Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O NOVO ARTILHEIRO DA COPA DO BRASIL


O Goiás vinha de duas derrotas seguidas no Goianão, mas para espantar a crise, nada melhor que uma boa vitória e foi o que aconteceu, ontem à noite na Serrinha pela Copa do Brasil.

O Esmeraldino recebeu o modesto São José-AP e venceu por 7 a 0, com destaque para o atacante Rafael Moura (foto) que marcou quatro vezes e é o novo artilheiro da competição com seis gols, um a mais que Obina do Atlético-MG que joga nesta noite. Na próxima fase, o adversário do Goiás será o Vitória.

O atacante Rafael Moura fez os quatro primeiros gols, sendo um deles de letra. Romerito, duas vezes e Rithelly (bom jogador) completaram o massacre.

Rafael Moura se destacou no Paysandu e foi para o Corinthians, onde não rendeu, mas ganhou o apelido de He-Man. No Fluminense, o He- Man amargava o banco de reservas e foi parar no Atlético-PR, onde foi o artilheiro do Estadual do ano passado, mas saiu de lá por desentendimentos com a diretoria e acertou com o Goiás no início desta temporada.

Rafael Moura é reserva da dupla Fernandão-Felipe, mas depois dos quatro gols de ontem, é capaz do técnico Jorginho dar um jeito de escalar o atleta entre os titulares, se bem que meter quatro gols no São José-AP não é parâmetro.

É legal ver Rafael Moura recuperando seu bom futebol, depois de passagens fracassadas por Corinthians e Fluminense, porém o estilo de jogo dele não me enche os olhos, mas merece registro aqui no Futebol em Foco pela bela partida que realizou ontem em Goiânia.

VASCO VENCE E AVANÇA NA COPA DO BRASIL


O Vasco não jogou tão bem como no último domingo, mas venceu o ASA-AL por 3 a 1 e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. O próximo adversário será o Corinthians – PR que eliminou o Ceará em Fortaleza. Esta foi a segunda vitória do meu amigo Gaúcho no comando técnico do Vasco (mesmo que seja interino).

O Vasco não pôde contar com Carlos Alberto que foi poupado devido ao esforço que fez contra o Fluminense. Em seu lugar, Dodô voltou ao time titular. Philippe Coutinho jogou no meio.

O Vasco começou bem a partida. Apenas Márcio Careca e Souza estavam mal no jogo e a defesa que insiste em fazer linha de impedimento. O ASA tem um time rápido e que conta com jogadores interessantes, casos de Fábio Lopes e Junior Viçosa.

O maior destaque dos donos da casa era o jovem Philippe Coutinho que fazia jogadas abusadas, típicas de quem joga muita bola.

Na primeira chance do Vasco, Élton furou a bola bisonhamente, mas o centroavante se redimiu aos 18 minutos, quando recebeu passe de Rafael Carioca e mandou uma bomba de esquerda no ângulo de Paulo César. A vantagem durou apenas dois minutos, porque a defesa gosta de fazer a linha burra e Junior Viçosa surgiu livre na frente de Fernando Prass e empatou a partida. O gol do ASA foi idêntico a dois gols do Americano na semana passada. Gaúcho precisa corrigir a formação defensiva e tirar da cabeça dos zagueiros a idéia de linha de impedimento, até porque os defensores vascaínos são muito lentos.

O ASA quase vira o jogo, mas Fábio Lopes perdeu incrível chance na frente do goleiro vascaíno. No fim do primeiro tempo, Élton acertou mais um bom chute de canhota, mas Paulo César fez boa defesa e o primeiro tempo terminou com o mesmo resultado de Maceió.

O time do Vasco começou a segunda etapa sem demonstrar vontade. Parceia que os jogadores não davam tanta importância a partida. Foi quando Gaúcho resolveu mexer no time. Ramon que faria sua reestréia com a camisa do Vasco e Magno já estavam na linha lateral para entrar, quando Elder Granja acertou um cruzamento (coisa rara) e Élton errou a cabeçada, mas a bola sobrou na frente para ele que empurrou para o gol para desempatar o jogo.

Depois das entradas de Magno e Ramon, o Vasco cresceu e o terceiro gol saiu em seguida. Ramon tocou para Magno que chutou rasteiro. Jogada da dupla que tinha acabado de entrar e assim como no jogo contra o Flu, Gaúcho deu sorte nas alterações.

Depois de fazer o terceiro, o Vasco não sofreu sustos. O time do ASA parece ter cansado da correria imposta no primeiro tempo.

O jogo continuou e Philippe Coutinho fazia jogadas maravilhosas, por pouco, o menino de 17 anos não marcou um lindo gol, mas o chute foi para fora. O único defeito de Coutinho é na hora de finalizar, mas ele é craque, sabe tudo.

Restou ao Vasco esperar pelo fim do jogo. Agora, o time volta as atenções para a Taça Rio, e depende de apenas uma vitória sobre o Duque de Caxias para se classificar para as semifinais, onde pegará o atual tricampeão carioca, o Flamengo.