Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

QUE VENHAM ÀS OITAVAS!

O Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 em Moscou e garantiu o primeiro lugar do Grupo E. Na próxima fase, o adversário será o México. Paulinho e Thiago Silva marcaram os gols da vitória. Um em cada tempo.

A Suíça ficou no 2 a 2 com a Costa Rica e também avança à próxima fase. Vai jogar com a Suécia.

O Brasil começou bem, indo para cima, criando chances. Mas com menos de 10 minutos teve uma baixa. Marcelo sentiu dores na coluna e não conseguiu seguir em campo. Foi substituído por Filipe Luís que entrou muito bem.

O time não se abateu em perder uma das principais lideranças e abriu o marcador aos 36 minutos. Philippe Coutinho, mais uma vez um dos destaques do time, descolou lançamento magistral e Paulinho tocou na saída do goleiro Stojkovic.

No segundo tempo, a Sérvia se lançou ao ataque, deu alguns sustos. Principalmente nas jogadas aéreas. Alisson saía bem do gol. Em apenas um lance deu mole, mas Thiago Silva. Por falar no zagueiro, foi dele o segundo gol ao escorar, de cabeça, escanteio cobrado por Neymar.

O Brasil teve chances de fazer o terceiro, mas o placar já era mais do que suficiente. Vitória consistente para dar moral ao grupo. Foi a melhor atuação do time no Mundial. Quem destoou foi o atacante Gabriel Jesus. Willian também esteve tímido.

Na próxima segunda-feira, é mata-mata. Contra o México. Algoz na Copa das Confederações de 1999 e Jogos Olímpicos de 2012. Mas se tratando de Copas do Mundo, " Los Ticos" nunca venceram e sequer marcaram gols no Brasil. Outra coincidência a favor é que nas últimas seis Copas, os mexicanos chegaram às oitavas e nelas ficaram. Bom sinal.

A MALDIÇÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES: ALEMANHA ESTÁ FORA

Atual campeã, a Alemanha está fora da Copa do Mundo ainda na primeira fase. O Grupo F foi o único que chegou à última rodada com as quatro seleções brigando por vaga nas oitavas de final. Não faltou emoção nas partidas.

Suécia e México jogaram em Ecaterimburgo e a Alemanha encarou a Coreia do Sul em Kazan e foi derrotada por 2 a 0. Os asiáticos vinham de duas derrotas, mas ainda sonhavam com a classificação. Mas como perdem gols. Para piorar, a Coreia marcou aos 46 minutos. O gol foi confirmado com a ajuda do VAR. O árbitro tinha dado impedimento, mas a arbitragem de vídeo viu que a bola veio de Toni Kroos. Gol legal!

Desesperada, a Alemanha foi em busca do empate. Neuer foi para a área tentar o gol, mas aí os coreanos aproveitaram que não tinha ninguém lá atrás e aumentaram com Son (craque do time) aos 48 minutos.

Já na outra partida, a Suécia precisava vencer para não depender de outro resultado e foi para cima do México no segundo tempo e garantiu a classificação. Augustinsson abriu o marcador aos cinco da etapa final. Pouco depois, o zagueiro e capitão do time, Granqvist ampliou em cobrança de pênalti. O terceiro saiu após cobrança de lateral na área e Álvarez fez contra. Quem poderia esperar que os mexicanos levariam tal surra?

Vale lembrar que a Suécia, mesmo sem Ibrahimovic, ficou na frente da Holanda nas Eliminatórias Européias e ainda eliminou a Itália na repescagem para a Copa. Trata-se de uma derrubadora de gigantes? A Suécia acabou passando em primeiro lugar do grupo com o México em segundo. Ambas com seis pontos.

Mais uma vez a maldição do título da Copa das Confederações atacou. Quem ganha a competição, um ano antes da Copa, não se dá bem no Mundial. Dito e feito com os comandados de Joachim Löw que ficaram com apenas três pontos e ficaram em último lugar na chave.

MARCOS PAQUETÁ É O NOVO TÉCNICO DO BOTAFOGO

O Botafogo tem novo técnico. Marcos Paquetá conseguiu liberação do futebol indiano e foi anunciado para o lugar de Alberto Valentim que aceitou proposta do Mundo Árabe.

Marcos Paquetá não é muito conhecido por trabalhos em clubes no Brasil. A carreira foi consolidada fora do país. Começou no América em 1987. Trabalhou por muitos anos na CBF dirigindo as categorias de base. Foi campeão mundial sub-17 e sub-20 em 2003. Entre clubes, passou pelo Flamengo em 1995 e Avaí em 2004.  

Paquetá tem experiência ainda em Copa do Mundo. Foi o treinador da Arábia Saudita no Mundial de 2006 na Alemanha. Em 2012, comandou a Líbia na Copa Africana das Nações. Ainda dirigiu o Al-Hilal, time mais popular da Arábia Saudita e Al- Gharafa, do Qatar, onde foi bicampeão nacional.

Marcos Paquetá se enquadra no orçamento do Botafogo. O treinador estava trabalhando no Pune City, da Índia e desejava retornar ao futebol brasileiro, de onde saiu há 13 anos. Com certeza não é o nome que o torcedor esperava, mas trata-se de um estudioso. Vale dar crédito. Antes de reclamar.