nada e o jogo terminou com uma vitória apertada e a equipe deixou o gramado sob vaias.

Mais uma vez o Botafogo mostrou que tem um time limitado. Na próxima fase, a parada será mais dura. Não é fácil jogar contra o Santa Cruz no mundão do Arruda. O jogo será na próxima quarta-feira. As estréias de Danny Morais e Sandro Silva foram boas pelos gols, mas a zaga mostrou que precisa de correções. Mas eu acho que Danny Morais têm condições de chegar e assumir a vaga de titular no alvinegro. Sandro Silva é mais jogador que Eduardo, mas acho que para essa posição, o mais indicado seria a presença de Edno entre os titulares. E não custa lembrar que se o jogo de Santarém não tivesse sido cancelado, quem estaria na segunda fase era o São Raimundo, atual campeão brasileiro da Série D.