Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de junho de 2010

ESSA SIM É A ESPANHA

Depois de vencer dois amistosos (Arábia Saudita e Coréia do Sul), mas não convencer, a Espanha deu um verdadeiro show contra a Polônia na despedida da Seleção rumo à África do Sul. O resultado foi 6 a 0 fora o baile. A Espanha mostra a sua força e volto a dizer que, se não amarelar, é a melhor Seleção do mundo.

A última derrota dos espanhóis foi na semifinal da Copa das Confederações para os Estados Unidos há um ano. De lá para cá, foram 12 jogos com 12 vitórias.

O time de Vicente Del Bosque entrou praticamente com a equipe titular. Apenas Sergio Ramos, poupado e o atacante Fernando Torres, que voltava de contusão, ficaram no banco. A nota triste foi a saída do meia Andrés Iniesta, ainda no primeiro tempo, se queixando de dores.

O primeiro gol dos donos da casa foi de David Villa que fez de carrinho após boa jogada de Iniesta pela esquerda. Três minutos depois, Iniesta, mais uma vez apareceu bem com um toque genial e tocou para Xavi que rolou para David Silva chutar, já sem goleiro, para marcar o segundo da Fúria.

A Espanha envolvia o adversário com toque de primeira. Não é a toa que considero que os espanhóis possuem o melhor meio de campo do mundo (Busquets, Iniesta, Xavi Hernandéz e Silva e ainda contam com Fabregas entre os suplentes).

A Polônia só chegou ao ataque uma vez e Casillas, que vem sendo criticado pela torcida, defendeu bem o chute de Peszko. No fim do primeiro tempo, Iniesta sentiu dores musculares e saiu para a entrada de Pedro, que também é muito bom jogador e já foi elogiado várias vezes aqui no Futebol em Foco.

Na etapa complementar, a Espanha melhorou e aos seis minutos, Xabi Alonso fez o terceiro após jogada ensaiada. O meia chutou de fora da área, a bola desviou e entrou no gol de Kuszczak.

Vicente Del Bosque colocou o craque Fabregas em campo no lugar de Xavi e quatro minutos depois, Fabregas pegou de primeira e fez o quarto. Não é a toa que Fabregas é o maior sonho de consumo do Barcelona para a próxima temporada.

Ainda faltava entrar Fernando Torres e o matador entrou aos 20 minutos e provou estar recuperado e pronto para a estréia no dia 16 contra a Suíça. Fernando Torres não passou pouco tempo despercebido e logo fez o quinto aos 31 após cruzamento de Pedro. O último gol saiu novamente dos pés da dupla. El Niño dividiu com Kuszczak e a bola sobrou para o menino prodígio Pedro que deu um lindo toque por cobertura e a bola morreu nas redes dos poloneses.

No final do amistoso, quase que Sergio Ramos marca o sétimo, mas já estava de bom tamanho e os torcedores que compareceram ao Estádio Nueva Condomina, em Murcia, saíram mais do que satisfeitos e sim muito confiantes com o título inédito. Os jogadores aplaudiram a torcida e foram retribuídos de pé pelos torcedores.

Confesso que este time da Espanha me encanta. A minha torcida na Copa, não é pelos espanhóis, mas essa equipe joga um futebol alegre, bonito, envolvente. Vamos ver na Copa como diz o meu amigo Guilherme Ayupp.

CUCA ASSUME O CRUZEIRO


O Cruzeiro anunciou que Cuca será o substituto de Adilson Batista no comando técnico da equipe. O acerto foi feito há poucos instantes e o treinador que se assinará contrato até dezembro de 2011 será apresentado nesta quarta-feira segundo o site oficial do clube.

Cuca já vai comandar o time na excursão aos Estados Unidos. Cuca não era o nome preferido da diretoria que entrou em contato com Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira, mas como tinha pressa para ter um novo treinador, o acerto com o paranaense foi mais fácil.

O último clube de Cuca foi o Fluminense de onde saiu em abril. No time carioca, Cuca fez o milagre da permanência na Série A do Brasileirão. Muitos já davam o Flu como rebaixado no ano passado, mas o trabalho feito pelo treinador surpreendeu a todos.

Esta não será a primeira vez que o técnico vai trabalhar em Belo Horizonte. Cuca iniciou a carreira de técnico em 1998 no Uberlândia, no triângulo mineiro.
O treinador ficou marcado pela sequência de vice-campeonatos no Botafogo, mas em 2009, era o técnico no título estadual do Flamengo (sobre o mesmo Botafogo).

Não acho que Cuca seja um mau treinador, mas Adilson Batista é melhor. No dia em que o Cruzeiro demitiu Adilson, eu falei que a troca seria para pior, já que não havia profissionais no mercado melhores que o “Capitão América”. Mas Cuca terá um bom plantel nas mãos e o Cruzeiro (que vai se reforçar após a perda de Kleber) vai brigar na parte de cima da tabela. Os mineiros podem até lutar pelo título. Acho que chegar ao G4 é obrigação pelo elenco que o Cruzeiro possui.

SAIBA UM POUCO SOBRE A COREIA DO NORTE


A exatamente uma semana da estreia Copa do Mundo. O Futebol em Foco vai apresentar um pouco da desconhecida Coreia do Norte, primeira adversária do Brasil na próxima terça-feira no Estádio Ellis Park em Johanesburgo às 15h30 (horário de Brasília).

A Coreia do Norte não disputava uma Copa desde 1966, quando surpreendeu o mundo ao eliminar os italianos do Mundial da Inglaterra. Mas para esta edição, a chance de sucesso é bem menor. Primeiro porque caíram em um grupo muito complicado e segundo porque o futebol não evoluiu no país.

Nas eliminatórias asiáticas, os nossos adversários ficaram em segundo lugar atrás da Coreia do Sul, mas desbancaram equipes como Emirados Árabes e Arábia Saudita.

O principal destaque dos norte-coreanos é o atacante Jong Tae - Se (foto), nascido no Japão, mas naturalizado coreano. O jogador tem fama de bad boy e sabe jogar bola. Jong, 26 anos, foi o destaque no amistoso de algumas semanas atrás contra a Grécia quando marcou dois bonitos gols no empate em 2 a 2.

O atleta tem um apelido curioso. Ele é conhecido como o “Rooney Asiático” devido a sua habilidade e técnica e Jong não deixa por menos e diz que pretende marcar três gols por jogo na primeira fase e que a Coreia do Norte não irá à África do Sul a passeio.

Apesar de contar com um bom jogador, o time coreano apresenta falhas primárias na defesa e acho que neste aspecto é que o Brasil encontrará facilidades. Os asiáticos têm como principal virtude a velocidade, mas nós temos a técnica e apesar de ser uma estreia em Copa do Mundo, tenho certeza que a Coreia estará muito mais nervosa que o Brasil. Já imaginou estrear em uma Copa do Mundo contra o maior vencedor dos Mundiais? Não deve ser fácil.

Quanto à promessa de Jong de marcar três gols por partida, é puro delírio. Dificilmente ele terminará o Mundial com três gols no total, quanto mais três por partida, mas a defesa brasileira pode ter uma atenção com Jong que na “terra de cegos” da Coreia do Norte, é o único que sabe “enxergar” um pouco.