Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

MAIS DUAS NOVIDADES NO BOTAFOGO

As caras novas não param de pintar no Botafogo. Depois do anúncio de Anderson Aquino, o clube fechou com o também atacante Henrique e o lateral-esquerdo Julio Cesar. Os três já se apresentaram ao novo clube.

Henrique, 21 anos, estava no Sport e chega credenciado como artilheiro e craque do último Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira em 2011. O atacante deve disputar posição com Anderson Aquino para ver quem será o companheiro de Bruno Mendes no ataque titular. Henrique assinou por quatro temporadas. 

Já Julio Cesar, 30 anos, estava no Grêmio e volta ao futebol carioca, onde atuou no Bangu, Flamengo e Fluminense. Com poucas chances no time gaúcho, foi liberado. O Botafogo não gastou nada para fechar com o jogador que deve assinar contrato por dois anos. O ex-gremista chega para disputar posição com Márcio Azevedo que teve uma boa temporada no ano passado e desperta cobiça de alguns clubes brasileiros.

Julio Cesar já trabalhou com o técnico Oswaldo de Oliveira no Flamengo em 2003. O lateral chegou a ser eleito o melhor da posição no Campeonato Brasileiro de 2009 quando defendia o Goiás. Em 2012, era titular no Grêmio, mas após passar por uma cirurgia no joelho esquerdo, não conseguiu recuperar a posição.

Acho que o Botafogo está fazendo contratações pontuais. A diretoria está agindo de maneira correta. O time não é fraco e precisava apenas fortalecer o elenco. Em minha opinião, no Rio de Janeiro, está atrás apenas do Fluminense e, tecnicamente, leva muita vantagem sobre Flamengo e Vasco neste início de ano.

CORINTHIANS ANUNCIA ALEXANDRE PATO

Os detalhes que faltavam não faltam mais e Alexandre Pato foi anunciado oficialmente como novo reforço do Corinthians. O jogador de 23 anos chega para assumir o papel de ídolo do atual campeão mundial. O acerto já estava alinhavado desde o último dia 30, mas restava definir sobre a porcentagem dos direitos federativos.

O Corinthians vai pagar cerca de 40 milhões de reais ao Milan pela totalidade do passe do jogador. Pato terá direito a 40% do passe em uma futura venda. O contrato é válido até 2016. No Parque São Jorge, o atacante usará a camisa 7.

Voltando ao Brasil, Alexandre Pato fica mais próximo do técnico Luiz Felipe Scolari. O grande sonho é disputar a próxima Copa do Mundo que será realizada no país. A concorrência não é pequena, mas cá para nós, ainda não temos um centroavante que tenha chegado e tomado conta da posição. Fred, Leandro Damião, Luis Fabiano e Jonas são os maiores concorrentes.

Pato começou a carreira no Internacional e logo no primeiro ano como profissional, foi campeão mundial (2006). No ano seguinte foi para o Milan e venceu o Italiano em 2011. Pela Seleção Brasileira, fez parte do grupo campeão da Copa das Confederações em 2009.

O que pode deixar os corintianos com a pulga atrás da orelha é o recente histórico de lesões do jovem jogador. Só na última temporada foram 16 contusões. O atacante participou de pouco menos de 1/3 das partidas do Milan. Tanto que antes de fechar o negócio, os médicos do Corinthians chegaram a entrar em contato com os da Seleção Brasileira para saber se valeria apostar tanta grana assim.

Agora, a dor de cabeça fica para Tite que terá de dar um jeito para escalar o ataque do Timão. Pato chega para ser titular e a estrela maior. Mas quem sai da equipe? Emerson foi o herói da Libertadores e Paolo Guerrero decisivo no Mundial de Clubes. Não acredito que o treinador escale três atacantes. Acho que vai acabar sobrando para o peruano.

Mais uma vez o Corinthians traz de volta uma estrela do futebol brasileiro. Foi assim com Adriano, Roberto Carlos e Ronaldo. Está certo que retorno mesmo quem deu foi só o Fenômeno, mas a política da diretoria traz a torcida para junto do time e faz o marketing trabalhar muito. Ponto para o Timão.

O XERIFÃO DO GRÊMIO

Nove anos depois, o zagueiro Cris está de volta ao futebol brasileiro. O destino do defensor que se destacou por oito temporadas no Lyon será o Grêmio.

No clube gaúcho, Cris voltará a trabalhar com o técnico Vanderlei Luxemburgo a quem chamou de pai na apresentação oficial. Juntos ganharam a Tríplice Coroa (Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) no Cruzeiro em 2003. Foi Luxa quem lançou o jogador no Corinthians no final da década de 90.

Aos 35 anos, Cris chega para assumir o papel de xerife da zaga tricolor. Posto que pertencia a Gilberto Silva que acertou a volta ao Atlético-MG. Além do Grêmio, o Cruzeiro também tentou repatriar o zagueiro que estava no Galatasaray-TUR, mas não vivia boa fase. Na atual temporada, ficou mais vezes na reserva do que começou jogando e atuou em apenas 10 partidas pela equipe turca.

Apesar de ter feito sucesso fora do país e ter até disputado a Copa do Mundo de 2006, não sou muito fã do futebol de Cris. Sempre o achei um jogador com poucos recursos e, em certos momentos, até violento. Mas o fato de já ter trabalhado e conquistado títulos com Luxemburgo pode ser um ponto a favor.